Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Personagem querido

Telespectador da Globo protesta contra fim do gato León em O Sétimo Guardião

Montagem/Divulgação/Globo

Eduardo Moscovis interpreta León na versão humana na novela das nove da Globo - Montagem/Divulgação/Globo

Eduardo Moscovis interpreta León na versão humana na novela das nove da Globo

DANIEL CASTRO e MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 19/12/2018 - 5h18

Interpretado por quatro felinos da raça americana bombaim, o gato León é um dos personagens de maior sucesso de O Sétimo Guardião. É o que mostra pesquisa realizada na semana passada com grupos de telespectadores para avaliar a novela das nove. León foi tão bem recebido que parte do público protestou contra sua exclusão da novela, já que na trama de Aguinaldo Silva ele, na verdade, é um homem que se transformou em gato por desafiar uma maldição e voltará a ser humano em breve.

A novela das nove foi muito bem recebida pelo público, segundo uma alta fonte na Globo, em que pese a audiência baixa, que a emissora atribuiu ao final de ano e horário de verão.

Os grupos de discussão com telespectadores apontaram boa aceitação do casal de protagonistas, Gabriel (Bruno Gagliasso) e Luz (Marina Ruy Barbosa), principalmente pelos mais velhos. Os mais jovens, no entanto, não se empolgaram com os mocinhos --nem com a novela como um todo.

Os telespectadores disseram à Globo que querem mais ações maléficas de Valentina, a vilã de Lilia Cabral, que se divertem com os banhos de beleza de Marilda  (Letícia Spiller) e que estão muito intrigados com o mendigo interpretado por Leopoldo Pacheco, Feliciano. Adoram ver a fonte da água milagrosa, querem saber onde fica.

Mas nada se compara ao sucesso de León, que no capítulo de ontem (18) pela primeira vez mostrou sua cara humana, na pele do ator Eduardo Moscovis. Os telespectadores reclamaram que o gato vai sair da novela. Está previsto que León se livrará definitivamente do castigo de viver como bicho no começo de fevereiro.

Memes de León são publicados todos os dias na página da novela (Reprodução/TV Globo)

Nas próximas semanas, os guardiões explicarão o por quê da maldição. León era um guardião-mor que, mesmo sabendo que sua missão o impedia de ter mulher e filhos, decidiu ter uma última noite de sexo. Quando despertou já erá um felino.

O castigo terminará quando o terceiro guardião-mor tomar posse. Esse homem é Gabriel. A cerimônia que o coroará o líder da irmandade será organizada por Milu (Zezé Polessa) nas últimas semanas de janeiro. 

A Globo realiza pesquisas com grupos de telespectadores sempre nos primeiros 40 capítulos de cada novela. As sondagens detectam aprovação ou rejeição a personagens e tramas e podem mudar radicalmente o rumo de uma novela.

As pesquisas são realizadas durante três dias e reúnem telespectadores em uma sala monitorada, onde eles são estimulados a falarem sobre a produção. Há quatro ou cinco grupos por dia, que incluem homens, mulheres, negros, brancos, pobres e ricos, de classe A a D.

Um termômetro do resultado obtido com a pesquisa já rolava nas redes sociais desde a segunda semana de exibição da trama, em novembro. O sucesso de León foi quase instantâneo. Fãs do felino apontam o gato como o "melhor ator" da história de Aguinaldo Silva.

Declarações de amor ao bichano também pipocam todos os dias. E a Globo não perdeu tempo, passou a usar memes do gato na página oficial da novela das nove. Agora, León dá até spoiler.

reprodução/TV globo

Desenho de León em spoiler; imagem ilustra texto da chegada de Marcos Paulo (Nany People)

Mesmo com data para sair, o que vai ser um problema bom para o autor resolver, o bichano foi apresentado desde o início como protagonista e o oitavo guardião da fonte. O diretor artístico, Rogério Gomes, o Papinha, inclusive, diz que o seu maior desafio nesta novela era fazer o gato atuar.

"É difícil trabalhar com animal, ainda mais com as coisas que ele tem de fazer. Trouxemos quatro gatos de Los Angeles [EUA], com uma certa antecedência e ainda filhotes. Fomos treinando eles", comenta o diretor.

Muitas das ações de León estão sendo feitas com recursos tecnológicos. Além dos gatos verdadeiros, tem um animatronic (robótico) e muito do que o público vê, como olhos flamejando, são efeitos de animação gráfica.

Aguinaldo Silva revela qual foi o seu desejo ao colocar um animal tão especial na história. "Eu tenho fixação com gato. Tive gato a vida inteira, sempre um de cada vez. Mas me inspirei nessa coisa de que o gato é um animal mágico e sempre foi perseguido porque era considerado um espírito do mal. Quis um negro porque tem essa coisa de gato preto dar azar, e isso é puro preconceito", conta o autor de O Sétimo Guardião. 

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.