Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIVERIA NORBERTO

Tião na Renascer de 1993, Osmar Prado explica por que recusou convite de remake

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Osmar Prado sorri para a câmera em foto publicada nas redes sociais

Osmar Prado em foto publicada nas redes sociais; ator foi convidado para participar de Renascer

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2024 - 8h15

Osmar Prado até recebeu um convite para participar do remake de Renascer, mas preferiu recusar a proposta. Intérprete do icônico Tião Galinha em 1993, o ator avaliou que não seria uma boa escolha voltar ao universo da obra dado o enorme sucesso de seu personagem na versão original. Ele também temia que isso interferisse na criação de Irandhir Santos, que ficou com o papel do catador de caranguejos na atual versão do folhetim.

"Fui sondado para fazer o papel representado brilhantemente por Nelson Xavier [1941-2017] e agora pelo também magnífico Matheus Nachtergaele", revelou o veterano, em referência ao comerciante Norberto.

"Entendi que não deveria estar na nova versão devido ao enorme sucesso do Tião [em 1993]. A criação agora é outra, o ator é outro. Não pode haver interferências. Se fosse uma novela inédita, talvez tivesse aceitado", declarou ele, em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.

O intérprete avaliou bem a escalação de Santos para o seu papel anterior. "Fizemos Pantanal [2022] e outros trabalhos juntos. Sempre estivemos próximos. Chegamos a pensar em fazer uma peça, mas acabou não indo para frente. Acho que a escolha foi brilhante, assim como a do Matheus para o Norberto. São atores de excelência", elogiou o veterano.

Da versão original, ele destacou a sinergia entre ele e os colegas da produção. "O Benedito Ruy Barbosa me convidou, e eu já tinha trabalhado com o Luiz Fernando Carvalho, com parcerias muito frutíferas. Na época, eu estava mergulhado na história da Guerra de Canudos [ocorrida na Bahia entre 1896  e 1897]. Então, tudo conspirou a favor. Eu mergulhei no Tião Galinha. Por onde eu passava nas ruas, as pessoas me paravam para falar sobre esse trabalho."

Ainda assim, o artista saiu da novela antes do previsto. "Pedi para antecipar a morte porque bati de frente com um executivo. Benedito me ligou e perguntou se eu gostaria que ele interviesse. Respondi: 'Não, quero que mate o personagem, já que ele vai morrer mesmo'. Aí fui para São Paulo fazer teatro", arrematou o ator de 76 anos, que voltou ao teatro recentemente.

Após nove anos longe dos palcos, Prado está em cartaz com a peça O Veneno do Teatro. O espetáculo estreou em janeiro em Belo Horizonte e, em maio, chegará ao Rio de Janeiro. A trama acompanha o duelo entre um excêntrico Marquês (Prado), que convida um talentoso ator (Maurício Machado) para protagonizar uma peça de sua autoria.

"É um texto consagrado e forte. Exige muito de mim psicologicamente. Não seria possível conciliar com outros trabalhos. O público tem assistido com muita atenção e reagido demais às situações. A peça tem ainda uma pitada de humor", disse ele.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 27/7 a 10/8

Sábado, 27/7 (Capítulo 162)
Sandra se propõe a cuidar da fazenda do pai. Pastor Lívio conversa com Dona Patroa. Mariana chora a perda do amor de João Pedro. Aurora cobra de José Inocêncio explicação por ter desaparecido. Mariana pede ajuda ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.