FESTANÇA DAS BOAS
FOTOS: JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO
Juma (Alanis Guillen) e Muda (Bella Campos) se casarão no mesmo dia; amigas terão festança
José Leôncio (Marcos Palmeira) não terá dó de gastar com uma baita festança em Pantanal. O fazendeiro, afinal, terá dois bons motivos para comemorar: o filho caçula, Jove (Jesuita Barbosa), arrastará Juma (Alanis Guillen) ao altar. Ao mesmo tempo, Tibério (Guito) e Muda (Bella Campos) trocarão alianças na novela das nove da Globo, e o "todo-poderoso" do bioma será o padrinho dos funcionários.
Regada a churrasco, cerveja e pinga, a festa ainda contará com a cantoria de Eugênio (Almir Sater) e Trindade (Gabriel Sater) --pai e filho na vida real. Os convidados gastarão "as chinelas" ao som das modas mais animadas, e ainda poderão soltar as lágrimas com a voz de Paulo Simões, compositor de Trem do Pantanal --música que já foi interpretada por Guito na novela. Ele fará uma participação especial no casamento, como o intérprete de Tibério já deixou escapulir nas redes sociais.
Enquanto alguns dançarão, outros encherão a cara. Alcides (Juliano Cazarré) se esbaldará na cachaça caseira de José Leôncio. De tão bêbado, ele tentará tirar Maria Bruaca (Isabel Teixeira) para dançar, despertando a fúria de Tenório (Murilo Benício). Não contente, ele ainda tomará Juma nos braços. A mulher-onça não virará o bicho, mas Jove assumirá essa função: ele sairá no soco com o capataz do vizinho.
Alcides enche a cara em festa
Mas o quebra-pau será rapidamente ignorado por um bem maior: a comida. A festa contará com pratos típicos pantaneiros, todos supostamente preparados por Filó (Dira Paes). Na verdade, o cardápio foi selecionado criteriosamente por Mirica Vianna, produtora de arte do folhetim.
"No casamento serão servidas comidas típicas da região, como arroz carreteiro, pratos feitos com aipim, milho, sopa paraguaia etc. Para a produção, imaginamos que Filó recebe vizinhas e vizinhos que ajudam a preparar todos os pratos e ajeitar toda a festa, pois entendemos que aconteceria dessa forma no Pantanal", explica a profissional, em entrevista enviada à imprensa pela Globo nesta quarta (13).
Pecuarista, José Leôncio encherá os convidados de carne. Mas não foi o ator Marcos Palmeira que verificou se o churrasco estava preparado do exímio jeitinho pantaneiro, e, sim, Almir Sater.
"Logo que chegou na locação, ele se aproximou do churrasqueiro e deu uma consultoria informal (risos). Disse que escolhemos tudo bem certinho para um típico churrasco pantaneiro. Tivemos costela, peito de costela e ponta de peito num fogo de chão", completou Mirica.
Tamanha farra e comilança deixarão Juma acuada. Ela até fugirá do casamento, mas voltará ao altar graças ao Velho do Rio (Osmar Prado). A sabedoria do ancião fará os convidados comemorarem, afinal uma festa dessa não poderia perder sua protagonista: a noiva.
A gravação contou com um bolo em modelo rústico, com massa amanteigada e recheio de doce de leite, que rende cerca de 125 fatias. Para a decoração do doce, Mirica pensou em flores de papel. Afinal, flores não são encontradas facilmente na região onde a trama se passa.
"Temos no Pantanal uma vegetação similar à do Cerrado e, com isso, quase não há flores. Quando há, são muito pequenas. Por isso, encomendamos com uma artesão flores de papel, imaginando que elas poderiam ter sido feitas por mulheres da região", finalizou a profissional.
As cenas do casamento --com barraco, fuga da noiva e até uma "participação" do Velho do Rio-- devem ir ao ar na próxima semana.
Eugênio e Trindade tocam viola no casamento
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#109 - Velho do Rio leva mensagem bombástica a Juma em Pantanal!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.