Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUERRA DO STREAMING

Big Brother Brasil virou grande pedra no sapato da Netflix; entenda

Suzanna Tierie/Netflix

João Pedro Zappa e Hanna Romanazzi caracterizados como deuses gregos em cena da série Reality Z

João Pedro Zappa e Hanna Romanazzi em Reality Z, paródia zumbi do Big Brother na Netflix

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2021 - 6h45

A Netflix não esconde de ninguém seus planos de se tornar um serviço com alcance global e que movimenta as discussões da cultura pop. Mas a plataforma se deparou com uma pedra no sapato inesperada: o Big Brother Brasil. Em meio a fenômenos como La Casa de Papel, Cobra Kai e Emily em Paris, o reality da Globo cravou seu espaço no top 10 mundial de programas mais buscados no Google.

Segundo o balanço divulgado pela ferramenta de pesquisas e repercutido pela gigante do streaming em sua reunião trimestral com acionistas, nove das dez atrações televisivas mais procuradas em 2020 são produções originais Netflix.

O único intruso na relação é o BBB, que bateu recordes com sua 20ª edição ao reunir, pela primeira vez, famosos e anônimos na mesma casa.

Neste ano, apesar de a mistura não ser mais novidade para o público, o reality também criou uma reviravolta na guerra do streaming: os brasileiros estão correndo para assinar o Globoplay. Na primeira terça-feira do programa (26), a plataforma do Grupo Globo bateu recorde de assinaturas; no dia seguinte (27), o serviço teve seu melhor desempenho em horas de conteúdo consumidas.

Mas a Netflix não tem (muito) do que reclamar. Afinal, emplacar nove entre os dez programas mais buscados no Google é um feito e tanto. No universo dos filmes, por outro lado, a empresa ainda precisa comer muito arroz com feijão antes de tornar verdadeira a sua autoafirmação como "a nova casa do cinema": apenas dois dos dez longas mais procurados são da plataforma.

Mas quais séries e realities do streaming que despertaram a curiosidade do público no mundo todo? O topo da lista ficou com A Máfia dos Tigres, o único programa a bater o BBB20 no Google. Depois, vêm La Casa de Papel, Cobra Kai e The Umbrella Academy, que fecha o top 5.

Indicada ao Globo de Ouro, Emily em Paris ocupa a sexta posição, seguida por Ozark, O Gambito da Rainha (2020), Outer Banks e Locke & Key.

"Além de títulos com muito público, desejamos ter sucessos que façam parte do zeitgeist cultural", definiu a plataforma em uma carta aos seus acionistas.

Ou seja, para a Netflix, não basta um programa ser visto, é preciso pautar a sociedade --com uma busca maior por tabuleiros de xadrez por causa de O Gambito da Rainha, por exemplo. Mas, o streaming precisa reconhecer, nenhuma atração consegue movimentar as conversas atuais do que o BBB.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.