Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SANGUE NOS OLHOS

Quem matou o coronel Belarmino em Renascer? Mariana vai atrás de vingança

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antonio Calloni com expressão séria em cena da novela Renascer

Belarmino (Antonio Calloni) em cena de Renascer; coronel aparecerá para instigar a neta

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 10/4/2024 - 20h30

O espírito de Belarmino (Antonio Calloni) aparecerá do Além para instigar Mariana (Theresa Fonseca) contra José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer. Contaminada pelo ódio do avô, a jovem retomará o desejo de vingança e prometerá reconquistar todas as propriedades que pertenciam à sua família na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quarta (10), a mocinha tomará um susto quando estiver observando as terras da casa de Morena (Ana Cecília Costa) --para onde irá depois de brigar com o marido.

A imagem de Belarmino surgirá na frente dela com um recado. "Você tem em tuas mão, hoje, o que teu avô nem home ninhum nunca tiveram, Mariana: a vida de José Inocêncio!", disparará a assombração.

"Do sujeito que desgraçô a nossa família!", entenderá a soteropolitana. "Por isso eu digo que se acontecer alguma coisa com ele numa das curva desse caminho seria...", insinuará o crápula. "Seria justo, muito justo... Justíssimo!", completará a herdeira.

Mariana sentirá na pele toda a raiva que o avô sentia por José Inocêncio e tomará uma decisão. Depois de levar mais um fora de João Pedro (Juan Paiva), a garota voltará para a fazenda Jequitibá-Rei. 

Ela ainda jurará para si mesma que conseguirá passar as terras que eram de Belarmino para seu nome. E ganhará uma aliada inusitada na missão: Eliana (Sophie Charlotte).

A dondoca dará dicas de sedução para a moça reconquistar o produtor de cacau e sugerirá que ela seja mais esperta caso queira mesmo conseguir as propriedades.

Assassino revelado

A identidade do assassino do coronel veio à tona na novela de 1993. Se Bruno Luperi seguir mesmo à risca a trama original de Benedito Ruy Barbosa, a morte do vilão só será desvendada no meio do folhetim.

Na primeira versão, José Inocêncio (Antonio Fagundes) também alegava que não tinha nada a ver com o atentado a Belarmino (José Wilker). Mas o produtor de cacau não conseguiu manter a mentira em conversa com o padre Lívio (Jackson Costa).

"Se eu matei? Então fui eu quem roubou o dinheiro que tinha dado a ele em pagamento das roças. E o padre acredita numa coisa dessas? Que eu seria capaz de fazer isso?", indagou o fazendeiro. "Não, sinceramente não. Mas eu acredito que tenha partido de você o tiro que despachou o pobre", disparou o religioso.

"Você não roubou o defunto, mas apenas entregou na mão da mulher dele, a vó de Mariana, o dinheiro que você já tinha dado a ele. Ou não?", questionou o pároco. O silêncio de José Inocêncio na sequência deixou subentendido que o padre Lívio estava certo.

Mais adiante, uma premonição de Teca (Palomma Duarte) confirmou a autoria do crime. A menina deixou o protagonista de cabelo em pé ao narrar a cena da morte do inimigo.

"Os dois tavam de branco. O homi que vinha num cavalo, e um moço que tava a pé. O moço tava com o braço machucado e pendurado, ma memo assim ele levantou a arma dele, apontou e atirou pela primeira vez no homi", afirmou a protegida de Buba (Maria Luisa Mendonça).

"O homi de branco caiu do cavalo, se arrastou no meio das folhas. O moço continuou atirando, atirando, atirando. Só parou de atirar quando o homi de branco ficou quieto, abraçado num pé de cacau", continuou ela, enquanto o público via um flashback do assassinato.

"Quem era esse homi de branco?", questionou José Inocêncio, pasmo. "Belarmino. O nome dele era Belarmino", cravou Teca. "E o outro moço de branco quem era? Ele tava com o braço esquerdo dele numa tipoia?", perguntou o fazendeiro.

Tava, do jeito que voinho tá falando. E ele sentiu muita dor cada vez que atirava... Era voinho. Foi voinho que matou o mardito. Era você mocinho.

"Ainda bem que você falou que matei um mardito, não um santo", soltou ele, em tom de confissão. "Mardito porque foi ele que desgraçou a vida de Marianinha", disparou a jovem, confirmando que foi mesmo o coronel quem engravidou a irmã de Santinha (Patrícia França).

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/4 a 11/5

Terça, 30/4 (Capítulo 86)
Buba flagra Augusto e Ritinha juntos. Teca deixa Morena perplexa ao fazer um comentário sobre sua casa. Morena comenta com Deocleciano que Teca pode ter vindo atrás de vingança como Mariana. Joana fica assustada com o ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.