Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TIRA O BOLOR

Renascer abandona versão de 1993 e parte para ineditismo com DNA e intersexo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Lívia Silva está em cena como Teca na novela Renascer

Teca (Lívia Silva) em Renascer: gestante encara novidades do remake, como DNA e bebê intersexo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 10/6/2024 - 6h15

O remake de Renascer vai tirar o mofo a partir desta semana, quando o exame de DNA do filho que Teca (Lívia Silva) espera acabará com a farsa do neto do coronel. Essa é uma atualização importante feita pelo autor Bruno Luperi, que apresentará outras novidades, como um bebê intersexo e o amor entre duas mulheres. Até agora, somente a identidade de gênero de Buba (Gabriela Medeiros) era algo inédito em relação ao que a trama original havia exibido em 1993.

A história que está no horário nobre começou a ser criada nos anos 1970, a partir de experiências reais que Benedito Ruy Barbosa teve durante uma viagem ao Sul da Bahia. Damião (vivido por Xamã no remake), por exemplo, foi um jagunço que o novelista conheceu.

Neto do criador de Renascer, Luperi fez um plano de voo antes da estreia do remake. Em janeiro deste ano, ele já tinha os primeiros 100 capítulos prontos, diferentemente da segunda versão de Pantanal (2022), que foi uma obra fechada. O autor tinha entregue até o antepenúltimo capítulo de sua empreitada na véspera da estreia.

Já em Renascer, nesses quatro meses de exibição, o novelista acompanhou a repercussão do remake, além de sentir como os atores se ajustaram aos personagens e quais dificuldades surgiram nessa caminhada.

Ele foi mexendo aqui e acolá aos poucos, mas sem mudar o curso da história. Tirou muitas formas de falar que, mesmo atualizadas, ainda não soavam bem, colocando contrapontos ao machismo e aos preconceitos dos personagens. Em vez de se calarem, as mulheres passaram a colocar o dedo na ferida, a apontar o que estava errado. 

Mas só agora, na segunda metade da trama, Renascer vai ganhar um caminho que não seguirá mais de mãos dadas com a versão original. O DNA é uma das dinâmicas inéditas, assim como a família de Buba. Agora, não vai demorar tanto para acontecer algo que não ocorreu no passado. 

Outra novidade que já começa a ganhar contornos interessantes nesta semana é o surgimento da paixão de Zinha (Samantha Jones) por Joana (Alice Carvalho). A mulher de Tião (Irandhir Santos) também pensará cada vez mais na amiga, sem entender o que isso representa.

Elas vão se tornar um casal na reta final. Na versão passada, Joana (Tereza Seiblitz) se envolveu com o padre Lívio (Jackson Costa), que no remake virou pastor Lívio (Breno da Matta). 

O  bebê de Teca é outro exemplo de mudança consistente. Em 1993, Buba era uma pessoa intersexo --na época, chamada de hermafrodita. Agora, será a criança quem nascerá assim, com genitália ambígua. O parto está previsto para ir ao ar no próximo dia 19.

Renascer ficará no ar até setembro e será substituída por Mania de Você, novela escrita por João Emanuel Carneiro


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.