Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE VOLTA AO BRASIL

Após comprar fábrica da Sony, Mondial lança primeiras TVs com a marca Aiwa

DIVULGAÇÃO

TV 4K Aiwa de 55" com tela do sistema Android TV

Com 55", o primeiro televisor 4K da Aiwa roda o sistema Android TV e aceita comandos de voz

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 12/7/2022 - 17h25

Dois anos após a compra da fábrica de TVs da Sony em Manaus, o Grupo MK, do qual faz parte a marca Mondial, acaba com o mistério e mostra os televisores da Aiwa aos visitantes da Eletrolar Show, feira que acontece até quinta (14) em São Paulo. Com 32, 43 e 55 polegadas, os primeiros modelos começam a ser vendidos entre julho e agosto, com preços que vão de R$ 1,8 mil a R$ 4 mil.

Os valores anunciados acompanham o custo de modelos semelhantes da linha 2022 de marcas como Samsung e LG, que são campeãs de vendas no Brasil. "A marca Aiwa quer se posicionar no topo do segmento premium, entre a Sony, que deixou o mercado brasileiro de TVs, e a Samsung", explica Giovanni Cardoso, fundador do Grupo MK.

Segundo ele, as escolhas envolvidas em todo o processo de fabricação das novas TVs justificam o posicionamento. "Mantivemos o padrão da Sony na compra das telas LCD, por exemplo, e de todos os outros 'ingredientes' que compõem uma televisão", afirma. "Não fazia sentido ter uma fábrica com a capacidade e a tecnologia da Sony para produzir produtos standard."

Com sistema operacional baseado em Linux, tecnologia HDR10 e processador Quad Core, as smart TVs Aiwa de 32" e 43" oferecem resolução HD e Full-HD, respectivamente. Os dois televisores já vêm com Netflix, Prime Video e YouTube instalados e com teclas próprias no controle remoto. Outros aplicativos podem ser baixados na App Store, mais limitada em relação à Play Store, acessada pelas Android e Google TVs.

EDUARDO BONJOCH/NOTÍCIAS DA TV

TV da marca Aiwa

Aiwa quer brigar com marcas coreanas 

"Fabricamos 40 mil unidades deste tipo, sendo que todas as próximas TVs rodarão o sistema do Google", comenta Cardoso. Programada para chegar às lojas em agosto, a TV 4K de 55" oferece a plataforma Android TV, completa em apps; controle remoto com comando de voz via Google Assistente e suporte às tecnologias Dolby Vision e Atmos, que melhoram a imagem e o realismo sonoro.

Até o final de 2022, a linha terá nove modelos. Com 65" e 75" e previsão de lançamento entre novembro e dezembro, as telas maiores rodarão o sistema Google TV, que traz novos recursos de busca e apresentação de conteúdos em relação aos modelos com Android TV. São telas que também vão permitir comando de voz a distância, como nos modelos mais sofisticados da TCL.

O que tem de Sony nas TVs Aiwa?

Em 2020, o Grupo MK, da qual faz parte a Mondial, um dos maiores fabricantes brasileiros de eletrodomésticos, comprou a fábrica de eletrônicos da Sony em Manaus. Em seguida, licenciou a marca Aiwa, que também pertenceu ao mesmo grupo japonês até 2008 e ficou conhecida no Brasil com a linha de aparelhos de som nos anos de 1990.

Segundo Cardoso, do Grupo MK, a aquisição da fábrica da Sony se deu de forma estrutural. "Mantivemos os equipamentos industriais, robôs, sistema de gestão de qualidade, fornecedores e as equipes gerencial e técnica da Sony no processo de fabricação das TVs Aiwa", explica ele.

Com capacidade de produzir 1,8 milhão de televisores por ano, o grupo pretende fabricar de 300 a 500 mil unidades nos primeiros 12 meses de atividade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.