Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Adeus à vista

Cinco perguntas que Game of Thrones precisa responder na última temporada

Imagens: Divulgação/HBO

Jon Snow (Kit Harington) com um dos dragões de Daenerys Targaryen na 7ª temporada de Game of Thrones - Imagens: Divulgação/HBO

Jon Snow (Kit Harington) com um dos dragões de Daenerys Targaryen na 7ª temporada de Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/4/2019 - 5h35

A ansiedade dos fãs de Game of Thrones está nas alturas a três dias da estreia da oitava e última temporada, que ocorre domingo (14). Com apenas seis episódios, mais curta do que o habitual, a despedida do drama da HBO promete ser arrebatadora, com muita ação e emoção. A série só não pode se esquecer de responder perguntas cruciais.

O romance entre Jon Snow (Kit Harington) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) vai azedar após eles descobrirem que são parentes? O tal príncipe prometido será revelado? O Notícias da TV destaca essas e outras três questões que Game of Thrones precisa sanar na última temporada.

Daenerys (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington); romance incestuoso entre tia e sobrinho


Jon Snow e Daenerys vão descobrir que são parentes?

O público sabe que Jon Snow não é bastardo coisa nenhuma. Por uma visão de Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright), foi revelado que ele é filho de Lyanna Stark (Aisling Franciosi) e Rhaegar Targaryen (Wilf Scolding). Isso faz de Jon Snow um herdeiro legítimo do Trono de Ferro.

O posto de monarca dos Sete Reinos, com o direito de sentar no Trono de Ferro, era da linhagem Targaryen até Robert Baratheon (Mark Addy) destronar Aerys II Targaryen (David Rintoul), o Rei Louco. O pai de Daenerys e Rhaegar foi assassinado por Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau).

Ufa! Esse emaranhado de gente serve para explicar que na narrativa da série, Daenerys não sabe que Jon Snow é seu parente; logo, ela pensa que é a herdeira legítima. E ele acredita nisso. Há ainda um detalhe que apimenta tudo: na aliança que eles fizeram para derrotar os White Walkers, acabou rolando um romance entre tia e sobrinho. Será que eles vão descobrir que são parentes? E como vão lidar ao perceberem que estão em uma relação incestuosa?

Arya Stark (Maisie Williams) mata o vil Walder Frey (David Bradley); assassina para sempre?


Arya será eternamente uma assassina?

No vasta galeria de personagens de Game of Thrones, uma tem lugar reservado no coração de todo fã. Arya Stark (Maisie Williams) é amada por muitos, em parte porque o telespectador a viu crescer na tela, de uma criança que viu o pai ser decapitado a uma jovem forte determinada em matar todas as pessoas, não importa quão poderosas sejam, que fizeram mal a ela e à sua família.

Porém, é só isso que vamos ver da nossa querida Arya? Ela será uma assassina para sempre? Não haverá uma reviravolta na qual ela conseguirá ter uma história mais amena? De acordo com uma declaração da própria Maisie, talvez a resposta para todas essas perguntas seja não. Sem querer, ela revelou durante uma entrevista que Arya vai terminar a série solitária.

Um dos dragões de Daenerys ficou manso, bem mansinho, ao ver Tyrion (Peter Dinklage)


Quem pode controlar o dragão Rhaegal?

Daenerys, a Mãe dos Dragões, chocou o ovo de três animaizinhos: Drogon, Rhaegal e Viserion. Não tem jeito, os bichos só ficam mansos e aceitam carinho de um Targaryen, que assim consegue montar no lombo da fera e voar com ele. Drogon é a montaria de Daenerys, Viserion foi morto pelo Rei da Noite e virou um zumbi... E Rhaegal, quem vai controlar?

O dragão rebelde até obedece aos comandos de Daenerys, mas ainda não surgiu ninguém capaz de montá-lo. Tyrion Lanniser (Peter Dinklage), que levanta suspeitas de que seria filho de um Targaryen, conseguiu acalmar os "bichinhos" da loira uma vez, então ele está na lista dos prováveis domadores do dragão.

Mas quem quiser apostar pode jogar as fichas em Jon Snow. O dragão foi batizado em homenagem a Rhaegar Targaryen, irmão de Daenerys e pai biológico de Jon Snow. Ver o falso bastardo em cima do dragão, lado a lado com Daenerys, seria muito simbólico, visto que a obra de George R. R. Martin que inspirou a série tem o título As Crônicas de Gelo e Fogo (Jon seria o gelo; Daenerys, o fogo).

Dá para confiar em alguém como Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), apelidado de regicida?


Jaime é um traidor?

Se tem alguém em Westeros que não merece muito confiança, ele é Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau), conhecido por um apelido nada carinhoso: regicida (assassino de rei/rainha). Ele matou o rei Aerys pelas costas.

A língua solta de Coster-Waldau revelou um pequeno spoiler, durante uma das dezenas de entrevistas que deu antes da estreia da última temporada. Ele contou que gostou muito de trabalhar com o ator Liam Cunningham, intérprete de Davos Seaworth, que é conselheiro de Daenerys.

O ata falho indica que Jaime fará uma aliança contra sua irmã-amante-mãe dos seus filhos, Cersei Lannister (Lena Headey), ao se juntar com Daenerys. Será que Jaime vai trair alguém com divide o sangue? E se isso acontecer, o quanto a Mãe dos Dragões deve confiar nele, que assassinou o seu pai?

Quem é digno de ser o salvador? Quem doma dragões ou quem vence a morte e ressusscita?


Quem é o príncipe ou princesa prometido(a)?

Existe uma crença em Essos, com origem na religião R'hllor, que adora o Senhor da Luz (Lord of the Night), de que surgirá em algum lugar um Príncipe que Foi Prometido ou uma Princesa que Foi Prometida. A promessa é de gênero neutro, pode funcionar tanto para um homem quanto para uma mulher.

Aqui entra em cena de novo a dualidade entre Jon Snow e Daenerys. Há quem creia que Jon Snow é o prometido. A seu favor ele tem uma ressurreição, o que é uma vanglória para poucos. Do outro lado, está Daenerys, que tem o poder de controlar os temidos e poderosos dragões, algo único. A série precisa revelar quem é o cumpridor dessa promessa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.