Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MENTE DOMINADA

Pantanal: Velho do Rio prova que é fantasma, 'possui' padre e casa Juma e Jove

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado estpa com chapéu atrás de um arbusto em cena de Pantanal como o Velho do Rio

Osmar Prado interpreta o Velho do Rio em Pantanal: entidade entrará na mente de um padre

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 18/7/2022 - 5h00
Atualizado em 18/7/2022 - 8h00

Após ser baleado duas vezes e escapar de um incêndio, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai mostrar seus poderes sobrenaturais cada vez mais em Pantanal. Nesta semana, a entidade vai dominar a mente do padre que celebrará o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa). O sermão da cerimônia será assoprado pelo homem-sucuri direto da beira do rio na novela das nove da Globo.

Ele também dará mais um sinal de que transcendeu ao tocar o berrante como fazia na época em que era Joventino (Irandhir Santos), pai de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Outras provas de que o encantado não é um ser humano surgirão quando ele desaparecer diante da lente da câmera de Érica (Marcella Fetter) e "virar" luz na fotografia feita por Jove.

O poder que a guardião exerce em Juma ficará ainda mais evidente quando a mocinha marrenta der um chilique e fugir do próprio casório. Ela deixará todos da família do noivo malucos, mas meia dúzia de palavras do Velho do Rio serão suficientes para fazê-la voltar à fazenda com as próprias pernas e seguir direto para o altar, descalça e sem maquiagem ou acessórios.

A mulher-onça vai se ofender porque o sacerdote dirá que ela é filha de Deus. A raivosa cismará que o religioso está rejeitando seus verdadeiros pais. Mas o surto dela se agravará ao colocar novamente o vestido de noiva. Para que os convidados não percebam o problemão com a pantaneira, Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) vão se casar antes.

Possessão com tom bucólico

No roteiro da sequência entregue à produção, o autor Bruno Luperi informou que "um pé de vento sopra ao ouvido do padre, e sua fala, que tinha um tom firme, envereda para a mais sublime emoção". A noiva, sisuda, vai desarmar sua tromba ao passar a entender as palavras do pároco, interpretado por Cacá Amaral. O novelista destacou também:

Juma crava os olhos nos lábios do padre, como se pudesse mergulhar nessas palavras. E nós mergulhamos junto dela... E vemos que as palavras que saem da boca do padre são as que o Velho sopra lá da sua canoa, de olhos cerrados como se as soprasse no ouvido do padre.

"Eu vejo Deus nos bichos. Vejo Deus nas pessoas. Eu vejo Deus nos pés descalços de uma noiva a cruzar um altar apegada a uma única certeza: o amor. Eu vejo Deus se manifestar, acima de todas as coisas, no amor. No amor a si, no amor ao próximo, à natureza. Por isso, creio que Deus possa estar, de fato, no meio de nós. Ele não estará em tudo o que exista... Mas ele estará, seguramente, em tudo onde exista o amor", dirá a entidade por meio da boca do sacerdote.

João miguel jr/tv globo

Juma e Jove no casamento

Juma e Jove em cena do casamento

De forma que duas mesas feitas a partir de uma mesma árvore, podem ou não conter Deus dentro de si, a depender do amor com o qual aquela árvore foi plantada. Do amor com o qual foi tratada e, por fim, do amor com o qual a mesa foi entalhada. As pessoas são assim, podem carregar ou não Deus dentro de si. Chamem-no pelo nome que for, mas estarão falando em nome do mesmo Deus que eu se o fizerem com amor... Com o mesmo amor que une estes casais.

Os convidados estarão no mais absoluto silêncio, e a cena lúdica continuará misturando as imagens de Juma e Jove com as do Pantanal e as do Velho do Rio balbuciando todo o discurso.

"E espero que cada um de vocês, cada qual à sua maneira, possam ter aprendido, como eu aprendi durante o tempo em que estive nessa fazenda, a escutar a voz de Deus em todas as coisas. Agora, podem beijar as noivas... Ou as noivas podem beijar os noivos, como preferirem", concluirá o padre, mas o público verá a felicidade dos recém-casados e o Velho do Rio, sorrindo, satisfeito. As cenas estão previstas para irem ao ar nesta terça (19).

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.