Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORONEL ASSASSINADO

Renascer: José Inocêncio matou Belarmino? Visões de Teca acabam com dúvida

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com cenas de Belarmino (Antonio Calloni) e Teca (Lívia Silva) na novela Renascer

Belarmino (Antonio Calloni) e Teca (Lívia Silva) em cenas de Renascer: visões sobrenaturais

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 23/5/2024 - 21h20

As cenas da morte de Belarmino (Antonio Calloni) passarão a atormentar Teca (Lívia Silva) em Renascer. A menina deixará todos chocados com sua mediunidade, ainda mais quando começar a desvendar o assassinato do avô de Mariana (Theresa Fonseca). Se o remake seguir à risca a trama original, a adolescente verá José Inocêncio (Marcos Palmeira) atirando no coronel na novela das nove da Globo.

O público acompanhará a continuação das visões da gestante no capítulo desta quinta (23). Ela assustará Morena (Ana Cecília Costa) ao dizer que o tiro que feriu José Inocêncio (vivido por Humberto Carrão na primeira fase) na segunda tocaia e a bala que matou Belarmino saíram da mesma arma --justamente a fixada na parede da fazenda da ex-prostituta.

Para piorar, Teca parecerá incorporar o espírito do bigodudo e andará pela casa em transe. Mariana acordará apavorada no meio da noite e verá a garota mirando a espingarda contra ela.

"Agora te pego, mardito, dessa vez tu não me escapa", balbuciará a médium, que recobrará a consciência com o grito da protagonista. "É que... É... Que eu tava com medo... Achei que tivesse ôvido barulho de passo. Eu tive medo de tá vîno gente", alegará a garota.

Só que a ex-namorada de Du (José Duboc) voltará a ser atormentada por essas lembranças no capítulo do próximo dia 29. Ela entrará em um novo transe e verá com mais detalhes a morte do crápula --deixando Mariana, Buba (Gabriela Medeiros) e Inácia (Edvana Carvalho) impressionadas.

A adolescente contará tudo o que terá visto, e José Inocêncio se ofenderá quando a mulher sugerir que foi ele mesmo quem matou o avô dela. A acusação provocará uma nova crise no casamento.

Quem matou coronel Belarmino em 1993?

Na primeira versão da trama, José Inocêncio (Antonio Fagundes) também alegava que não tinha nada a ver com o atentado a Belarmino (José Wilker). Mas o produtor de cacau não conseguiu manter a mentira em uma conversa com o padre Lívio (Jackson Costa).

"Se eu matei? Então fui eu quem roubou o dinheiro que tinha dado a ele em pagamento das roças. E o padre acredita numa coisa dessas?", indagou o fazendeiro. "Não, sinceramente não. Mas eu acredito que tenha partido de você o tiro que despachou o pobre", disparou o religioso. O silêncio de Inocêncio na sequência deixou subentendido que o padre Lívio estava certo.

José Wilker em cena da morte de Belarmino

Belarmino (José Wilker) após levar tiros

Mais adiante, uma premonição de Teca (Palomma Duarte) confirmou a autoria do crime. A menina deixou o protagonista impressionado ao narrar a cena da morte do coronel.

"Os dois tavam de branco. O homi que vinha num cavalo, e um moço que tava a pé. O moço tava com o braço machucado e pendurado, ma memo assim ele levantou a arma dele, apontou e atirou pela primeira vez no homi", afirmou a protegida de Buba (Maria Luisa Mendonça).

"O homi de branco caiu do cavalo, se arrastou no meio das folhas. O moço continuou atirando, atirando, atirando. Só parou de atirar quando o homi de branco ficou quieto, abraçado num pé de cacau", continuou ela, enquanto o público via um flashback do assassinato.

"Quem era esse homi de branco?", questionou José Inocêncio, pasmo. "Belarmino. O nome dele era Belarmino", cravou Teca. "E o outro moço de branco quem era? Ele tava com o braço esquerdo dele numa tipoia?", perguntou o fazendeiro.

Tava, do jeito que voinho tá falando. E ele sentiu muita dor cada vez que atirava... Era voinho. Foi voinho que matou o mardito. Era você o mocinho.

"Ainda bem que você falou que matei um mardito, não um santo", soltou ele, em tom de confissão. "Mardito porque foi ele que desgraçou a vida de Marianinha", disparou a jovem, confirmando que foi mesmo o coronel quem engravidou a irmã de Santinha (Patrícia França).

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 12 a 22/6

Quarta, 12/6 (Capítulo 123)
Egídio propõe uma trégua para José Inocêncio. Sandra faz acusações contra Eliana ao saber que a ex-amiga está se relacionando com seu pai. Lu convida os filhos de Tião para estudar na escola. Inácia tranquiliza Teca ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.