Duas décadas depois

De Jessica Jones a Ray Donovan; veja por onde andam dez atores de Sopranos

Montagem/Reprodução/Netflix/HBO

Os atores John Ventimiglia, em Jessica Jones, e Max Casella, em Ray Donovan; ex-Sopranos na ativa  - Montagem/Reprodução/Netflix/HBO

Os atores John Ventimiglia, em Jessica Jones, e Max Casella, em Ray Donovan; ex-Sopranos na ativa

JOÃO DA PAZ - Publicado em 11/01/2019, às 06h24

Há 20 anos, o canal HBO estreou The Sopranos (1999-2007), série eleita por especialistas como a melhor de todos os tempos. Duas décadas depois, muitos atores que começaram no drama ou foram consagrados por ele continuam trabalhando em séries. Em Jessica Jones, por exemplo, John Ventimiglia, o cozinheiro boa-praça Artie Bucco de Sopranos, vive um detetive. Já Max Casella é um investigador em Ray Donovan.

Rostos conhecidos dos fãs de Sopranos, como Edie Falco (a Carmela), Jamie-Lynn Sigler (a Meadow) e Lorraine Bracco (a psiquiatra Jennifer Melfi) atuaram recentemente em séries importantes. Confira como estão e por onde andam esses e mais cinco atores de Sopranos:

divulgação/Nbc

O ator James Spader com Aida Turturro em cena da quinta temporada da série The Blacklist

Aida Turturro, em Lista Negra e Law & Order: SVU
Na pele de Janice Soprano, a irmã que Tony (James Gandolfini) amava odiar, Aida Turturro fez sucesso e disputou dois prêmios Emmy de atriz coadjuvante. No ano passado, ela apareceu em duas séries. Fez a quinta temporada de Blacklist (AXN), interpretando a contadora Heddie Hawkins, presa por lavagem de dinheiro e outras irregularidades, e voltou a viver a juíza Felicia Catano em Law & Order: SVU (Universal TV), papel que ela interpreta na série desde 2013 (cinco episódios no total).

divulgação/nbc

Em Shades of Blue, ao lado da parceira Jennifer Lopez, Drea de Matteo deu vida a uma policial

Drea de Matteo, em Shades of Blue
A atriz Drea de Matteo viveu a frágil e materialista Adriana La Cerva em Sopranos, namorada do malandro Christopher (Michael Imperioli). Ela foi escolhida pelo FBI para ser uma informante dentro do clã mafioso. O papel lhe deu o Emmy de atriz coadjuvante em 2004. Durante as três temporadas de Shades of Blue (2016-2018, Universal TV), Drea interpretou a policial Tess Nazario.

divulgação/nbc

Atuação digna de Emmy de Edie Falco salvou a sofrível Law & Order: The Menendez Murders

Edie Falco, em Law & Order True Crime: The Menendez Murders
Eterna Carmela Soprano, mulher que aturou um casamento com Tony Soprano, Edie Falco tocou bem a vida pós-Sopranos. Pelo drama da HBO, foram três vitórias no Emmy como melhor atriz dramática. Nessa mesma categoria, por Nurse Jackie (2009-2015), foram mais seis indicações, com direito a uma estatueta ganha.

No seu papel mais recente, em Law & Order True Crime: The Menendez Murders (2017, Fox Premium), Edie concorreu como melhor atriz em minissérie, mas perdeu para Regina King (Seven Seconds, Netflix).

reprodução/cbs

Jamie-Lynn Sigler, a Meadow em Sopranos, fez uma participação especial no drama Magnum

Jamie-Lynn Sigler, em Magnum
No remake de Magnum (inédito no Brasil), Jamie-Lynn Sigler fez uma personagem que precisou de uma ajuda do detetive galã, agora vivido por Jay Hernandez (Scandal). Toni (Jamie) chamou o protagonista para capturar quem encomendou um assalto ao jogo de pôquer que ela organizou. Em Sopranos, a atriz esbanjou sua graça como a estudante de Direito Meadow, filha esperta do mafioso Tony.

divulgação/starz

Após viver fora da lei em Sopranos, o ator Jason Cerbone (à esq.) faz um policial em Power

Jason Cerbone, em Power
O jovem Jackie Aprile Jr. é um dos personagens mais ingênuos de Sopranos. Vivido por Jason Cerbone, ele tentou enganar Tony fingindo ser um rapaz respeitador para conquistar a filha do chefão e teve um final trágico. Já em Power (Fox Premium), Cerbone é um policial que tem uma relação sórdida com o traficante Ghost (Omari Hardwick): ambos trocam informações sigilosas em conversas à paisana.

