Voto de confiança
Fotos: Reprodução/TV Globo
Gabriel (Bruno Gagliasso) e Luz (Marina Ruy Barbosa) em cena de O Sétimo Guardião, da Globo
DANIEL CASTRO e MÁRCIA PEREIRA
Publicado em 14/12/2018 - 4h36
Abaixo da meta de 30 pontos de média no Ibope, O Sétimo Guardião já tem mais de 90 capítulos escritos e seguirá sem intervenção por parte da direção da Globo. A trama de Aguinaldo Silva foi muito bem avaliada na primeira pesquisa com grupos de discussão formados por telespectadores, na semana passada. O clima nos bastidores é tranquilo. A emissora atribuiu a queda da audiência, que afeta toda a sua programação, ao fim de ano e ao horário de verão.
Ao contrário do quem vem se especulando, não está ocorrendo cortes nos capítulos na ilha de edição. O Notícias da TV teve acesso aos roteiros dos 42 primeiros episódios, entregues pelo autor à produção bem antes de as gravações começarem. Vinte oito capítulos foram exibidos até agora. Somente os da semana da estreia sofreram corte --não por uma questão de aceitação do público, mas por sua duração exagerada.
Para se ter uma ideia, o primeiro capítulo tinha 99 cenas, quando a média por episódio de tamanho normal oscila entre 45 e 60 cenas. O diretor artístico da produção, Rogério Gomes, o Papinha, explicou ao elenco o motivo dos ajustes realizados para cumprir as exigências de tempo da programação. De lá para cá, a trama não passou por nenhuma outra alteração.
Aguinaldo Silva e Papinha estão chateados com as informações que foram publicadas nos últimos dias sobre uma suposta crise nos bastidores da novela. Eles têm acalmado todos os envolvidos na produção de O Sétimo Guardião.
Não houve, pelo menos até agora, nenhum desentendimento entre Silva, Papinha e Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia da Globo. Abreu, aliás, está de férias, fora do Brasil.
As gravações estão em ritmo acelerado devido à proximidade das festas de fim de ano. Papinha e sua equipe de diretores montaram um cronograma para que todos consigam folgar no Natal e no Réveillon, o que nem sempre é possível em uma novela das nove que está no ar.
Aguinaldo Silva já entregou à equipe o capítulo de número 60, que vai ao ar em 19 de janeiro. Pessoas próximas ao novelista dizem que ele prometeu não medir esforços para fazer do folhetim um sucesso. A novela marca seu retorno ao gênero do realismo fantástico.
Uma nova avaliação de O Sétimo Guardião só será feita depois de 15 de janeiro. Se constatarem rejeição do público e outros problemas, mudanças serão feitas.
Procurada pelo Notícias da TV, a Globo negou oficialmente a notícia de que a novela estaria sob intervenção de Silvio de Abreu. "Não há mudanças nos capítulos, uma vez que nem os resumos de capítulos mudaram. O clima nos bastidores é bom, e a audiência da novela é estável e boa", respondeu a Comunicação da emissora.
A audiência abaixo da meta para a faixa nobre é atribuída aos feriados e ao início do horário de verão, quando o número de televisores ligados costuma diminuir. Além disso, a novela estreou quando o horário de verão já tinha começado. O Sétimo Guardião está com 28,9 pontos no Ibope da Grande São Paulo. A trama tem perdido público desde que estreou, há um mês.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5
Sexta, 17/5 (Capítulo 161)
A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião.
Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião.
Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.