Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NAS ÁGUAS

Pantanal paga 'dízimo' a novelas bíblicas para batizar Juma: 'Quer, Record?'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Alanis Guillen como Juma em Pantanal; ela está dentro do rio, sendo batizada, de olhos fechados, com a mão levantada a sua frente

Juma (Alanis Guillen) ao ser batizada em Pantanal; jovem recebeu as bênçãos nas águas do rio

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 20/7/2022 - 22h32

Juma (Alanis Guillen) hesitou, mas acabou batizada no capítulo desta quarta (20) em Pantanal. Ao receber a bênção do padre (Cacá Amaral), a protagonista roubou a cena, fazendo a novela das nove da Globo pagar "dízimo" aos folhetins bíblicos da Record --em que cenas de batismo são consideradas cruciais. "Quer, Record?", questionou um internauta no Twitter.

Observada pelo Velho do Rio (Osmar Prado), a mulher-onça foi ungida nas águas do rio em uma sequência típica das produções da rede de Edir Macedo. "Eu te batizo Juma Marruá, filha de Gil e Maria Marruá. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Amém", proferiu o vigário. 

Nas redes sociais, espectadores de Pantanal fizeram questão de associar o momento com as novelas da concorrência. "Momento novela da Record", escreveu Tati Bosso no Twitter.

Houve também quem aproveitou para provocar a outra emissora. "Juma sendo batizada nas águas numa novela que bate mais de 20 pontos no ibope", publicou um internauta, referindo-se à audiência das tramas bíblicas, que costumam ser inferiores às globais.

Confira as reações:

Sacramentadas

Na segunda parte de Amor Sem Igual (2021), em reprise no horário nobre da Record, Angélica/Poderosa (Day Mesquita) foi batizada após deixar a vida de prostituição. Em Jesus (2018), exibida três vezes pela emissora, João Batista (Iano Salomão) batizou Jesus (Dudu Azevedo) nas águas do rio Jordão.

REPRODUÇÃO/RECORD 

Jesus (Dudu Azevedo) em cena de batismo

Jesus (Dudu Azevedo) em cena de batismo

O sacramento também marcou presença em Apocalipse (2017), exibida duas vezes pela Record. Na trama de Vivian de Oliveira, quem mergulhou --dessa vez no mar-- foi Benjamin (Igor Rickli), que de ateu se entregou a fé, pedindo perdão a Deus.

REPRODUÇÃO/RECORD

Benjamin (Igor Rickl) em Apocalipse

Benjamin (Igor Rickli) em Apocalipse

Emoção

A cena do batismo de Juma deixou os usuários das redes sociais emocionados. Tanto a sensibilidade da sequência como a qualidade das imagens encantaram os internautas nesta quarta. "Essa cena foi simplesmente perfeita", escreveu Laís Madureira no Twitter.

Na mesma plataforma, Juliana Costa enalteceu a fotografia da novela das nove. "Que cena linda. A fotografia é impecável", comentou a internauta. A atuação da intérprete da mocinha também recebeu elogios. "Alanis, você simplesmente é incrível e inexplicável", publicou um usuário.

Confira as reações:

'Não sou sua filha'

Foi difícil convencer Juma (Alanis Guillen). A personagem usou sua "língua de chicote" até contra o padre que celebrará seu casamento na trama. A mocinha se desesperou assim que soube das audiências privadas solicitadas pelo padre. A jovem implicou até com o vocativo usado pelo homem de Deus.

"Estou perguntando qual o seu nome completo, minha filha?", questionou o padre, ainda cheio de paciência. "Não sou sua filha!", retrucou a marrenta. O pároco tentouconsertar a situação, mas conseguiu deixar tudo ainda pior. "Filha é modo de dizer. Até porque, na verdade, somos todos filhos de Deus... Não somos?", perguntará ele. "Sou filha dos meus pais... Gil [Enrique Diaz] e Maria Marruá [Juliana Paes]", devolveu a noiva, firme.

A conversa, que já estava bizarra o suficiente, ganhou um novo tom quando a jovem fez uma "confissão". Sem mais ou menos, ela mobilizou o padre para soltar uma única frase: "Tô prenha dele!". Segundo a jovem, foi a gravidez que a levou ao altar com Jove.

O padre, porém, ressaltou que a cerimônia não era tão simples assim. "Para eu te casar com o seu homem, como você diz, eu estou abrindo mão de todos os requisitos necessários. Mas uma coisa eu preciso fazer”, disse ele, se referindo ao batismo.

Ela se opôs, usando de sua "réiva" e suas ameaças para manter o sacerdote longe dela. De qualquer forma, o vigário não se mostrou disposto a cutucar a onça com vara curta. "Nem eu aceitaria batizar alguém contra a sua própria vontade. Mas, sem isso, Juma, eu não poderei realizar esse seu casamento", avisou ele. Resignada, ela acabou acatando a ide.a

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.