Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA CHANCE

Globo define substituta de Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo

RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO

Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam se abraçam em foto posada de Mulheres Apaixonadas

Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam em Mulheres Apaixonadas: reprise já tem substituta

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 2/10/2023 - 21h00

A Globo bateu o martelo e definiu que Salve Jorge vai substituir Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo. Fiasco na TV aberta em sua exibição original, a novela de Gloria Perez faz sucesso no Globoplay e está sempre no Top 10 de produções mais vistas da plataforma. A emissora entende que há um público disposto a ver (ou a rever) as aventuras de Morena (Nanda Costa) contra o tráfico de mulheres na Turquia.

Foi durante a exibição de Salve Jorge que Gloria Perez soltou a clássica frase "Pobre de quem não consegue voar" para responder quem criticava os furos no folhetim. Vários erros de continuidade da história viraram piada entre os telespectadores. A mocinha chegou a aparecer com a barriga de grávida em uma cena e sem a barriga na seguinte.

Até o cabelo de Morena tirou o público do sério. Com todas as cenas na Turquia gravadas antes de a novela estrear, o visual da protagonista mudou no início, e o erro de continuidade grosseiro chamou a atenção das pessoas.

O fato de a grande vilã da história, Lívia (Claudia Raia), matar as pessoas com uma seringa também despertou a fúria dos telespectadores. Em algumas cenas, ela estava com uma bolsa minúscula e a sua "arma" surgia do nada --e desaparecia da mesma maneira.

estevam avellar/tv globo

Nanda Costa é a protagonista de Salve Jorge

Por tudo isso, a escolha de Salve Jorge para ocupar o lugar da clássica história de Manoel Carlos é vista com bastante desconfiança. A explicação é o desempenho da novela na plataforma de streaming e a intenção de dar uma segurada na quantidade de obras de Walcyr Carrasco.

A ideia da equipe de programação era exibir Amor à Vida (2013) e surfar na onda da popularidade do vilão Félix (Mateus Solano), que foi um tremendo hit. O problema seria a overdose do autor de Terra e Paixão nas faixas de reprises. Êta Mundo Bom! (2016), O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003) foram exibidas recentemente.

A decisão da Globo em exibir apenas novelas das nove no Vale a Pena Ver de Novo diminuiu bastante o leque de opções. Isso porque, com raras exceções, a emissora prefere reprisar tramas mais recentes, dentro de um intervalo de cerca de dez anos; Salve Jorge está bem no limite.

A grande questão é que os maiores sucessos de audiência da última década são assinados por Carrasco: além de Amor à Vida, tem O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019). Novelas populares como Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017) já foram reprisadas nos últimos anos; a de João Emanuel Carneiro, no Vale a Pena Ver de Novo, em 2020, e a de Gloria Perez, no horário nobre durante a pandemia, em 2021.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.