Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESAFETO POLÍTICO

Marido de Hebe em série, Marco Ricca lembra que foi grosso no sofá da loira

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Com camisa e gravata, o ator Marco Ricca parece frustrado em cena da minissérie Hebe

Marco Ricca em cena da minissérie Hebe como Lélio Ravagnani, segundo marido da apresentadora

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 23/7/2020 - 7h05

Atuar na minissérie Hebe fez Marco Ricca relembrar suas passagens pelo programa que ela comandou no SBT. Intérprete de Lélio Ravagnani (1921-2000), segundo marido da loira, o ator reconhece que não foi nada "gracinha" no sofá da apresentadora e que chegou à grosseria de recusar um aperto de mão de um dos convidados da atração.

Ricca, na época, era contratado do SBT e foi chamado para divulgar a novela Éramos Seis (1994) no programa de Hebe Camargo (1929-2012). Junto com ele, estava a atriz Bete Coelho, também do elenco da trama. Mas os dois foram surpreendidos com outra presença: a de Paulo Maluf, então prefeito de São Paulo --a apresentadora nunca escondeu seu apreço pelo político e o defendeu tanto na TV quanto fora dela.

Ao se deparar com Maluf em sua frente, Ricca foi categórico e se recusou a lhe estender a mão. "Foi uma grosseria de minha parte, reconheço que errei. Hoje, eu agiria de uma maneira mais educada", conta o ator ao Notícias da TV.

"Sou de uma geração que a gente julgava um pouco a Hebe. Eu era militante político, como grande parte da minha geração, e ou você estava de um lado ou do outro. Eu estava de um lado, e ela do outro. E é triste ver artistas que apoiam o outro lado da história. É difícil hoje a gente não julgar pessoas que tomam determinados partidos em um momento tão doloroso", lamenta o intérprete de 57 anos.

Ricca ressalta, no entanto, que Hebe se desculpou por ter apoiado Maluf depois que percebeu que o político não era exatamente o que ela tinha idealizado. "E a gente pode errar, pode até colocar balas a mais no nosso cartucho, mas tem que saber reconhecer os erros. É bom que [a série] passe na TV aberta e a gente possa ver um personagem tão complexo se desculpar e virar para o lado correto da história."

"A contradição desses personagens faz com que eles sejam grandes. Não tem vilania, a Hebe não é uma heroína clássica, é um ser vivo que está lá e que a Valentina [Herszage] e a Andréa [Beltrão] foram e deram vida. Para que a geração da Valentina, que não teve essa referência dessa mulher e desse contexto histórico, possa ter. Para a gente, o que fica é o [valor] humano", filosofa o ator.

Ciumento e violento

Na série que a Globo estreia no próximo dia 30, depois de Fina Estampa, Lélio é apresentado como um homem extremamente ciumento, que se descontrolava ao ver o sucesso de Hebe na TV e que não aceitava que outros homens fossem sequer conversar com ela. Ricca diz que tem pouco em comum com seu personagem.

"Eu nunca tive esse tipo de relação doentia que o Lélio tinha. As pessoas me contaram que ele era sem-vergonha, desrespeitoso, agressivo. O Lélio seria esse cara que estaria hoje na avenida Paulista vestido de verde e amarelo. Ele tinha esse reacionarismo, muito característico dessa burguesia paulista", critica ele.

"Eu acho que os homens avançaram muito em questão de respeito, compreensão, ou pelo menos estamos tentando. [Nos anos 1980 e 1990] Parecia que se podia tudo, o machismo era exacerbado, a homofobia, era tudo muito permissivo. A dor do outro pouco importava. E a Hebe teve que conviver com um homem desses. Ele comemorou quando ela foi demitida, porque ela ia ficar só pra ele", ressalta.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.