Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUITO

Engenheiro agrônomo vira mentor de elenco de Pantanal: 'Está no meu sangue'

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

O ator e violeiro Guito caracterizado com chapéu e figurino do peão Tibério, seu personagem em Pantanal, próxima novela das nove da Globo

Guito interpreta o peão Tibério em Pantanal; história do ator será contada no Globo Repórter

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 22/3/2022 - 12h59

Engenheiro agrônomo com experiência na vida rural, Guito estreia na TV como o peão Tibério em Pantanal. Ele fará o violeiro que foi interpretado por Sérgio Reis na versão original da trama, em 1990. O novato, entretanto, virou uma espécie de mentor do elenco nas gravações no Mato Grosso do Sul. Ele explicava o modo de falar e outras habilidades que só quem é do campo não vê estranheza. Sua história é uma das que o Globo Repórter desta sexta (25) trará sobre os bastidores da próxima novela das nove.

"Sou muito do Tibério na minha vida real, mas procurei, como todos, não ver a primeira versão para dar uma nova roupagem. Não só o Pantanal mudou, mas o mundo todo. Trazer isso para realidade vai dar um brilho maior. Essa novela fez parte da minha vida, de certa forma sou o que sou, o que sonhei lá atrás, quando vi a novela e tinha seis anos de idade. Isso está no meu sangue", conta o artista, que é de Araxá (Minas Gerais).

Guito participou nesta terça-feira (22) de um encontro de parte do elenco da novela com jornalistas. Ele não teve receio de falar de suas dificuldades ao ter de contracenar com atores experientes, como Marcos Palmeira e Dira Paes. No entanto, a troca que ele proporcionou ao ser um "conhecedor" do universo rural foi apontada como um destaque nos bastidores. 

"A presença do Guito foi muito importante para gente porque ele traz esse Brasil na pele e nos avaliza, quando a gente achava 'como assim falar fio, muiér?' Nos dava um aval para o que parecia para gente estranho e absurdo", comenta Dira Paes, que vai viver Filó na segunda fase da trama. 

"Minha maior dificuldade foi a parte técnica, mas esses atores maravilhosos me deixaram tranquilo. Esse desafio todo estou conseguindo superar com eles", conta o intérprete de Tibério, que afirma que do Sérgio Reis só se assemelha por causa do "nariz grande". 

"Ele é um cantor, mas conheço muito pouco da vida dele, ele faz parte desse corpo de inspiração porque eu sou violeiro também, mas, para o personagem, eu busquei ser um pouco mais de mim mesmo", completa. 

divulgação/tv globo

Almir Sater, Guito e Marcos Palmeira

Almir Sater, Guito e Marcos Palmeira

Roda de viola foi o que não faltou com Guito, Almir Sater e Gabriel Sater durante as gravações. Os trabalhos eram "comemorados" com cantoria sempre que era possível, como no registro fotográfico acima enviado com exclusividade pela Globo ao Notícias da TV.

Foi com esse cenário e essa atmosfera que Guito concedeu entrevista para o Globo Repórter que apresentará curiosidades da novela de Bruno Luperi ao público nesta sexta. 

"As pessoas me perguntam  como é que eu entrei nessa novela. Eu falo eu treinei para ela a vida inteira, assisti cinco vezes à novela, que também fez parte da minha vida. Eu e os meus irmãos brincávamos de ser os personagens", conta Guito.

Ao saber da produção da nova versão da trama, ele fez de tudo para entrar no elenco: "Falei: 'Quero fazer todos os testes possíveis porque os textos eu já sei de cor'". 

Pantanal estreia na próxima segunda-feira (28) no lugar de Um Lugar ao Sol


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.