Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOSÉ LORETO

Tadeu tem raiva de se apaixonar por irmão em Pantanal: 'Se socam e se amam'

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

O ator José Loreto está em cima de um cavalo caracterizado como o peão Tadeu da novela Pantanal

José Loreto interpreta o peão Tadeu, filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 13/4/2022 - 6h40

Intérprete de Tadeu na segunda fase de Pantanal, José Loreto adianta que o grande problema do peão será sua complexa relação com Jove (Jesuíta Barbosa). Criado como afilhado de José Leôncio (Marcos Palmeira), ele vai se deparar com a rejeição paterna que estava presa dentro dele há anos. O personagem vai gostar do irmão, mas terá raiva do seu sentimento na novela das nove da Globo. "Eles se socam e se amam", resume o ator.

A história criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente em 1990 explora bem a rivalidade entre irmãos. Tadeu vai se deparar com Jove recebendo todo o afeto guardado pelo fazendeiro há mais de duas décadas, afinal o herdeiro do pecuarista com Madeleine (Karine Teles) foi criado achando que o pai estava morto.

José Leôncio não soube lidar com a perda do menino nem com o ódio que passou a sentir da ex-mulher. Para completar, ele preferiu deixar a paternidade de Tadeu em segredo, criando um verdadeiro mistério em torno desse assunto, que só será desvendado mais para frente.

O fato de Jove ir atrás do pai nos próximos capítulos e "roubar" o lugar do herdeiro de Filó (Dira Paes) virará um "monstro" na cabeça de Tadeu. "Essa irmandade do Tadeu e do Joventino é diferente de qualquer outro papel que eu já fiz, porque eu acho que o meu personagem amadurece em cena", explica Loreto, que complementa:

Para o Tadeu, a vida estava ótima antes de o Joventino chegar. Ele chega e desperta o ciúme. O personagem pensa: 'Poxa, eu tinha um padrasto, por que que eu não posso ter um pai que nem ele? Por que que eu não recebo esse olhar que esse cara intrigante me passa?' Assim como na vida real, na ficção, a gente carrega coisas. Carrega esses questionamentos.

O intérprete afirma que Tadeu sempre viu o "padrinho" como um homem muito misterioso. "Ele chega perto de você, mas você não sabe se ele vai te dar um beijo ou um soco. E o Joventino causa isso no Tadeu, ele não entende o que está sentindo", continua o artista.

Loreto conta que Jesuíta Barbosa tem isso na interpretação de Jove, um olhar com uma baita ironia, algo que mexe com a inteligência emocional do peão.

Eu me apaixonei pelo Jesuíta e me apaixono pelo Joventino, e o Tadeu tem isso, ele se apaixona e se sente preterido. Ele tem raiva de gostar desse cara, porque ele queria odiar esse cara, porque ele é o peão dos sonhos que o pai quer, mas o pai projeta no Joventino o que o Tadeu tem.
José Loreto contracena com Marcos Palmeira

José Loreto contracena com Marcos Palmeira na novela das nove (Fábio Rocha/TV Globo)

Terceiro irmão

Para completar a disputa dentro da família, em breve um terceiro irmão surgirá. José Leôncio descobrirá que teve um filho com a prostituta Generosa (Giovana Cordeiro), a mulher que tirou sua virgindade no primeiro capítulo da história.

José Lucas do Nada será interpretado por Irandhir Santos, trazendo no rosto a prova de que é um Leôncio. O ator deu vida a Joventino, pai de José Leôncio que desapareceu na mata e que o público está vendo agora que se transformou no Velho do Rio (Osmar Prado).

Loreto acha que José Lucas é o mais diferente dos três irmãos. "Acho que os dois personagens [Tadeu e Jove] têm um lado maternal ou uma ligação com a mãe muito mais forte do que o Zé Lucas."

Imersão em vida de peão

Aos 37 anos, José Loreto está fascinado pelo trabalho. Ele foi um dos atores do elenco que passou mais tempo no Pantanal e abraçou a vida de pantaneiro para valer. Criado em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o ator fez uma imersão e abraçou a família que tem em cena como se fosse a sua.

O intérprete contracena mais com Marcos Palmeira, justamente o ator que fez Tadeu na primeira versão de Pantanal em 1990. "E foi muito importante a gente se unir lá no Pantanal, de termos nos aproximado mesmo, de verdade, porque é isso, né? Dá intimidade em cena, dá uma liberdade", conclui o ator.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#96 - Mulher-onça e casos de família na segunda fase de Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.