Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VENDETA

Quem é pai da Juma em Pantanal? Saiba por que Muda quer se vingar dos Marruá

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Alanis Guillen caracterizada como Juma em cena de Pantanal

Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; ela não sabe ainda que faz parte de uma vendeta na novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2022 - 22h00

Antes de morrer, Gil (Enrique Diaz) deixou a filha Juma (Alanis Guillen) com um alvo preso às costas em Pantanal. A garota está na mira de Muda (Bella Campos), que se aproximou com um único objetivo. Ela quer acabar com os Marruá e, assim, vingar o assassinato do pai pelas mãos do boia-fria na primeira fase da novela das nove da Globo.

A jovem, na verdade, se chama Maria Rute e deixou o interior do Paraná atrás do marido de Maria Marruá (Juliana Paes) no folhetim de Bruno Luperi. Ela, porém, descobriu que o lavrador já tinha batido as botas assim que chegou ao Mato Grosso do Sul.

Com sede de vingança, a personagem de Bella Campos encomendou a cabeça da matriarca para Lúcio (Erom Cordeiro). O jagunço até deu cabo da pobre coitada, mas sofreu uma retaliação nas mãos do Velho do Rio (Osmar Prado). Ele se transformou em uma sucuri para engolir o malfeitor e evitar que ele colocasse as mãos em Juma.

Maria também não deixou a filha desamparada, uma vez que reencarnou em uma onça que ronda o casebre instalado nas terras de José Leôncio (Marcos Palmeira). Ela já avançou contra Muda, mas foi impedida de devorá-la pela namorada de Jove (Jesuita Barbosa).

O animal selvagem, contudo, voltará a atacar em cenas previstas para irem ao ar neste sábado (7). Ele cercará mais uma vez a retirante, que revidará com uma espingarda. Os tiros, porém, vão acertar o peito da entidade interpretada por Osmar Prado.

A atriz Bella Campos como a Muda em cena de Pantanal

Muda (Bella Campos) em Pantanal

Qual o segredo da Muda em Pantanal?

O desejo de Muda por sangue surgiu junto com o conflito por terra que vitimou um dos irmãos de Juma. Eles foram enganados por um "caçador de jacu", termo usado para designar os grileiros que enganam trabalhadores rurais para lhes vender pequenos pedaços de terra e, em seguida, tomá-los de volta.

Gil e Maria se viram obrigados a devolver a propriedade que adquiriram na cidade de Sarandi, mas Chico (Túlio Sperling) não acatou a decisão da Justiça. Ele, então, foi morto por um dos fazendeiros mais poderosos da região, que vinha a ser justamente o pai de Maria Rute.

Cego pela dor de perder um filho, o personagem de Enrique Diaz cobrou o preço do crime em sangue e tirou a vida do latifundiário. Ele, então, iniciou uma vendeta.

Trata-se de uma espécie de rixa que surgiu em algumas sociedades agrárias que habitavam o mediterrâneo, sobretudo na Península Itálica e nos Balcãs. Em suma, é uma sequência de vinganças, levadas a cabo durante anos ou décadas, em que cada uma das partes revida a agressão anterior da outra --até um ponto em que não se saiba mais como a confusão começou.

Uma das histórias mais famosas sobre vendetas é Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré. O romance acompanha um jovem albanês que é obrigado pela família a cumprir o Kanun, um conjunto de leis não escritas, em que o sangue que for retirado de um clã deve ser recobrado matando um membro da família devedora. O livro virou filme com Rodrigo Santoro em 2001.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#99 - Jove e Juma fogem e provocam fúria" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.