Reprodução/Netflix

Na pele de um policial, John Ventimiglia é crucial na segunda temporada de Jessica Jones

John Ventimiglia, em Jessica Jones
Um dos coadjuvantes com mais aparições em Sopranos, da estreia ao penúltimo episódio, John Ventimiglia interpretou o tolo amigo de infância de Tony, o dono de restaurante Artie Bucco, que cedia seu estabelecimento para reuniões da máfia. Ainda calvo, mas sem o bigodinho, o ator viveu o detetive Eddy Costa na segunda temporada de Jessica Jones (Netflix).

Divulgação/CBS

Na oitava temporada de Blue Bloods, Lorraine Bracco viveu Margaret, a prefeita de Nova York

Lorraine Bracco, em Blue Bloods
Tão importante para Sopranos quanto o protagonista, a psiquiatra Jennifer Melfi ganhou vida pela brilhante atuação de Lorraine Bracco. Jennifer tinha um cliente indesejado, Tony Soprano. Em suas sessões, o gângster abria o coração sobre segredos da máfia, os quais ela tinha de guardar para si.

Após uma passagem sólida em Rizzoli & Isles (2010-2016), como mãe de uma das protagonistas, Lorraine emplacou o papel de prefeita de Nova York na série Blue Bloods (Clarovideo), na qual ela apareceu pela última vez na oitava temporada. 

divulgação/showtime

Max Casella ao lado de Domenick Lombardozzi na atual sexta temporada de Ray Donovan

Max Casella, em Ray Donovan
Em 28 episódio de Sopranos, Max Casella foi o astuto Benny Fazio, criminoso leal a Christopher Moltissanti (Michael Imperioli). Em The Marvelous Mrs. Maisel, ele tem uma participação especial como o advogado da protagonista Miriam "Midge" Maisel (Rachel Brosnahan). Mas seu papel atual de maior destaque é na sexta temporada de Ray Donovan, no ar na HBO, na qual ele faz um investigador que cruza o caminho do protagonista, interpretado por Liev Schreiber. 

divulgação/Showtime

O político Andrew Cuomo é vivido por Michael Imperioli na minissérie Escape at Dannemora 

Michael Imperioli, em Escape at Dannemora
Corajoso, sem medo de enfrentar e contradizer Tony, o genioso Christopher Moltissanti (Michael Imperioli) não queria ser capacho de ninguém, sempre de olho em um cargo de liderança no clã mafioso. Tony tinha uma relação de pai e filho com Christopher; embora o chefão fosse primo dele, o chamava de sobrinho.

Imperioli fez uma participação especial na elogiada Escape at Dannemora, minissérie pela qual Patricia Arquette levou o Globo de Ouro. O ator interpretou o atual governador de Nova York, Andrew Cuomo. 

divulgação/cbs

O ator Steve Schirripa faz uma dupla entrosada com Bridget Moynahan na série Blue Bloods

Steve Schirripa, em Blue Bloods
O carismático Bobby "Bacala" Baccalieri, personagem de Steve Schirripa em Sopranos, teve uma jornada ascendente: foi de babá do velho Corrado Junior (Dominic Chianese) a capo de Tony, além de virar seu cunhado.

Desde a sexta temporada em Blue Bloods, o ator dá vida ao investigador Anthony Abetemarco, amante de comida e visto sempre ao lado da promotora pública Erin Reagan (Bridget Moynahan), uma das protagonistas do drama policial.

Tudo sobre

The Sopranos

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual novela a Globo deve reprisar depois de Novo Mundo?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook