Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PATRICK DEMPSEY

Ex-galã de Grey's Anatomy vira suspeito de assassinato em nova série do Globoplay

Divulgação/Epix

Patrick Dempsey em cena da minissérie A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert

Patrick Dempsey em A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert; minissérie estreia no Globoplay nesta quinta (13)

ANDRÉ ZULIANI

Publicado em 13/8/2020 - 7h10

Conhecido por viver o médico galã Derek Shepherd durante as 11 primeiras temporadas de Grey's Anatomy, o ator Patrick Dempsey escolheu um personagem muito diferente para marcar o seu retorno à televisão. Em A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert (2018), minissérie que chega nesta quinta-feira (13) ao catálogo do Globoplay, ele interpreta um renomado escritor acusado de cometer um assassinato.

A escolha por uma produção bem diferente da criada por Shonda Rhimes não foi por acaso. Após anos vivendo o eterno McDreamy, Dempsey tinha vontade de fazer algo novo. "Queria algo intrigante, e a história de Harry Quebert é assim. Algumas vezes me deixou desconfortável. Eu achei isso bom", revelou ele ao jornal Daily Express.

A minissérie em dez capítulos adapta a história do best-seller homônimo escrito por Joël Dicker e lançado em 2014. Nos Estados Unidos, ela foi exibida pelo nanico canal Epix e, apesar de contar com o astro no elenco e ter como base um livro sucesso de crítica, não foi aclamada na terra do Tio Sam.

Além de Dempsey, a produção conta com nomes conhecidos de outras séries. Wayne Knight, o Newman de Seinfeld (1989-1998), interpreta o malandro advogado Benjamin Roth, enquanto Colm Feore, responsável por viver o riquíssimo Elijah Stern, está em alta na nova queridinha da Netflix, The Umbrella Academy.

A minissérie toma algumas liberdades em relação ao livro de Dicker, mas a escolha de adaptar a história para uma produção de dez episódios se mostra certeira. Os showrunners Lyn Greene e Richard Levine conseguem traduzir fielmente muitos dos acontecimentos da obra, o que para os leitores é sempre algo positivo.

Do hospital para a cadeia

Na trama, Dempsey interpreta o mesmo personagem em duas fases da vida. A primeira, no verão de 1975, mostra um Harry Quebert ainda antes da fama, procurando escrever o livro que o levará ao sucesso. Para isso, ele resolve sair da agitada Nova York e se muda para uma pequena cidade litorânea do Maine.

Lá, Harry conhece a adolescente Nolla Kellergan (Kristine Froseth), uma linda jovem adorada por toda a população: boa aluna, garçonete na melhor hamburgueria da região e filha do pastor da cidade, o reverendo Kellergan (Matt Frewer).

Logo após o primeiro encontro entre os dois, a série avança para 2006, mostrando um Harry mais velho, consagrado como grande autor e professor universitário renomado. Só então somos apresentados ao verdadeiro protagonista da história: Marcus Goldman (Ben Schnetzer), jovem escritor vivendo o auge da carreira e que fez grande amizade com Quebert enquanto foi seu aluno.

Incapaz de ter uma nova ideia para o seu próximo livro --e para fugir da pressão de seu ambicioso editor--, Marcus resolve passar um tempo na casa litorânea de Harry para buscar inspiração. Para sua surpresa, seu mentor e professor é preso quando o corpo da jovem Nolla é encontrado enterrado no jardim de seu quintal.

Tem início um "quem matou" que deixaria qualquer autor da Globo orgulhoso. Pouco exigido, Dempsey chama a atenção apenas pela boa maquiagem que o envelhece para viver um Harry Quebert já com mais de 60 anos. A trama fica nas costas de Schnetzer, cujo personagem se alia ao detetive Perry Gahalowood (Damon Wayans Jr.) para investigar o que realmente aconteceu e livrar o amigo da pena de morte.

Mesmo que a narrativa de suspense seja pouco original quando comparada a outras produções do gênero, a minissérie consegue captar a principal qualidade do livro de Dicker: prender a atenção do público com reviravoltas que sempre levam a interpretações diferentes sobre a morte de Nolla.

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert ainda aborda temas como pedofilia, relacionamento abusivo e transtorno de estresse pós-traumático de maneira interessante, mesmo que alguns diálogos possam ser interpretados como rasos.

 A obra que originou a minissérie ganhou uma sequência em O Livro dos Baltimore (2015), continuando a história sobre a carreira de Marcus Goldman. Até o momento, nenhuma emissora ou serviço de streaming sinalizou interesse em adaptar o romance, também escrito por Joël Dicker.

Após sua participação na minissérie, Dempsey já se envolveu em outros dois projetos para a TV. Atualmente, ele interpreta um banqueiro no drama Devils, produção do canal europeu Sky ambientada em Londres e Roma. O ator também foi escalado para Ways & Means, da rede CBS.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.