Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

VOTO DOS CRÍTICOS

De Better Call Saul a The Crown: Confira o top 10 das melhores séries de 2020

Divulgação/AMC e Divulgação/Netflix

Montagem com Bob Odenkirk em cena de Better Call Saul e Olivia Colman em cena de The Crown

Bob Odenkirk em Better Call Saul e Olivia Colman em The Crown; as duas estão entre as melhores séries de 2020

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 28/12/2020 - 6h50

Prestes a se encerrar, 2020 ficará marcado não só pela crise da pandemia, mas também por ter sido o "palco" de muitas séries marcantes para os fãs de cultura pop. Das elogiadas Better Call Saul e The Crown às surpresas I May Destroy You e O Gambito da Rainha (2020), o site Metacritic listou as dez produções mais elogiadas pelos críticos neste ano.

Até a publicação deste texto, o Metacritic tinha analisado 51 listas de "melhores do ano" feitas por especialistas dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos, como as revistas Variety e The New Yorker, e o jornal Washington Post.

O site tem um sistema próprio que ranqueia os títulos de acordo com as colocações nos rankings publicados nestes portais. A primeira colocada soma três pontos; a segunda, dois. As escolhidas da terceira à decima posição recebem um ponto cada.

A primeira colocada da relação é I May Destroy You, um dos principais sucessos da HBO em 2020. Criada por Michaela Coel, a produção que quase foi parar na Netflix foi a primeira colocada em 16 rankings realizados pelos críticos. De acordo com o sistema de métrica do site, a posição lhe rendeu 71 pontos, quase o dobro da segunda colocada, Better Call Saul (38).

O "modesto" segundo posto para o derivado de Breaking Bad (2008-2013), figurinha carimbada nas premiações da TV, não deixa de surpreender. A exibição de sua quinta temporada rendeu muitos elogios da crítica especializada, que a descreveu como uma das melhores de sua história até agora.

Nas palavras de Darren Franich, da aclamada revista Entertainment Weekly, o protagonista de Better Call Saul, Bob Odenkirk, brilha mesmo depois de 12 anos interpretando o mesmo personagem. "Odenkirk continua encontrando novos tons bobos de carisma e desespero para Jimmy."

Netflix se mantém no bolo

Depois de ficar de fora da relação de 2018 e retornar com maestria no ano passado, a Netflix consegui se manter no bolo mesmo protagonizando tantos cancelamentos em 2020.

A participação da gigante do streaming na lista das dez melhores começa com o fenômeno O Gambito da Rainha, que fecha o louvável top 3 com a terceira posição. A produção estrelada por Anya Taylor-Joy foi eleita a preferida por quatro veículos e mostrou que não se tornou a minissérie mais vista da Netflix por acaso.

BoJack Horseman (2014-2020), que encerrou sua jornada com a exibição da última parte da sexta temporada, e The Crown, que voltou a ser destaque ao finalmente abordar as histórias da princesa Diana (1961-1997) e de Margaret Thatcher (1925-2013), completam a participação da Netflix na relação.

As surpresas ficam para What We Do in the Shadows, série de comédia baseada no filme homônino de 2014, e Ted Lasso, única produção da Apple TV+ a aparecer na relação. Normal People, que chamou a atenção por inúmeras cenas quentes, também conquistou um lugar no top 10.

Confira abaixo a lista completa das dez séries mais bem avaliadas de 2020 pela crítica norte-americana. (Entre parênteses, o Notícias da TV indica onde essas produções estão disponíveis no Brasil).

1) I May Destroy You (HBO);
2) Better Call Saul (Netflix);
3) O Gambito da Rainha (Netflix);
4) What We Do in the Shadows (Fox Premium);
5) Mrs. America (Fox Premium);
6) Normal People (Starzplay);
7) Ted Lasso (Apple TV+);
8) BoJack Horseman (Netflix);
9) Better Things (Fox Premium);
10) The Crown (Netflix)


Leia também

Web Stories

+
Fim de casamento e cirurgia perigosa: Como estão os vencedores do Power Couple BrasilLustre de cristal e piso de mármore: Conheça o Carioca Palace, hotel de Pega PegaDe Luísa Sonza a Ana Hickmann: Veja as mansões de dez famosos brasileirosLonge dos holofotes: Veja por onde andam cinco atores de Hilda FuracãoAtaque de fã-clube e troca de professor: Cinco tretas marcantes na Dança dos Famosos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Qual reality show você vai acompanhar após o fim do No Limite e Power Couple?