Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SANGUE NOS OLHOS

Quem matou o coronel Belarmino em Renascer? Mariana vai atrás de vingança

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antonio Calloni com expressão séria em cena da novela Renascer

Belarmino (Antonio Calloni) em cena de Renascer; coronel aparecerá para instigar a neta

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 10/4/2024 - 20h30

O espírito de Belarmino (Antonio Calloni) aparecerá do Além para instigar Mariana (Theresa Fonseca) contra José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer. Contaminada pelo ódio do avô, a jovem retomará o desejo de vingança e prometerá reconquistar todas as propriedades que pertenciam à sua família na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quarta (10), a mocinha tomará um susto quando estiver observando as terras da casa de Morena (Ana Cecília Costa) --para onde irá depois de brigar com o marido.

A imagem de Belarmino surgirá na frente dela com um recado. "Você tem em tuas mão, hoje, o que teu avô nem home ninhum nunca tiveram, Mariana: a vida de José Inocêncio!", disparará a assombração.

"Do sujeito que desgraçô a nossa família!", entenderá a soteropolitana. "Por isso eu digo que se acontecer alguma coisa com ele numa das curva desse caminho seria...", insinuará o crápula. "Seria justo, muito justo... Justíssimo!", completará a herdeira.

Mariana sentirá na pele toda a raiva que o avô sentia por José Inocêncio e tomará uma decisão. Depois de levar mais um fora de João Pedro (Juan Paiva), a garota voltará para a fazenda Jequitibá-Rei. 

Ela ainda jurará para si mesma que conseguirá passar as terras que eram de Belarmino para seu nome. E ganhará uma aliada inusitada na missão: Eliana (Sophie Charlotte).

A dondoca dará dicas de sedução para a moça reconquistar o produtor de cacau e sugerirá que ela seja mais esperta caso queira mesmo conseguir as propriedades.

Assassino revelado

A identidade do assassino do coronel veio à tona na novela de 1993. Se Bruno Luperi seguir mesmo à risca a trama original de Benedito Ruy Barbosa, a morte do vilão só será desvendada no meio do folhetim.

Na primeira versão, José Inocêncio (Antonio Fagundes) também alegava que não tinha nada a ver com o atentado a Belarmino (José Wilker). Mas o produtor de cacau não conseguiu manter a mentira em conversa com o padre Lívio (Jackson Costa).

"Se eu matei? Então fui eu quem roubou o dinheiro que tinha dado a ele em pagamento das roças. E o padre acredita numa coisa dessas? Que eu seria capaz de fazer isso?", indagou o fazendeiro. "Não, sinceramente não. Mas eu acredito que tenha partido de você o tiro que despachou o pobre", disparou o religioso.

"Você não roubou o defunto, mas apenas entregou na mão da mulher dele, a vó de Mariana, o dinheiro que você já tinha dado a ele. Ou não?", questionou o pároco. O silêncio de José Inocêncio na sequência deixou subentendido que o padre Lívio estava certo.

Mais adiante, uma premonição de Teca (Palomma Duarte) confirmou a autoria do crime. A menina deixou o protagonista de cabelo em pé ao narrar a cena da morte do inimigo.

"Os dois tavam de branco. O homi que vinha num cavalo, e um moço que tava a pé. O moço tava com o braço machucado e pendurado, ma memo assim ele levantou a arma dele, apontou e atirou pela primeira vez no homi", afirmou a protegida de Buba (Maria Luisa Mendonça).

"O homi de branco caiu do cavalo, se arrastou no meio das folhas. O moço continuou atirando, atirando, atirando. Só parou de atirar quando o homi de branco ficou quieto, abraçado num pé de cacau", continuou ela, enquanto o público via um flashback do assassinato.

"Quem era esse homi de branco?", questionou José Inocêncio, pasmo. "Belarmino. O nome dele era Belarmino", cravou Teca. "E o outro moço de branco quem era? Ele tava com o braço esquerdo dele numa tipoia?", perguntou o fazendeiro.

Tava, do jeito que voinho tá falando. E ele sentiu muita dor cada vez que atirava... Era voinho. Foi voinho que matou o mardito. Era você mocinho.

"Ainda bem que você falou que matei um mardito, não um santo", soltou ele, em tom de confissão. "Mardito porque foi ele que desgraçou a vida de Marianinha", disparou a jovem, confirmando que foi mesmo o coronel quem engravidou a irmã de Santinha (Patrícia França).

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.