Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PERDIDO

Tião de Renascer é o personagem certo na novela errada de Benedito Ruy Barbosa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Irandhir Santos com expressão séria em cena de Renascer

Tião (Irandhir Santos) em cena de Família É Tudo; ele se entrosaria bem no elenco de O Rei do Gado (1996)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2024 - 21h00

Tião Galinha (Irandhir Santos) tem tido uma trajetória em Renascer diferente da primeira versão da novela, de 1993. Após passar meses perdido, com ideias e intenções equivocadas, agora ele tem tomado o rumo da luta coletiva, no movimento dos sem-terra. Tal direção o torna um personagem perfeito para outra novela de Benedito Ruy Barbosa: O Rei do Gado (1996).

A figura de Tião Galinha sempre foi peculiar, tanto na versão original quanto no atual remake da novela das nove da Globo. O homem surgiu para o telespectador como um errante, um miserável, que adquiriu uma ambição inusitada: queria porque queria ter um diabinho na garrafa, tal qual o de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Após ser enganado, ludibriado e acusado de um crime que não cometeu, Tião foi preso e humilhado na cadeia na edição de 1993. Interpretado pelo ator Osmar Prado, ele tirou a própria vida e deixou uma carta com uma comovente mensagem sobre a luta do povo pobre e trabalhador.

Já na atual versão da novela, a luta não ficará apenas em uma mensagem póstuma. Tião já começou a se envolver com o movimento sem-terra e até abandonou a mulher e os filhos para viver num assentamento.

A trama sobre os sem-terra lembra muito O Rei do Gado. Na novela, havia um núcleo forte de personagens que lutavam contra grandes latifúndios e pela reforma agrária no Brasil, tema muito em voga na época --e atual até hoje.

Na trama de 1996, várias cenas de lutas dos sem-terra tomaram conta dos capítulos e viraram assunto até no Senado Federal. A protagonista Luana Berdinazzi (Patricia Pillar) fazia parte do grupo e defendeu o movimento em discussões com seu par romântico, Bruno Mezenga (Antonio Fagundes).

Nos próximos capítulos de Renascer, Tião também defenderá e discursará a favor do movimento popular. Ele será preso, mas conseguirá sair vivo do cárcere e voltar ao assentamento. Lá, falará aos companheiros durante uma assembleia, em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 19:

"Ieu quiria começá dividîno umas palavra que muito me marcaram... Não sei falá direito o nome do sujeito, mas foi Dom... Pedro Casaldáliga [1928-2020] quem disse: 'Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e de amar! Malditas sejam todas as leis, amanhadas por umas poucas mãos, para ampararem cercas e bois e fazerem da terra escrava e escravos os homens!'".

Se a Globo mantiver a onda de remakes de novelas --como Pantanal (2022), a própria Renascer e Vale Tudo (prevista para 2025)-- e investir numa nova versão de O Rei do Gado no futuro, Tião se ajustaria bem na trama, assim como figuras de Mar do Sertão (2022) hoje estão em No Rancho Fundo.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro, quando será substituído por Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.