Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OS AUSENTES

Primeira série nacional da HBO Max tem roteirista de Law & Order e mil figurantes

Divulgação/HBO Max

Maria Flor e Erom Cordeiro em foto promocional de Os Ausentes

Maria Flor e Erom Cordeiro são os protagonistas de Os Ausentes, primeira série nacional da HBO Max

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 16/7/2021 - 17h21

Primeira série nacional da HBO Max, Os Ausentes estreia na plataforma em 22 de julho com uma produção de grande escala. Recusada pela Globo em 2015, a série teve um experiente roteirista de Law & Order (1990-2010) como consultor e usou cerca de mil figurantes e mais de 100 atores durante as gravações.

O norte-americano Barry Schkolnick foi contratado pelos autores Thiago Luciano e Maria Carmem Barbosa para ajudar no desenvolvimento da estrutura procedural --o famoso caso da semana-- e encontrar o equilíbrio entre a trama dos protagonistas e as histórias contadas em cada episódio. Além de Law & Order, o consultor também tem seu currículo o drama The Good Wife (2009-2016).

Segundo Luciano, a ajuda de Schkolnick foi fundamental para encontrar o formato ideal de Os Ausentes. Em coletiva de imprensa da qual o Notícias da TV participou, o autor explicou que fazer séries procedurais é mais complicado do que as pessoas imaginam.

"O Barry tem a mão do procedural. É muito difícil de fazer, e ele foi muito importante. Nos ajudou a avançar na história dos personagens principais ao mesmo tempo em que demos espaço para as tramas contadas em cada episódio. Ele nos ajudou muito", contou Luciano, que assina os roteiros juntamente com Bruno Passeri e Renê Belmonte.

A criação de uma série de TV muitas vezes passa por muitas mãos. O processo de desenvolvimento da história é discutido por vários roteiristas liderados pelo criador ou showrunner. Para o autor, essa é uma de seus partes favoritas ao criar um projeto.

"Sala de roteiristas é uma delícia. Alguns roteiros nós discutíamos em sala, e depois o Renê [Belmonte] trazia o texto dele para discutirmos de novo. É muito bom ver de fora. Quando escrevemos ou dirigimos é difícil, ficamos imersos. O Barry nos ajudou com isso também.

A larga escala da atração sugere como a HBO Max confiou no projeto. Após a recusa da Globo, a série foi resgatada pela TNT, que escalou Maria Flor e Erom Cordeiro para os papéis principais. As gravações começaram em 2019, e mais de 100 atores participaram dos dez episódios da primeira temporada.

A cidade escolhida para "sediar" a trama de Os Ausentes foi São Paulo, descrita por Maria Flor como uma das personagens principais da série. Mais de 100 locações foram usadas para as gravações, que, somadas, resultaram em cerca de 800 horas nos set.

"Isso mostra a beleza e o carinho que dedicamos à série. É um alento, uma produção que busca entregar esperança aos espectadores", explicou Silvia Fu, produtora executiva da WarnerMedia.

Quem são os ausentes?

A trama conta a história do ex-delegado Raul Fagnani (Cordeiro), que decidiu abrir uma agência de investigação de pessoas desaparecidas após o sumiço de Sofia, sua filha de cinco anos. A Ausentes revira o submundo da cidade de São Paulo --Raul, no fundo, tem esperança de encontrar ali pistas sobre Sofia. Maria Flor interpreta Maria Júlia, jornalista com um passado obscuro que cruza o caminho do protagonista.

Assim como outros rivais na guerra do streaming, a HBO Max vai disponibilizar a temporada completa de Os Ausentes no dia 29. Segundo Silvia, a estratégia visa atingir todo o tipo de público.

"Nós usamos muitos dados em nossos lançamentos e descobrimos que as pessoas fogem de séries muito longas. Às vezes elas não têm tempo de assistir, então pensamos em um formato procedural. Acreditamos ele. A série vai ser disponibilizada de uma vez só, mas também é possível fazer esse consumo por episódio e ver um de cada vez", concluiu.

Assista ao trailer de Os Ausentes:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.