BOM APETITE?
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Álvaro (Rodolfo Vaz) prova coxinhas de Danilo (Chay Suede); compacto de Amor de Mãe agradou
Receita que parecia desastrosa a princípio, o "picadinho" de Amor de Mãe surpreendeu o paladar do público. Ao espremer a história dos 102 episódios da primeira temporada em duas semanas, a novela das nove cortou as "gorduras" e agradou até mesmo quem não acompanhou a história desde o início --ainda assim, algumas sequências foram difíceis de engolir.
Os números apontam que o compacto chamou mais a atenção dos telespectadores do que a estreia em si, já que a reapresentação somou 30,9 pontos de audiência na semana passada --cinco décimos a mais de média do que os episódios exibidos entre 25 e 30 de novembro de 2019.
Com pouco espaço para reintroduzir a trama, os cortes da equipe de Manuela Dias foram certeiros ao se livrar de núcleos inteiros e costurar a trama por meio dos depoimentos de Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araujo).
Outro acerto foi exibir algumas das cenas mais tocantes na íntegra, ainda que não tenham a ver diretamente com a busca da babá por Domênico/Danilo (Chay Suede). Mesmo com pouco espaço, a formatura de Camila (Jéssica Ellen) foi exibida sem sobressaltos no primeiro capítulo.
"Eu sou grata por aquela cena porque ela me ensinou qual era a relação da Lurdes com os filhos e também com a vida. Ela me colocou dentro da personagem, me mostrou com clareza como era aquela mulher", aponta Regina Casé ao Notícias da TV.
Camila (Jéssica Ellen) se forma na novela
Camila, aliás, foi fundamental para restabelecer o laço de cumplicidade entre o telespectador e o folhetim. Nem mesmo o coração mais gelado passa impassível diante do drama da professora de História. Abandonada pela mãe biológica no começo da produção, ela ainda perdeu um bebê e até levou um tiro para proteger os alunos durante uma operação policial.
O diálogo entre a personagem de Jéssica Ellen e Lurdes no hospital, em que a jovem admite que não aguenta mais precisar ser "forte" a todo tempo, traz o melhor do texto de Manuela Dias. Por pouco, faz as pessoas em casa "perdoarem" o excesso de realidade e o tom de "mundo cão" que obrigou a roteirista a reformular parte da história.
Um dos problemas centrais é que a sensibilidade da autora desaparece num passe de mágica na hora de escrever o núcleo de Vitória. A experiência de Taís Araujo salva --e muito-- o papel de se tornar um completo desastre, especialmente no momento em que a advogada revela ser mãe de Sandro (Humberto Carrão).
Depois de ver apenas o que há de melhor na novela, o público foi obrigado a engolir a seco a sequência mirabolante em que a ex-namorada de Raul (Murilo Benício) confessa que inventou um intercâmbio na França para se esconder na casa de uma traficante de crianças em uma comunidade do Rio de Janeiro --e ninguém nunca desconfiou de nada.
Esses furos no roteiro já rendem críticas até aos mais experientes, a exemplo de João Emanuel Carneiro que foi massacrado por causa do bendito pendrive de Avenida Brasil (2012). Em Salve Jorge (2012), Gloria Perez chegou a reclamar que o público não sabia "voar" por não comprar todos os seus arroubos folhetinescos.
Com a "bucha" de estrear logo na faixa mais nobre da Globo, Manuela teve que dar a cara a tapa em sua estreia. Com a volta dos capítulos inéditos na próxima segunda (15), ela vai ter a chance de virar o jogo, partir para o ataque e nocautear o telespectador --ou então ver audiência na lona.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril
Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.