Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TODAS AS GAROTAS EM MIM

Fiasco de Malhação bíblica acende alerta na Record para crise na audiência

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Mharessa caracterizada como a Mirella em cena de Todas as Garotas de Mim

Mirella (Mharessa Fernanda) em Todas as Garotas de Mim; série bíblica fez feio no Ibope

DANIEL FARAD e GABRIEL VAQUER

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/6/2022 - 7h00
Atualizado em 9/6/2022 - 8h24

O tropeço na estreia de Todas as Garotas em Mim acendeu um alerta vermelho na Record para uma das piores crises desde Máscaras (2012). A emissora aguarda uma possível reação da novelinha adolescente para reverter ou, ao menos, tentar minimizar os estragos no horário nobre. A perspectiva, aliás, não é das melhores com a estreia de mais uma temporada de Reis em julho --comprovadamente um fiasco de audiência.

A produção, que ganhou o apelido de "Malhação bíblica" por causa do apelo com os jovens, conseguiu derrubar ainda mais os índices da antecessora. O primeiro capítulo marcou 4,8 pontos na Grande São Paulo na noite de terça (7) e perdeu até para a reprise de Carinha de Anjo (2016), no SBT.

Segundo fontes do Notícias da TV, o clima nos bastidores não é dos melhores diante da fuga do público. A cúpula da Record passou a quarta (8) avaliando os números, mas ainda não propôs qualquer intervenção à espera de dados mais concretos.

O resultado coloca mais uma vez em xeque a gestão de Cristiane Cardoso à frente do Departamento de Dramaturgia. A filha de Edir Macedo foi uma das idealizadoras de Todas as Garotas em Mim e, inclusive, designou uma de suas principais aliadas como autora titular --Stephanie Ribeiro, que assinou a sexta fase de Gênesis (2021).

Reis também foi um projeto que partiu da apresentadora do The Love School, que reuniu as novelas encomendadas a Paula Richard e a Cristianne Fridman sob o formato de série. Ela inicialmente entregou os roteiros a Raphaela Castro, mas assumiu oficialmente como titular da quarta e da quinta temporadas.

O Notícias da TV já havia adiantado que os problemas com o folhetim, como atrasos na produção e baixa audiência, criaram um coro de insatisfeitos contra Cristiane. Uma ala mais ligada aos interesses da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) a defende, afirmando que a culpa é do próprio público --entregue a tramas mais "mundanas" como Pantanal.

A crise era impensável até alguns meses atrás com os números e a boa repercussão de Gênesis. O compilado de reprises A Bíblia até conseguiu segurar parte da audiência com trechos de Os Dez Mandamentos (2014) e A Terra Prometida (2016). O milagre, no entanto, não se repetiu com Reis.

Procurada, a Record não se pronunciou até a publicação deste texto.

Crise de Máscaras

Máscaras chegou a ser encurtada duas vezes por causa da baixa audiência e das críticas, levando Lauro César Muniz a suspeitar que a produção foi até mesmo "sabotada" nos bastidores. "Eu me senti como um bode expiatório dentro de uma guerra de poder", disse ele, em depoimento ao Notícias da TV.

A trama é considerada o fim do renascimento da teledramaturgia na Record, iniciada com A Escrava Isaura (2004). Depois dela, nenhuma das tramas fez tanto sucesso quanto as antecessoras, a exemplo de Caminhos do Coração (2007) --a qual chegou a incomodar a Globo.

A rede de Edir Macedo só viria a respirar aliviada com o fenômeno Os Dez Mandamentos. As novelas bíblicas, no entanto, agora estão em xeque diante do fracasso de Reis e de Todas As Garotas em Mim.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#104 - Jove e Juma se separam em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Todas as Garotas em Mim e outras novelas:


Resumos Semanais

Todas as Garotas em Mim: Resumo dos próximos capítulos - 1º/8

Segunda, 1º/8 (Capítulo 40)
Melissa não se sente à vontade durante o evento. Mirela dá uma resposta para o perfil fake em suas redes sociais. Giane é desmascarada por Alessandro e faz Heloísa cair em si. Durante o concurso de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.