Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVAS BRIGAS

Renascer vira O Rei do Gado com ex-mulher jararaca e luta dos sem-terra

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira contracena com Maria Zenayde e Irandhir Santos na novela Renascer, da Globo

José Inocêncio (Marcos Palmeira) ofende Tião (Irandhir Santos) diante de Dalva (Maria Zenayde)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 2/7/2024 - 6h15

Em O Rei do Gado (1996), o autor Benedito Ruy Barbosa transformou Léia (Silvia Pfeifer), ex-mulher do protagonista Bruno (Antonio Fagundes), em uma grande megera. A saga rural também teve cenas marcantes e de grande repercussão em torno da luta dos sem-terra, núcleo com tramas bastante dramáticas e violentas. Renascer pegará o mesmo caminho a partir desta semana, com Mariana (Theresa Fonseca) alçada ao papel de antagonista de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

A história de Tião Galinha (Irandhir Santos) com os assentados também deixa claro que o autor Bruno Luperi está mudando a história do personagem, mas mantendo a pegada do avô. Dar um novo caminho para ele ganhará ares de homenagem, já que o peão defenderá causas importantes e ainda muito pertinentes quase três décadas depois da abordagem feita por Barbosa em O Rei do Gado.

Luperi trouxe mais ineditismo ao atual remake, diferentemente do que fez há dois anos com Pantanal (2022), novela que manteve do começo ao fim todas as histórias contadas por Barbosa na primeira versão do folhetim na década de 1990. Tião Galinha é um belo exemplo disso, sai do papel de sonhador para o de lutador ao defender a reforma agrária com veemência em sua nova jornada.

Em 1993, ele acabou preso acusado de tentar matar Teodoro (Herson Capri) --no remake, o personagem virou Egídio (Vladimir Brichta). Na cadeia, o homem humilde vivido por Osmar Prado se matou enforcado, sufocado principalmente pela falta de esperança em sua vida. Já o Tião defendido por Irandhir Santos será solto logo após a prisão e injetará muita esperança na luta dos sem-terra --essas cenas só vão ao ar daqui duas semanas. 

Com isso, o novelista ganha pontos ao mexer no que estava previsto para inserir novidades ao remake, além de meter o dedo em uma ferida aberta ainda nos dias de hoje e que sempre fez parte da obra de seu avô: as injustiças sociais no universo rural.

Mariana ter vontade de matar seu ex-marido também a tira de um lugar muito desconfortável: o de sonsa. Ela falará bastante sobre isso assim que João Pedro (Juan Paiva) tentar vender a casa que foi de Belarmino (Antonio Calloni).

Preço altíssimo gera mais ódio

José Inocêncio vetará a ideia e dirá que isso só vai acontecer depois que ele estiver morto. "Num vai jeito d'eu lhe vendê essa casa porque o preço que painho botô eu num posso pagá...", contará o rapaz à ex-madrasta.

"E que preço foi esse, eu posso saber?", indagará Mariana. "A vida dele! Foi com ela que ele pagô por isso aqui tudo... Por causa das tocaia que o teu avô tinha feito ele passá", declarará João Pedro. "Quer dizer que eu só vou poder voltar pra casa da minha família depois que o teu pai morrer? Ele botô a vida dele como preço dessa casa?", indagará a jovem, que terá uma resposta afirmativa por parte do cacauicultor.

Após essa sequência, prevista para ir ao ar nesta quinta-feira (4), ela passará a remoer isso sem parar. "Eu vim aqui com a melhor das intenções, mas sinto que tudo que eu fiz pra acabar com essa guerra desde que cheguei só deixou as coisas piores do que antes. Eu vim atrás de vingança e não me orgulho disso, mas eu paguei por todo o ódio que eu tinha com amor... E de que me adiantou todo esse amor?", falará.

Mariana terá ido à capela na antiga casa de Maria Santa (Duda Santos) e continuará o desabafo diante da imagem de Nossa Senhora. "Eu acho que vô Belarmino é quem tava certo: uma guerra só se resolve com sangue... E eu acho que vou ter que pegar em armas pra ir atrás do que é meu!", ela dirá.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro, quando será substituído por Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 13/7

Quinta, 4/7 (Capítulo 142)
João Pedro pede para conversar com José Inocêncio. João Pedro avisa ao pai que retomará o contrato de venda do cacau junto aos produtores, e informa que está disposto a vender sua casa para Mariana. José ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.