Duas décadas depois

De Jessica Jones a Ray Donovan; veja por onde andam dez atores de Sopranos

Montagem/Reprodução/Netflix/HBO

Os atores John Ventimiglia, em Jessica Jones, e Max Casella, em Ray Donovan; ex-Sopranos na ativa  - Montagem/Reprodução/Netflix/HBO

Os atores John Ventimiglia, em Jessica Jones, e Max Casella, em Ray Donovan; ex-Sopranos na ativa

JOÃO DA PAZ - Publicado em 11/01/2019, às 06h24

Há 20 anos, o canal HBO estreou The Sopranos (1999-2007), série eleita por especialistas como a melhor de todos os tempos. Duas décadas depois, muitos atores que começaram no drama ou foram consagrados por ele continuam trabalhando em séries. Em Jessica Jones, por exemplo, John Ventimiglia, o cozinheiro boa-praça Artie Bucco de Sopranos, vive um detetive. Já Max Casella é um investigador em Ray Donovan.

Rostos conhecidos dos fãs de Sopranos, como Edie Falco (a Carmela), Jamie-Lynn Sigler (a Meadow) e Lorraine Bracco (a psiquiatra Jennifer Melfi) atuaram recentemente em séries importantes. Confira como estão e por onde andam esses e mais cinco atores de Sopranos:

divulgação/Nbc

O ator James Spader com Aida Turturro em cena da quinta temporada da série The Blacklist

Aida Turturro, em Lista Negra e Law & Order: SVU
Na pele de Janice Soprano, a irmã que Tony (James Gandolfini) amava odiar, Aida Turturro fez sucesso e disputou dois prêmios Emmy de atriz coadjuvante. No ano passado, ela apareceu em duas séries. Fez a quinta temporada de Blacklist (AXN), interpretando a contadora Heddie Hawkins, presa por lavagem de dinheiro e outras irregularidades, e voltou a viver a juíza Felicia Catano em Law & Order: SVU (Universal TV), papel que ela interpreta na série desde 2013 (cinco episódios no total).

divulgação/nbc

Em Shades of Blue, ao lado da parceira Jennifer Lopez, Drea de Matteo deu vida a uma policial

Drea de Matteo, em Shades of Blue
A atriz Drea de Matteo viveu a frágil e materialista Adriana La Cerva em Sopranos, namorada do malandro Christopher (Michael Imperioli). Ela foi escolhida pelo FBI para ser uma informante dentro do clã mafioso. O papel lhe deu o Emmy de atriz coadjuvante em 2004. Durante as três temporadas de Shades of Blue (2016-2018, Universal TV), Drea interpretou a policial Tess Nazario.

divulgação/nbc

Atuação digna de Emmy de Edie Falco salvou a sofrível Law & Order: The Menendez Murders

Edie Falco, em Law & Order True Crime: The Menendez Murders
Eterna Carmela Soprano, mulher que aturou um casamento com Tony Soprano, Edie Falco tocou bem a vida pós-Sopranos. Pelo drama da HBO, foram três vitórias no Emmy como melhor atriz dramática. Nessa mesma categoria, por Nurse Jackie (2009-2015), foram mais seis indicações, com direito a uma estatueta ganha.

No seu papel mais recente, em Law & Order True Crime: The Menendez Murders (2017, Fox Premium), Edie concorreu como melhor atriz em minissérie, mas perdeu para Regina King (Seven Seconds, Netflix).

reprodução/cbs

Jamie-Lynn Sigler, a Meadow em Sopranos, fez uma participação especial no drama Magnum

Jamie-Lynn Sigler, em Magnum
No remake de Magnum (inédito no Brasil), Jamie-Lynn Sigler fez uma personagem que precisou de uma ajuda do detetive galã, agora vivido por Jay Hernandez (Scandal). Toni (Jamie) chamou o protagonista para capturar quem encomendou um assalto ao jogo de pôquer que ela organizou. Em Sopranos, a atriz esbanjou sua graça como a estudante de Direito Meadow, filha esperta do mafioso Tony.

divulgação/starz

Após viver fora da lei em Sopranos, o ator Jason Cerbone (à esq.) faz um policial em Power

Jason Cerbone, em Power
O jovem Jackie Aprile Jr. é um dos personagens mais ingênuos de Sopranos. Vivido por Jason Cerbone, ele tentou enganar Tony fingindo ser um rapaz respeitador para conquistar a filha do chefão e teve um final trágico. Já em Power (Fox Premium), Cerbone é um policial que tem uma relação sórdida com o traficante Ghost (Omari Hardwick): ambos trocam informações sigilosas em conversas à paisana.

