Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Drible na crise

Sem ressaca pós-Game of Thrones, HBO emplaca quatro dramas de sucesso

Imagens: Divulgação/HBO

Zendaya em Euphoria e Meryl Streep em Big Little Lies; duas séries da HBO que vão bem de audiência - Imagens: Divulgação/HBO

Zendaya em Euphoria e Meryl Streep em Big Little Lies; duas séries da HBO que vão bem de audiência

JOÃO DA PAZ

Publicado em 11/7/2019 - 5h49

Em 19 de maio, a HBO deu adeus a Game of Thrones (2011-2019), a série mais épica de todos os tempos. Depois desse baque, uma ressaca? Nada disso. O canal emplacou quatro hits, de Chernobyl (minissérie) a séries novatas (Gentleman Jack e Euphoria), passando por Big Littles Lies, que na segunda temporada cresce em audiência episódio após episódio.

Sim, a HBO norte-americana não atinge mais os de 10 milhões de telespectadores, em média, que assistiram aos últimos episódios de Game of Thrones. Porém, na volta aos padrões considerados normais, o canal conseguiu um feito: ganhar público em todas as suas atrações mais recentes, principalmente na dupla exibida nas tradicionais noites de domingo.

Vencedora do Emmy 2017 de minissérie, Big Little Lies virou um fenômeno. Mesmo sem fonte de inspiração, pois as páginas do livro na qual a atração se baseia já se esgotaram, os produtores do drama bolaram uma boa trama e inventaram uma personagem para Meryl Streep. Deu certo! A série só melhora.

No domingo (7), o antepenúltimo episódio da temporada foi visto por 1,77 milhão de pessoas nos Estados Unidos, segunda melhor marca de toda a série, só perdendo para o fim da primeira temporada. Desde a estreia do novo ano, a audiência aumenta a cada episódio. Se somadas as pessoas que viram o quinto capítulo em outras plataformas da HBO, a audiência chega a 2,8 milhões.

Já Euphoria é um sucesso no chamado delayed viewing (quem assiste aos episódios após a exibição na TV), dobrando os números de audiência. O capítulo exibido no dia 7 atingiu pela primeira vez a marca de 600 mil telespectadores, um aumento de 24% em comparação com o episódio anterior. Os números não são fracos, se levado em conta que a série vai ao ar nos EUA às 22h de um domingo, um horário ruim.

Tanto Big Little Lies quanto Euphoria estão em evidência nas redes sociais e na mídia. A primeira pela trama insana e pelo show de Meryl Streep, em papel de vilã. A segunda por sua audácia de mostrar um festival de pênis, sem cerimônias, e retratar o ponto de vista de adolescentes com uma vida repleta de drogas e decepções.

Suranne Jones em Gentleman Jack e Jessie Buckley em Chernobyl; sucessos surpreendentes


Surpresas

Nos EUA, a HBO escolheu as noites de segunda como uma nova faixa para séries top de linha, um espaço necessário para as novas atrações que vêm por aí --as noites de sexta são outra opção. Chernobyl e Gentleman Jack formaram uma dobradinha que deu o que falar. No Brasil, elas foram exibidas às sextas.

Grande surpresa do ano, Chernobyl arrebentou com a encenação visceral do infame desastre nuclear ocorrido na antiga União Soviética. Uma das favoritas ao Emmy de melhor minissérie, ela estreou com uma audiência de 700 mil pessoas e chegou ao fim com 1 milhão de telespectadores. O drama provou o quão eficiente é a divulgação boca a boca ou pelas redes sociais.

Por sua vez, Gentleman Jack caiu nas graças dos especialistas por contar com puro esmero a vida de Anne Lister (1791-1840), tida como a primeira lésbica moderna. A atuação de Suranne Jones conquistou o público e mídia. Na pele de Anne, ela protagonizou um belo romance lésbico. A série foi renovada para o segundo ano.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.