Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MOCIDADE

Renascer: Iza perde papel de Maria Santa para 'novinha' por ser 'velha demais'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com fotos de Iza e Duda Santos

Iza e Duda Santos: cantora perdeu o papel de Maria Santa em Renascer para atriz 12 anos mais nova

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 11/9/2023 - 7h00

Um dos papéis mais importantes da primeira fase de Renascer, a romântica Maria Santa caiu nas mãos de Duda Santos, que interpretou a decidida Isa em Travessia (2023). Na versão de 1993, a personagem fez Patrícia França --que havia protagonizado a minissérie Tereza Batista (1992)-- se tornar conhecida no Brasil inteiro. O sucesso foi tanto que os telespectadores insistiram para a atriz voltar em algum outro papel na segunda fase da novela --o que não foi aceito pelo autor Benedito Ruy Barbosa.

Duda Santos ganhou o trabalho após a direção da novela descartar a escalação de Iza. A cantora e jurada do The Voice foi cotada para estrear como atriz interpretando a personagem --que tem destaque apenas nos cinco capítulos da primeira fase da trama--, mas a idade da artista pesou.

Aos 33 anos, Iza não imprimia a jovialidade necessária para o papel de uma mocinha virgem que nem chegou à maioridade. Em 1993, Patrícia estava com 22 e apresentava um físico menor, com uma estrutura mais "mignon", o que fazia com que ela aparentasse menos idade.

Os diretores da nova versão de Renascer avaliaram que Iza poderia não convencer neste tipo de personagem, que exige uma mocidade que a artista não tem, e temeram expor a cantora a uma rejeição desnecessária.

Havia o interesse de oferecer outro papel para a artista, mas com uma agenda de shows lotada e outros trabalhos já acertados, ela não poderia se comprometer a fazer uma novela inteira --pelo menos, não por agora.

Foi por esse motivo que Iza não recebeu nem convite para fazer o trabalho, o que foi informado pela assessoria da cantora. A ideia de ter a beldade nas novelas não evoluiu e foi logo descartada.

Duda Santos fez teste para interpretar Maria Santa e foi muito bem avaliada pelo autor Bruno Luperi e pelo diretor artístico Gustavo Fernandez. Aos 21 anos, ela foi considerada o tipo ideal para dar corpo à Santinha, o grande amor de José Inocêncio --vivido por Leonardo Vieira na primeira versão.

Na tarde da última quarta-feira (6), vários atores foram testados para os personagens do remake --incluindo o protagonista no início da história. Marcos Palmeira já acertou sua participação como o coronel na fase adulta.

Sem voltar na segunda fase da novela, Patrícia França acabou escalada para protagonizar Sonho Meu (1993) assim que foi liberada de Renascer. Ela voltou a fazer par com Leonardo Vieira na novela das seis no mesmo ano em que a trama das nove estava no ar. Mas a nova dobradinha não repetiu o sucesso de Maria Santa e José Inocêncio.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 4 a 16/3

Segunda, 4/3 (Capítulo 37)
José Inocêncio interrompe o confronto entre Damião e João Pedro. Damião afirma a José Inocêncio que ninguém o impedirá de se casar com Ritinha. Inácia avisa a Ritinha que Damião não a ama. José Inocêncio pede ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.