Reprodução/Netflix

Na pele de um policial, John Ventimiglia é crucial na segunda temporada de Jessica Jones

John Ventimiglia, em Jessica Jones
Um dos coadjuvantes com mais aparições em Sopranos, da estreia ao penúltimo episódio, John Ventimiglia interpretou o tolo amigo de infância de Tony, o dono de restaurante Artie Bucco, que cedia seu estabelecimento para reuniões da máfia. Ainda calvo, mas sem o bigodinho, o ator viveu o detetive Eddy Costa na segunda temporada de Jessica Jones (Netflix).

Divulgação/CBS

Na oitava temporada de Blue Bloods, Lorraine Bracco viveu Margaret, a prefeita de Nova York

Lorraine Bracco, em Blue Bloods
Tão importante para Sopranos quanto o protagonista, a psiquiatra Jennifer Melfi ganhou vida pela brilhante atuação de Lorraine Bracco. Jennifer tinha um cliente indesejado, Tony Soprano. Em suas sessões, o gângster abria o coração sobre segredos da máfia, os quais ela tinha de guardar para si.

Após uma passagem sólida em Rizzoli & Isles (2010-2016), como mãe de uma das protagonistas, Lorraine emplacou o papel de prefeita de Nova York na série Blue Bloods (Clarovideo), na qual ela apareceu pela última vez na oitava temporada. 

divulgação/showtime

Max Casella ao lado de Domenick Lombardozzi na atual sexta temporada de Ray Donovan

Max Casella, em Ray Donovan
Em 28 episódio de Sopranos, Max Casella foi o astuto Benny Fazio, criminoso leal a Christopher Moltissanti (Michael Imperioli). Em The Marvelous Mrs. Maisel, ele tem uma participação especial como o advogado da protagonista Miriam "Midge" Maisel (Rachel Brosnahan). Mas seu papel atual de maior destaque é na sexta temporada de Ray Donovan, no ar na HBO, na qual ele faz um investigador que cruza o caminho do protagonista, interpretado por Liev Schreiber. 

divulgação/Showtime

O político Andrew Cuomo é vivido por Michael Imperioli na minissérie Escape at Dannemora 

Michael Imperioli, em Escape at Dannemora
Corajoso, sem medo de enfrentar e contradizer Tony, o genioso Christopher Moltissanti (Michael Imperioli) não queria ser capacho de ninguém, sempre de olho em um cargo de liderança no clã mafioso. Tony tinha uma relação de pai e filho com Christopher; embora o chefão fosse primo dele, o chamava de sobrinho.

Imperioli fez uma participação especial na elogiada Escape at Dannemora, minissérie pela qual Patricia Arquette levou o Globo de Ouro. O ator interpretou o atual governador de Nova York, Andrew Cuomo. 

divulgação/cbs

O ator Steve Schirripa faz uma dupla entrosada com Bridget Moynahan na série Blue Bloods

Steve Schirripa, em Blue Bloods
O carismático Bobby "Bacala" Baccalieri, personagem de Steve Schirripa em Sopranos, teve uma jornada ascendente: foi de babá do velho Corrado Junior (Dominic Chianese) a capo de Tony, além de virar seu cunhado.

Desde a sexta temporada em Blue Bloods, o ator dá vida ao investigador Anthony Abetemarco, amante de comida e visto sempre ao lado da promotora pública Erin Reagan (Bridget Moynahan), uma das protagonistas do drama policial.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Com quem Maria da Paz deve ficar em A Dona do Pedaço?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook