Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

Voto dos Críticos

Nem Chernobyl nem Game of Thrones; saiba qual é a melhor série de 2019

Divulgação/HBO

Maisie Williams e Kit Harington se abraçam em cena da última temporada de Game of Thrones, da HBO

Maisie Williams e Kit Harington se abraçam em cena da última temporada de Game of Thrones, da HBO

JOÃO DA PAZ

Publicado em 18/12/2019 - 5h20

Considerada a maior série da história da TV, Game of Thrones (2011-2019) foi ignorada pelos críticos americanos nas tradicionais listas das melhores do ano, de acordo com o site Metacritic. O topo também não ficou com a badalada Chernobyl, da HBO. A irresistível comédia Fleabag (2016-2019), disponível no Prime Video, emplacou o primeiro lugar.

Para chegar a esse veredicto, o Metacritic compilou 80 listas feitas por especialistas das mais variadas publicações dos Estados Unidos. O site criou um sistema para ranquear as produções de acordo com suas colocações nesses rankings. A primeira colocada soma três pontos e a segunda, dois. As escolhidas da terceira à decima posição recebem um ponto cada.

A segunda temporada de Fleabag, que ganhou seis Emmys, incluindo o de melhor comédia, foi a melhor série do ano para 26 especialistas americanos. A liderança conquistada em mais de 25% das listas consultadas foi suficiente para deixá-la no topo do balanço feito pelo Metacritic. Jornalistas de veículos prestigiados exaltaram a série criada, escrita e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge.

Para Daniel Fienberg, da Hollywood Reporter, Fleabag "beirou à perfeição". Já Alan Sepinwall, da Rolling Stone, registrou que a nova leva de episódios "foi uma rara continuação que superou a temporada de estreia, mais explosivamente engraçada do que nunca". E Rebecca Iannucci, do TVLine, lembrou que a série catapultou Pheoebe como "o nome mais cobiçado em Hollywood na atualidade."

Chernobyl, vencedora do Oscar da TV de melhor minissérie em 2019, é a segunda da lista. Em seguida vem Succession, outro drama da HBO que gerou muito burburinho neste ano. O canal premium, aliás, é o que mais tem atrações no top 10: são quatro, com Watchmen e Barry completando o quarteto.

Já Game of Thrones foi totalmente menosprezada no balanço. A trama fantasiosa só apareceu em quatro das 80 listas analisadas pelo Metacritic. A criticada última temporada da série foi lembrada apenas pelos críticos dos sites Collider, Hyperbeast e Yahoo!, além do jornal Houston Chronicle.

Netflix de volta

No ano passado, a Netflix ficou de fora do top 10 das melhores do ano. Mas em 2019, a gigante do streaming está de volta, com três produções originais: a comédia Russian Doll e as minisséries Olhos Que Condenam e Unbelievable.

A grande surpresa da lista é Pen15, da plataforma Hulu. Inédita no Brasil, a comédia brinca com a descoberta da sexualidade e ironiza outros apuros, com duas atrizes adultas, Maya Erskine e Anna Konkie, interpretando amigas de 13 anos. O curioso é que elas contracenam com garotas e garotas que são, de fato, adolescentes.

Confira o ranking das dez séries mais bem avaliadas pela mídia dos Estados Unidos em 2019 (entre parênteses, o canal/streaming no qual elas são exibidas no Brasil; The Good Place é uma produção original da rede NBC):

1) Fleabag (Prime Video);
2) Succession (HBO);
3) Watchmen (HBO);
4) Russian Doll (Netflix)
5) Olhos Que Condenam (Netflix)
6) Chernobyl (HBO);
7) Barry (HBO);
8) Unbelievable (Netflix);
9) The Good Place (Netflix);
10) Pen15 (inédita).

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você já tem seu favorito em A Fazenda 12?