Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Com Suranne Jones

Drama lésbico da HBO, Gentleman Jack é renovado para a segunda temporada

Divulgação/HBO

As atrizes Suranne Jones e Sophie Rundle em cena da primeira temporada de Gentleman Jack - Divulgação/HBO

As atrizes Suranne Jones e Sophie Rundle em cena da primeira temporada de Gentleman Jack

REDAÇÃO

Publicado em 23/5/2019 - 16h41

O drama lésbico Gentleman Jack, coprodução da HBO com a BBC, foi renovado para a segunda temporada. Sucesso na Inglaterra, a trama de época conta a história de Anne Lister (1791-1840), personagem histórica considerada a primeira lésbica moderna. No Brasil, a HBO exibe episódios inéditos da atração nas noites de sexta, às 22h.

A segunda temporada de Gentleman Jack terá oito episódios, assim como o ano de estreia. Ambientada na Inglaterra de 1832, a série tem como protagonista a estupenda Suranne Jones (Doctor Foster), que dá vida a Anne, uma figura notória do período da Primeira Revolução Industrial. Suranne é nome cotado para receber uma merecida indicação ao Emmy deste ano.

Gentleman Jack acompanha os passos de Anne, que é malvista por ser lésbica, rejeitar roupas suntuosas de donzelas, ter postura e atitudes masculinizadas e, acima de tudo, fazer trabalhos considerados de homens.

Por um tempo, Anne Lister se comportava como uma mocinha recatada, com vestidos cheios de pompa e jeitinho gracioso. Mas ela percebeu que, mesmo com esse visual, as pessoas ainda perguntavam se ela era homem.

Depois de cair essa ficha, Anne Lister não se escondeu mais. Passou a se vestir de preto e usar cartola e bengala. Daí veio o apelido "gentleman jack", um termo chulo de antigamente, comparado ao "sapatão" da língua portuguesa.

Diários escandalosos

A série de HBO é baseada em diários secretos escritos pela própria Anne Lister, desde quando tinha 15 anos até sua morte, com 49. São relatos com mais de 4 milhões de palavras que exemplificam como era ser uma mulher na Inglaterra dos anos 1800. Cerca de 16% dos registros eram em códigos, que só vieram a público, decifrados, em 1980.

Essa porção secreta narrava justamente as descrições da vida sexual de Anne Lister. Ela foi minuciosamente cuidadosa em escrever cada sentimento que tinha por mulheres e escreveu suas experiências sexuais em detalhes, com muito erotismo. 

TUDO SOBRE

HBO

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.