Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

NO AR TERÇA

Pantanal: Quem é quem na segunda fase? Veja antes e depois dos personagens

FOTOS: JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Montagem de Renato Góes e Marcos Palmeira em diferentes fases de Pantanal; ambos usam barba por fazer e cabelos cheios, e vestem camisa e chapéu de palha em ensaio de divulgação de Pantanal

Renato Góes e Marcos Palmeira vivem o protagonista José Leôncio em diferentes fases de Pantanal

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 9/4/2022 - 21h00
Atualizado em 11/4/2022 - 20h17

Vinte anos separam as duas fases de Pantanal e, para representar a passagem de tempo, novos atores assumirão a pele dos protagonistas. É o caso de Marcos Palmeira, que tomará José Leôncio das mãos de Renato Góes. Mais velho, o peão da novela das nove da Globo terá uma relação conturbada com Jove (Jesuíta Barbosa).

Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) terá criado o herdeiro no Rio de Janeiro. A mulher, aliás, mentirá sobre o paradeiro de José Leôncio. Jove crescerá acreditando que o pai está morto, mas encontrará dezenas de cartas do roceiro escritas pelo roceiro após a passagem de tempo. Será Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado) que explicará a verdade ao sobrinho.

Durante todo esse período, o fazendeiro sofrerá com a falta do filho. Principalmente quando descobrir que o herdeiro não sabe da existência dele. Contudo, ele terá o apoio incansável de Filó (Leticia Salles/Dira Paes), e de seu outro filho, Tadeu (Gustavo Corasini/José Loreto) --a quem trata como afilhado--, para superar a situação.

Tudo mudará quando Jove chegar ao Pantanal, com o desejo de conhecer o pai. Mas as diferenças entre os dois balançarão a relação entre pai e filho, assim como acabou com o romance entre Madeleine e José Leôncio. Essa sina da família só mudará quando o fotógrafo jogar tudo de lado para viver um romance com Juma (Alanis Guillen).

Neste meio-tempo, o personagem de Marcos Palmeira viverá em um impasse: amar seu herdeiro legítimo, com costumes tão diferentes, ou o filho que sempre tratou como afilhado, mas que é a perfeita figura do que deseja para um Leôncio. Porém, nem só do drama do boiadeiro será a segunda fase do folhetim.

A nova etapa também trará uma série de novos personagens. Tenório (Murilo Benício), um homem conservador e preconceituoso, vai se mudar para o Pantanal e será vizinho de José Leôncio. Ele virá com a mulher, Maria (Isabel Teixeira), a quem ele destratará e chamará de Maria Bruaca, e a filha, Guta (Julia Dalavia), uma jovem decidida que se interessará por Jove e que encantará Alcides (Juliano Cazarré), um funcionário da fazenda. 

Ao mesmo tempo, Tenório esconderá um segredo: ele terá outra família, formada por Zuleica (Aline Borges), Renato (Gabriel Santana), Marcelo (Lucas Leto) e Roberto (Cauê Campos). José Lucas de Nada (Irandhir Santos), Zaquieu (Silvero Pereira) e Zefa (Paula Barbosa) são outros personagens que entrarão na segunda fase do folhetim.

Veja o futuro dos protagonistas da primeira parte:  

Bruna Linzmeyer e Karine Teles vivem Madeleine em Pantanal

Bruna Linzmeyer e Karine Teles vivem Madeleine

Madeleine vira influenciadora digital

Agora na pele de Karine Teles, Madeleine largará a vida pantaneira de vez e continuará vivendo junto com Mariana (Selma Egrei) e Irma. A relação com o herdeiro será complicada, uma vez que o rapaz não se identificará em nada com a vida agitada da mãe. 

No final das contas, a dondoca terá construído a vida que a mãe sempre sonhou. A loira trabalhará como influenciadora digital e viverá rodeada do luxo e do status da família Novaes --mesmo depois que Antero (Leopoldo Pacheco) morrer

Camila Morgado é versão mais velha de Malu Rodrigues em Pantanal

Malu Rodrigues divide Irma com Camila Morgado

Irma mantém rixa com Madeleine

Madeleine nunca superará as investidas de Irma em José Leôncio. A relação delas nunca voltará a ser como era antes do fazendeiro aparecer. Camila Morgado, que assumirá o papel de Malu Rodrigues, adiantou que haverão muitas intrigas entre as irmãs --com direito a uma pitada de humor. 

A ruiva também será um conforto na atribulada vida de Jove. O rapaz nutrirá uma relação afetuosa com a tia, muito diferente da que terá com a mãe. A primogênita dos Novaes mandará o rapaz ao Mato Grosso do Sul, e o instruirá sobre os costumes pantaneiros.

Leticia Salles e Dira Paes interpretam Filó em nova versão de Pantanal

Leticia Salles e Dira Paes interpretam Filó

Filó vira 'patroa' de José Leôncio

Com a partida de Madeleine, um lugar ficou vago na fazenda de José Leôncio: o de "patroa". Esse espaço será assumido por Filó na segunda fase da novela. A ex-prostituta começará a dar as cartas na fazenda: além de cozinhar e lavar, ela terá participação ativa na organização das comitivas e no gerenciamento do gado.

A relação com Leôncio, contudo, não ficará totalmente às claras. Ela será companheira dele, mas eles terão quartos separados A funcionária admitirá que Tadeu é filho do pecuarista ainda na primeira fase --segredo que ele preferirá manter somente entre os três. O "afilhado" do peão, inclusive, morrerá de ciúme quando Jove chegar à fazenda. 

Gabriel Stauffer e Caco Ciocler são o psicoterapeuta Gustavo em Pantanal

Gabriel Stauffer e Caco Ciocler são Gustavo

Gustavo segue obcecado

A passagem de tempo não trará maturidade emocional para Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler). Ele continuará obcecado por Madeleine, e perseguirá a mulher o tempo inteiro. Com a volta de Jove para os braços do pai, a possibilidade iminente de um reencontro fará com que ele fique ainda mais surtado. 

O mestre em análise comportamental terá um ar bem mais vilanesco que na primeira versão do folhetim. Ele assumirá embates diretos com José Leôncio na segunda fase da trama. 

Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), Pantanal é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Diferentemente de outros folhetins exibidos recentemente pela Globo, a história não está totalmente gravada e seguirá o formato de obra aberta, podendo sofrer alterações nos roteiros.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 20/8

Sexta, 12/8 (Capítulo 119)
Muda e Alcides perguntam a Juma se eles podem contar com ela para matar Tenório na tapera. Jove pede a Filó para avisar José Leôncio que a casa do Rio de Janeiro foi assaltada e que ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.