Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DA REALIDADE

Tião rejeita dinheiro e comida e fica à beira da loucura no final de Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Irandhir Santos está em cena da novela Renascer caracterizado como o personagem Tião Galinha

Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer: ele surgirá muito abatido na reta final da novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 9/8/2024 - 13h00

Tião Galinha (Irandhir Santos) invadirá terras de Egídio (Vladimir Brichta) e montará um acampamento, onde passará a viver sozinho em Renascer. No local, ele fará um canteiro e plantará um pouco de tudo. Solitário e sonhador, ele se negará a voltar para casa e rejeitará até receber seu pagamento pelos serviços prestados a Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva).

O ex-catador de caranguejos emagrecerá e parecerá delirar nos discursos que fará a partir daí. "Tião está naquelas roças, cada vez mais abatido e largado por obra do trabalho incessante ao qual se submete, as horas mal dormidas e as refeições feitas estritamente a base de folhas e o pouco que ele consegue colher dali", descreveu o autor Bruno Luperi no roteiro da sequência. 

Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 17 na novela das nove da Globo, Sandra, João Pedro e Zinha (Samantha Jones) vão visitar o assentado e se assustarão ao vê-lo.

"Nóis tava lá no acampamento... E o povo todo querêno sabe quando você volta...", comentará João Pedro. "Eu num volto... Só saio daqui depois de morto", responderá o marido de Joana.

Zinha entregará marmitas com bastante comida. "Gradecido. Mas tenho aqui tudo o que preciso", dirá Tião, que aceitará ficar com os alimentos depois que for avisado que não pode devolver. 

Banquete para os bichos

"Nós viémo acertá o seu ordenado... Pelo cacau que você colheu mais nóis...", anunciará João. "Vocês junte o que tivé que juntá mais o que dona Sandra diz que vai dá pelas empreitada e me dê tudo nas mão de minha Joana, faz favô", ele falará. "Você precisa desse dinheiro bem mais que ela", insistirá Sandra, que ouvirá o sonhador defender seu ponto de vista:

Preciso do dinhêro o quê? Preciso de dinhêro pra quê? É só papel... Num me vale de nada num enche barriga. Nem vai me valê pra comprá um pedacin’ de chão aqui nem perto de Deus. O que eu preciso é só o que Deus tivé pra me dá... E o que essa terra bendita achá por bem dividi mais eu...

Sandra explicará que é preciso ter saúde para cuidar das roças de sol a sol como ele está fazendo. Ele afirmará que tem saúde, e Zinha falará que não é verdade, que o homem está enfraquecido e abatido.

"Procupe comigo não, procupe com os ôto. Eu tô no reino de Deus. Só num entrei ainda... Mas já tô vêno as portêra! Tem tempo que tô vêno elas já... Cada dia mais perto", dirá Tião. Os três irão embora, e ele abrirá as marmita e colocará como se fosse um banquete para os bichos e falará:

Pra vocês, meus companhêrinho de lida, que tô vêno o duro que vocês dão pra manejá essas roça tudo mais eu... Eu vejo vocês revirâno as árvre atrás de coiê aqui pá í prantá as semente ni ôtro canto. Vejo vocês fazêno as poda que tem de fazê. Eu vejo Deus cada vez mais perto.Vejo Deus falâno mais eu atravéis dos bicho. Causa que, se ele é o pai, a natureza é a mãe de nós tudo.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.