Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CABEÇA RASPADA

Após 11 anos, Marina Ruy Barbosa revive 'trauma' de novela em Fuzuê

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marina Ruy Barbosa caracterizada como Preciosa; ela está boaquiaberta em cena de Fuzuê

Marina Ruy Barbosa como Preciosa em Fuzuê; outra personagem terá cabelos raspados na novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2024 - 18h00

Uma cena que irá ao ar nos próximos capítulos de Fuzuê pode causar um "gatilho" em uma de suas maiores estrelas: Marina Ruy Barbosa, a intérprete da vilã Preciosa na novela das sete da Globo. Maria Navalha (Olivia Araujo) terá de raspar a cabeça devido à quimioterapia --uma situação que Nicole, personagem de Marina em Amor à Vida (2013), também deveria ter enfrentado. Mas Walcyr Carrasco precisou mudar sua ideia inicial porque a atriz se recusou a passar a máquina nos cabelos ruivos.

À época, a situação viralizou nas redes sociais. Marina foi duramente criticada, acusada de ser "vaidosa demais" e de priorizar a aparência sobre a arte. Ela também deu caldo para muitos memes.

A atriz chegou a explicar melhor sua situação em uma entrevista para o jornal O Globo, mas sua defesa nunca atingiu repercussão tão grande quanto a fofoca de ela ter dado um "chilique" por perder as madeixas ruivas.

"Sofri muito, mas agora percebo que não precisava ter sido assim", definiu ela, que, na época da polêmica, tinha apenas 17 anos. Ela chegou a ligar para Walcyr Carrasco e pediu desculpas no início de 2021, quando conseguiu o telefone do escritor.

"Eu disse que não nos falamos, mas que eu tinha muito respeito por ele e era grata a todas as oportunidades. Walcyr falou que realmente faltou comunicação e que adoraria trabalhar comigo novamente. E eu também deixei claro que era recíproco", contou a artista, que viu sua personagem ser morta por Carrasco depois de tomar a decisão. 

Mudança de rumo na novela

Por outro lado, Marina admitiu que teve suas questões em raspar a cabeça --ao menos da forma que a novela propunha. "Quando fui convidada, foi me dito que iríamos fazer uma campanha alertando sobre o câncer linfático, que eu seria uma das protagonistas... Enfim, seria uma ação forte e que talvez eu teria que raspasse os fios num determinado momento. Mas isso seria conversado. Só que tudo foi mudando, e eu entendo, pois se tratava de uma obra aberta."

"De repente, chegou a cena que teria que raspar os cabelos, até num tom cômico. Só que fiquei sabendo que teria uma passagem de tempo na sequência e que eu apareceria de peruca. Fui questionar o porquê. Não estava vendo sentido nisso. Se fosse para raspar os cabelos, eu ia querer ficar até o final careca", explicou a artista.

No fim, não raspar os cabelos foi uma decisão em conjunto com a direção da Globo. Não fazia sentido a ação dentro do que estava sendo proposto. Parecia sensacionalismo. Eu não precisava raspar os cabelos para provar que eu era atriz.

O autor, por outro lado, tem uma versão diferente da história. Em live para a revista Caras, ainda em 2020, ele reafirmou que a artista combinou desde o início que cortaria o cabelo. "Se ela tivesse avisado com antecedência, eu teria sabido orientar a história para outro lugar", argumentou ele, que alegou já ter escrito 30 capítulos quando foi notificado da desistência. 

Ela o rebateu na mesma semana: "Do lado de cá, com as informações que eu tinha, de uma coisa estava certa: como atriz, não queria só o sensacionalismo. E como menina/mulher aos 17 anos, só valeria a pena se fosse para tratar da doença com muito respeito e atenção", disse.

Admiro a minha coragem de questionar, de me arriscar e enfrentar tudo que aconteceu depois, mesmo há oito anos. Acho que muita coisa mudou de lá para cá, e hoje ninguém é mais inacessível e essas hierarquias são tratadas de uma forma bem mais saudável nos ambientes de trabalho.

Drama de Maria Navalha

Olivia surgiu careca em Story compartilhado em suas redes sociais (Reprodução/Instagram)

O fato é que, agora, na mesma novela em que Marina vive sua primeira vilã, uma outra personagem passará por essa situação. Maria Navalha começou a quimioterapia há pouco tempo, após ser diagnosticada com câncer de mama.

A mãe de Luna (Giovana Cordeiro) "sofrerá ao ver os cabelos caindo" no capítulo do próximo dia 16, e decidirá passar a máquina de uma vez. Olivia Araujo já gravou a cena em que raspa os cabelos e apareceu careca em suas redes sociais.

Escrita por Gustavo Reiz, e agora sob a supervisão de Ricardo Linhares, Fuzuê deve ficar no ar até março. A novela será substituída por Família É Tudo, de Daniel Ortiz --autor de Haja Coração (2016) e Salve-se Quem Puder (2020).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Fuzuê e outras novelas.


Resumos Semanais

Fuzuê: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 28/2 a 2/3

Quarta, 28/2 (Capítulo 171)
Nero é acusado de sonegação de impostos. Vieira ameaça abandonar a defesa de Pascoal. Francisco discute com Nero e Miguel. Soraya conversa com Luna sobre Merreca e Francisco. Nero confirma a fraude cometida por Francisco. Heitor ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.