Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORONEL ASSASSINADO

Renascer: José Inocêncio matou Belarmino? Visões de Teca acabam com dúvida

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com cenas de Belarmino (Antonio Calloni) e Teca (Lívia Silva) na novela Renascer

Belarmino (Antonio Calloni) e Teca (Lívia Silva) em cenas de Renascer: visões sobrenaturais

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 23/5/2024 - 21h20

As cenas da morte de Belarmino (Antonio Calloni) passarão a atormentar Teca (Lívia Silva) em Renascer. A menina deixará todos chocados com sua mediunidade, ainda mais quando começar a desvendar o assassinato do avô de Mariana (Theresa Fonseca). Se o remake seguir à risca a trama original, a adolescente verá José Inocêncio (Marcos Palmeira) atirando no coronel na novela das nove da Globo.

O público acompanhará a continuação das visões da gestante no capítulo desta quinta (23). Ela assustará Morena (Ana Cecília Costa) ao dizer que o tiro que feriu José Inocêncio (vivido por Humberto Carrão na primeira fase) na segunda tocaia e a bala que matou Belarmino saíram da mesma arma --justamente a fixada na parede da fazenda da ex-prostituta.

Para piorar, Teca parecerá incorporar o espírito do bigodudo e andará pela casa em transe. Mariana acordará apavorada no meio da noite e verá a garota mirando a espingarda contra ela.

"Agora te pego, mardito, dessa vez tu não me escapa", balbuciará a médium, que recobrará a consciência com o grito da protagonista. "É que... É... Que eu tava com medo... Achei que tivesse ôvido barulho de passo. Eu tive medo de tá vîno gente", alegará a garota.

Só que a ex-namorada de Du (José Duboc) voltará a ser atormentada por essas lembranças no capítulo do próximo dia 29. Ela entrará em um novo transe e verá com mais detalhes a morte do crápula --deixando Mariana, Buba (Gabriela Medeiros) e Inácia (Edvana Carvalho) impressionadas.

A adolescente contará tudo o que terá visto, e José Inocêncio se ofenderá quando a mulher sugerir que foi ele mesmo quem matou o avô dela. A acusação provocará uma nova crise no casamento.

Quem matou coronel Belarmino em 1993?

Na primeira versão da trama, José Inocêncio (Antonio Fagundes) também alegava que não tinha nada a ver com o atentado a Belarmino (José Wilker). Mas o produtor de cacau não conseguiu manter a mentira em uma conversa com o padre Lívio (Jackson Costa).

"Se eu matei? Então fui eu quem roubou o dinheiro que tinha dado a ele em pagamento das roças. E o padre acredita numa coisa dessas?", indagou o fazendeiro. "Não, sinceramente não. Mas eu acredito que tenha partido de você o tiro que despachou o pobre", disparou o religioso. O silêncio de Inocêncio na sequência deixou subentendido que o padre Lívio estava certo.

José Wilker em cena da morte de Belarmino

Belarmino (José Wilker) após levar tiros

Mais adiante, uma premonição de Teca (Palomma Duarte) confirmou a autoria do crime. A menina deixou o protagonista impressionado ao narrar a cena da morte do coronel.

"Os dois tavam de branco. O homi que vinha num cavalo, e um moço que tava a pé. O moço tava com o braço machucado e pendurado, ma memo assim ele levantou a arma dele, apontou e atirou pela primeira vez no homi", afirmou a protegida de Buba (Maria Luisa Mendonça).

"O homi de branco caiu do cavalo, se arrastou no meio das folhas. O moço continuou atirando, atirando, atirando. Só parou de atirar quando o homi de branco ficou quieto, abraçado num pé de cacau", continuou ela, enquanto o público via um flashback do assassinato.

"Quem era esse homi de branco?", questionou José Inocêncio, pasmo. "Belarmino. O nome dele era Belarmino", cravou Teca. "E o outro moço de branco quem era? Ele tava com o braço esquerdo dele numa tipoia?", perguntou o fazendeiro.

Tava, do jeito que voinho tá falando. E ele sentiu muita dor cada vez que atirava... Era voinho. Foi voinho que matou o mardito. Era você o mocinho.

"Ainda bem que você falou que matei um mardito, não um santo", soltou ele, em tom de confissão. "Mardito porque foi ele que desgraçou a vida de Marianinha", disparou a jovem, confirmando que foi mesmo o coronel quem engravidou a irmã de Santinha (Patrícia França).

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 19 a 29/6

Quarta, 19/6 (Capítulo 129)
Teca avisa a Du que não deixará o filho para fugir com o rapaz. Augusto conta a Buba que tudo indica que a criança de Teca é intersexo. Zinha se enfurece com a presença de Mariana ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.