PISTAS NO AR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer: ele não ficará preso como suspeito de atentado
Tião Galinha (Irandhir Santos) morre em Renascer? Tudo indica que a resposta é não. O peão virará líder dos sem-terra a partir da próxima semana na novela das nove da Globo. Ele se mudará para o acampamento à beira da estrada no capítulo deste sábado (29) e liderará os assentados, que virarão suspeitos de ter roubado uma enorme quantidade de cacau nas terras de José Venâncio (Rodrigo Simas).
Essa é a primeira pista de que ele não morrerá enforcado como aconteceu na primeira versão da novela, exibida pela Globo em 1993. Na época, ele se matou na cadeia, preso injustamente como suspeito de ter cometido um atentado contra Teodoro (Herson Capri) --personagem que virou Egídio (Vladimir Brichta) no remake.
A coluna teve acesso aos capítulos da prisão de Tião na versão atual da trama. Logo após ser preso como suspeito de atirar em Egídio, ele será solto graças à defesa de Kika (Juliane Araújo).
A advogada voltará à novela porque José Inocêncio (Marcos Palmeira) fará questão de que ela defenda sua família da acusação de ser mandante: ele e João Pedro (Juan Paiva) estarão na mira das investigações. Essas cenas só vão a partir de 19 de julho.
"Me parece que o senhor armou esse escarcéu porque Tião manifestou uma fé com a qual o senhor não comunga! Sem contar que nem um mandado de busca e apreensão o senhor apresentou para entrar na casa dele. Tudo o que o senhor está fazendo é ilegal!", dirá Kika ao delegado Nórcia (Edmilson Barros), personagem que entrará na novela logo após o roubo de cacau nas terras de Venâncio.
No remake, a base para a prisão de Tião será o fato de José Inocêncio ter dado a garrafa com o cramulhãozinho de presente para ele. Em seguida, Tião será tirado da cela. "Qué dizê então... Que ieu tô livre?", perguntará o ex-catador de caranguejos.
"Só num suma do mapa que podemos precisar de mais informações!", declarará Nórcia. "Não sem antes de falar com os advogados!", rebaterá Kika, que terá José Bento (Marcello Melo Jr) como assistente.
Ao longo das próximas semanas, o público verá que ele se tornará o porta-voz dos assentados. Depois de abandonar Joana (Alice Carvalho) em busca do sonho de ter um pedacinho de chão, ele se identificará muito com a causa. Dalva (Maria Zenayde), que é a líder dos sem-terra, abrirá espaço para que o sonhador passe a falar em nome deles capítulo após capítulo.
Após a prisão, serão os sem-terra as pessoas que mais vão comemorar a soltura de Tião. "Agradeço vocês tê vîno... A assembleia de hoje foi feita assim, às pressa,atendêno um pedido de Tião", anunciará Dalva. Ele, então, discursará e encherá todos de esperança:
Ieu quiria começá dividîno umas palavra que muito me marcaram... Não sei falá direito o nome do sujeito, mas foi Dom... Pedro Casaldáliga [1928-2020] quem disse: 'Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e de amar! Malditas sejam todas as leis, amanhadas por umas poucas mãos, para ampararem cercas e bois e fazerem da terra escrava e escravos os homens!'.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.