CRÍTICA
Paulo Belote/TV Globo
Giovanna Antonelli em cena como Ariella em Segundo Sol: ninguém a reconhece sem máscara?
RAPHAEL SCIRE
Publicado em 4/8/2018 - 5h45
Sucesso inquestionável, Avenida Brasil (2012) ficou marcada por uma falha em questões tecnológicas: Nina (Débora Falabella) não usou um pen drive e acabou perdendo as fotos que tinha de Carminha (Adriana Esteves) e Max (Marcello Novaes). Na época, o autor João Emanuel Carneiro se declarou analfabeto digital. Seis anos depois, ele parece ter aprendido pouco sobre o assunto. Em pleno 2018, alguns acontecimentos de Segundo Sol parecem ter parado em 1999, quando a história começou.
É certo que os avanços tecnológicos "mataram" muitos recursos dramatúrgicos, mas o folhetim de Carneiro abusa de soluções pouco criativas que, para usar uma expressão condizente com elas, são do "arco da velha".
São pequenos deslizes que, somados, comprometem o desenrolar do novelo de conflitos da história. Confira:
reprodução/tv globo
Luzia e Beto nem pensaram em usar buscadores online para descobrirem as reais identidades
Google? É de comer?
As identidades de Beto Falcão/Miguel (Emílio Dantas) e de Luzia/Ariella (Giovanna Antonelli) são frágeis como um cristal. O músico foi esperto o bastante para ligar o fato de que Ariella é Luzia depois de um lapso de Ícaro (Chay Suede), contando sobre o tempo em que a mãe viveu na Islândia, mas não teve a brilhante ideia de usar um buscador na internet para ver uma foto da famosa DJ que toca mascarada.
Tudo bem que Google é uma marca, e o departamento comercial da Globo ficaria de cabelo em pé por fazer propaganda gratuita, mas é uma situação difícil de engolir para uma novela que se diz realista. E vamos combinar que a máscara que Ariella usa não esconde nem o rímel que ela passa nos olhos.
reprodução/tv globo
Valentim demorou 18 anos para descobrir que Beto Falcão ainda estava vivo e em sua casa
Vista grossa
O mesmo vale para os registros antigos de Beto Falcão: nenhum personagem da novela, nem mesmo Valentim (Danilo Mesquita), jovem e portanto supostamente mais conectado, teve a curiosidade de digitar o nome do astro do axé na internet. Uma simples comparação por qualquer habitante de Salvador já bastaria para a identidade de Beto ser descoberta, com dreadlocks no cabelo ou não.
reprodução/tv globo
Galdino teve sua homossexualidade descoberta por guardar revistas pornôs gays no quarto
Revistas pornôs
Em pleno 2018, com a pornografia a um clique de distância de qualquer um de nós, Galdino (Narcival Rubens) se comporta feito um adolescente dos anos 1990 que esconde revistas pornôs embaixo da cama. Remy (Vladmir Brichta) descobriu que o capanga de Laureta (Adriana Esteves) é gay da maneira mais improvável possível: levantando seu colchão. Puxado...
reprodução/tv globo
Nice só soube que Maura é lésbica após ouvir um recado em caixa postal de telefone fixo
Recado na caixa postal
Sabe WhatsApp, aquele aplicativo de mensagem de texto? Ele também tem um recurso de envio de mensagens de áudio. Mesmo assim, Selma (Carol Fazu) achou melhor deixar um recado na caixa postal de Maura (Nanda Costa), revelando a relação das duas e desencadeando a descoberta de Nice (Kelzy Ecard) sobre a orientação sexual da filha.
Não adianta nada João Emanuel Carneiro colocar uma personagem antenada como Rochelle (Giovanna Lancellotti), blogueira e digital influencer que passa boa parte de suas cenas com o celular na mão, e esquecer que nos dias atuais a tecnologia poderia evitar tantas soluções frágeis para a novela. Segundo Sol peca ao tratar o público como alguém que ficou parado no tempo.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro
A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7).
Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.