Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUSPEITO DE TOCAIA

Renascer: Por que Tião Galinha vai preso? Injustiça sela destino cruel do trabalhador

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Irandhir Santos com expressão séria em cena como Tião Galinha na novela Renascer

Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena de Renascer; ex-catador de caranguejo sofrerá injustiça

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 28/2/2024 - 21h20

Tião Galinha (Irandhir Santos) não deve escapar do destino trágico que marcou a trajetória do personagem vivido por Osmar Prado na primeira versão de Renascer. Se o remake seguir à risca a obra de 1993, o trabalhador será preso acusado de encomendar uma tocaia contra Egídio (Vladimir Brichta). A injustiça fará com que o ex-catador de caranguejos tire a própria vida na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quarta (28), o coronel já ficará apavorado ao descobrir um detalhe do passado do funcionário. Tião confessará que matou dois homens que tentaram se aproveitar de Joana (Alice Carvalho).

"Eu inté sinto um dedo de arrependimento. Máis é mei'dedinho só. É que eu tive que matá o desinfiliz. Dois que tentáro dirrubá a minha Joana à força... E, se fosse treis, se fosse quatro, se fosse mil, ieu tinha dirrubado igual!", disparará ele.

Na história original, o matuto resolveu ir embora das terras do patrão quando descobriu que Teodoro (Herson Capri) assediava Joana (Tereza Seiblitz). Tião passou, então, a defender os direitos dos trabalhadores e até discursava para os operários.

O vilão se irritou com a postura do ex-catador de caranguejo e mandou espancá-lo. Por isso, Tião acabou virando o principal suspeito de atentar contra a vida de Teodoro --embora a tocaia tivesse sido armada por Deocleciano (Roberto Bomfim) e Damião (Jackson Antunes).

O pobre coitado foi levado pela polícia, apesar de jurar ser inocente. Ele ainda se sentiu humilhado ao levar um tapa na cara de um dos carcereiros. "Eu não vou aguentar", previu.

Tião se enforcou na cela da prisão no capítulo 173, deixando até o delegado em choque. O injustiçado ainda escreveu um bilhete denunciando a situação precária do trabalhador.

"Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém. A escritura sagrada é a escritura de terra? Eu só queria um bocadinho de terra, pra mó de plantar minha rocinha e criar meus filhos", lamentou.

Por que Tião morre em Renascer?

A morte do personagem já estava prevista na sinopse da trama, mas foi antecipada depois de um desentendimento de Osmar Prado com um executivo da emissora.

"Ele ia morrer, mas não sabia quando. Lembro que a gente chegou num impasse e decidi que ia sair", explicou o ator ao programa Grandes Atores, do canal Viva. "Tive um embate com um executivo da Globo e pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge."

"Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia, e se matou. Aí falei pro [diretor] Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna", relatou o intérprete.

Prado citou ainda as últimas palavras do personagem como o símbolo de sua condição de explorado. "A dor de Tião era a dor do sem-terra. Era a dor daquele que não tinha um pedacinho de terra para ter a sua rocinha, para poder dar um pouco de alegria para os filhos", disparou em depoimento ao Memória Globo.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.