Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMPOSIÇÕES NACIONAIS

Trilha sonora da novela Pantanal: Conheça músicas e quem canta na abertura

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Almir Sater usa chapéu e segura violão em cena como Eugênio na novela Pantanal

Almir Sater interpreta Eugênio em Pantanal; artista também está na trilha sonora da novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 29/3/2022 - 21h30

A trilha sonora de Pantanal chamou a atenção do público antes mesmo da estreia com a especulação de quem seria responsável por cantar na abertura da novela das nove da Globo. Maria Bethânia e Almir Sater foram os escolhidos para regravar o tema da trama com um novo arranjo produzido especialmente para o remake.

A música da abertura é a mesma da primeira versão, exibida em 1990: Pantanal, composta pelo produtor Marcus Viana. À época, a banda Sagrado Coração da Terra era a responsável pela canção que abria o folhetim de Benedito Ruy Barbosa na extinta Manchete (1983-1999).

Agora, Maria Bethânia e Almir Sater se uniram para regravar a melodia. "É a canção de abertura de uma novela inesquecível e que terá uma releitura deslumbrante, de uma música muito inspirada do fundo do coração do Brasil", disse a cantora, que completou:

"É uma gravação que me comoveu, porque voltei a cantar com a viola do Almir Sater, ele é um dos maiores músicos do Brasil, um grande compositor. É uma honra esse convite, fiquei bastante contente de fazer uma música poderosa, forte", afirmou Bethânia em comunicado divulgado pela Globo.

A trilha sonora da novela Pantanal é formada majoritariamente por composições nacionais. Além de atuarem no folhetim, Almir e Gabriel Sater também dão voz a algumas canções na trama da Globo.

Na novela, o público ainda verá cenas de Eugênio (Almir Sater), Joaquim (Renato Teixeira), Quim (Chico Teixeira), Tibério (Guito) e Trindade (Gabriel Sater) em rodas de viola.

Quais são as músicas de Pantanal?

O intérprete do chalaneiro Eugênio é responsável pela inédita Peabiru, tema de José Lucas de Nada, personagem de Irandhir Santos na segunda fase da história, que entrará no ar a partir da quarta semana de exibição do remake. O cantor também empresta sua voz para Boiada, que marca a relação de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

Com participação especial do maestro João Carlos Martins ao piano, Gabriel Sater regravou Amor de Índio, que embala o romance de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa).

"É a realização de um sonho, em momento algum, eu pensei que isso seria possível, pois sabia da extrema concorrência de um mundo de pessoas interessadas em colocar a música nesta trilha sonora. Fazer parte do elenco e de um núcleo musical já é algo importantíssimo para mim, achei que só teria condições de tocar em cena. A melhor definição é que estou vivendo um sonho", declarou Gabriel Sater, que vive Trindade no remake.

Conhecida na voz de Renato Teixeira, Chalana está na trilha sonora da adaptação de Bruno Luperi em uma versão cantada por Roberta Miranda.

Alceu Valença entoa a música Dois Animais para Juma e José Lucas de Nada (Irandhir Santos). Ainda estão na trilha Comentário a Respeito de John, de Belchior (1946-2017), e Vaqueiro de Profissão, de Jair Rodrigues (1939-2014), para José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

Saindo do universo sertanejo, o cantor norte-americano Iggy Pop aparece na história com The Passenger, tema de Jove (Jesuíta Barbosa) --jovem que é criado no Rio de Janeiro e irá para o Pantanal atrás do pai, José Leôncio.

"Haverá muitas novidades na trilha, além das releituras. Temos um universo novo, um Pantanal novo, com imagens proporcionadas pelas novas tecnologias. É um panorama bem distinto daquela época da primeira versão. Tanto em relação à filmagem quanto à música também", explicou o produtor musical Rodolpho Rebuzzi, responsável pela escolha das canções.

Escute a trilha sonora de Pantanal:

Veja a abertura da versão de Pantanal de 2022:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.