Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VEM AÍ

O que Homem-Aranha e Vingadores: Ultimato revelam sobre o futuro da Marvel?

FOTOS: DIVULGAÇÃO/MARVEL STUDIOS

Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Peter Parker (Tom Holland): personagens relevantes no futuro da Marvel - FOTOS: DIVULGAÇÃO/MARVEL STUDIOS

Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Peter Parker (Tom Holland): personagens relevantes no futuro da Marvel

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 11/7/2019 - 5h37

[Atenção: Este texto contém spoilers]

Os dois filmes mais recentes da Marvel, Homem-Aranha: Longe de Casa e Vingadores: Ultimato revelam sinais para o futuro, ainda um tanto quanto sombrio, do MCU (Universo Cinematográfico Marvel). Um dos pontos que fica evidente é a escolha de Peter Parker (Tom Holland) para ser o sucessor do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) como uma espécie de líder dos super-heróis.

O segundo longa solo do Homem-Aranha entrou em cartaz nos cinemas na quinta passada (4). Já Ultimato foi lançado em 25 de abril e caminha para superar o recorde de Avatar (2009) de maior bilheteria da história. Na tentativa de ganhar mais alguns milhões, a Marvel relançou o filme com seis minutos extras no início de julho nos Estados Unidos; essa nova versão reestreia nesta quinta (11) aqui no Brasil.

Longe de Casa foi o responsável por encerrar a Fase Três do MCU, que começou com Capitão América: Guerra Civil, em 2016, e teve 12 filmes ao todo. A quarta fase do Universo Cinematográfico começa a ser desenhada neste Homem-Aranha.

Algumas pistas dadas ao longo das mais de duas horas de filme chamam a atenção: o Cabeça de Teia como próximo líder dos Vingadores; tramas a serem exploradas em outras galáxias; nada é o que parece ser; e, por fim, a Marvel indicou que o personagem de Tom Holland passará a ser visto como um vilão.

Quando o público imaginou que Mysterio (Jake Gyllenhaal) estava derrotado definitivamente na batalha final de Longe de Casa, a primeira cena pós-crédito mostrou que Quentin Beck conseguiu deixar gravada uma mensagem que prejudica a boa reputação do Homem-Aranha.

No vídeo, com uma edição maldosa, o vilão aponta o Cabeça de Teia como o culpado pelo ataque de drones na Europa e acusa o herói de ter a intenção de matá-lo simplesmente para ocupar o lugar de destaque que era do Homem de Ferro. Esse, na verdade, era o desejo do próprio Mysterio. Além disso, ele ainda revela para o mundo que Peter Parker é a identidade secreta do herói.

O material que incrimina o Homem-Aranha é divulgado em um telão de Nova York pelo jornalista J. Jonah Jameson (J. K. Simmons), um tradicional acusador do herói nas HQs e nos filmes dos anos 2000. A aparição de Simmons, que retoma o papel que interpretou na década passada, é uma das surpresas do longa.

Surpresas, aliás, não faltam em Longe de Casa. Para quem gosta de plot twists (viradas na trama), o filme é um prato cheio. A segunda cena pós-créditos, por exemplo, dá uma sensação de que tudo o que foi visto não era o que parecia ser. O Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a Maria Hill (Cobie Smulders) que aparecem ao longo da trama, na verdade, são skrulls disfarçados.

Enquanto a Terra enfrentava uma nova batalha, o ex-diretor da Shield estava no espaço, aparentemente curtindo férias. Quando é informado pelo skrull Talos (Ben Mendelsohn) sobre o sucesso do Homem-Aranha na missão, ele avisa a tripulação de sua nave: "Ao trabalho". Apresentados em Capitã Marvel, os skrulls são alienígenas que podem enganar muita gente com esse poder de metamorfose.

Os próximos filmes da Marvel deverão mostrar um processo de amadurecimento mais profundo do Homem-Aranha. Agora visto como um vilão assassino pela sociedade, o herói de Tom Holland precisará "crescer" para provar a verdade. Além disso, após aceitar e entender que é o sucessor escolhido pelo próprio Homem de Ferro, ele será um dos líderes dos novos Vingadores.

Viúva Negra (Scarlett Johansson, à esq.) e Capitã Marvel (Brie Larson) terão novos filmes solo


Mistério sobre o futuro da Marvel

Apesar das pistas, o que acontecerá na sequência ainda é um mistério. "A gente tem mantido tudo o que vem depois de Ultimato e Longe de Casa em segredo de propósito. Depois que os filmes forem lançados, devemos fazer um anúncio do que virá", informou Kevin Feige, presidente dos Estúdios Marvel, em março.

"Quanto do futuro vamos divulgar? Eu não sei se vamos falar dos [próximos] cinco anos necessariamente, apesar de sabermos tudo sobre a próxima meia década. Mas vamos fazer algum tipo de pronunciamento, e eu vou abrir a cortina para o que estamos planejando", adiantou o chefão.

Os irmãos Russo, diretores de Vingadores, fizeram uma publicação no Twitter na quarta (11). O áudio do vídeo, que tem apenas a data de 19 de julho de 2019, relembra o momento em que os diretores anunciaram o lançamento de Vingadores: Guerra Infinita. O material dá a entender que novidades serão anunciadas na San Diego Comic-Con, que acontecerá entre 18 e 21 de julho nos EUA. Veja abaixo:

O que se sabe da Fase Quatro da Marvel é que algumas produções foram confirmadas: Viúva Negra (em gravação), Pantera Negra 2, Doutor Estranho 2 e Guardiões da Galáxia 3. As datas de estreia ainda não foram informadas.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.