Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE PROVOCAÇÃO A RACISMO

Pantanal: Guta se vinga por Bruaca e faz vida de Zuleica virar um inferno

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com foto de Julia Dalavia, a Guta, e Aline Borges, a Zuleica, em cenas de Pantanal

Guta (Julia Dalavia) e Zuleica (Aline Borges) terão um embate sério na novela das nove da Globo

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2022 - 5h00
Atualizado em 6/7/2022 - 8h42

Guta (Julia Dalavia) deixará seu discurso feminista de lado para atazanar Zuleica (Aline Borges) em Pantanal. Assim que pisar na casa da madrasta, a engenheira eliminará a "sororidade" de seu dicionário e julgará a amante do pai mais do que fez com o próprio Tenório (Murilo Benício). Para piorar, a jovem não dará muita bola para o preconceito que atinge seus irmãos na novela das nove da Globo.

A rebelde até sairá da casa de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), mas carregará consigo a língua das jararacas que habitam aquelas planícies alagadas. Ela implorará para conhecer Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Cauê Campos) --uma desculpa fajuta para ficar cara a cara a rival de sua mãe e fazer da vida dela um inferno.

A personagem de Julia Dalavia chegará de mansinho, puxando assunto e elogiando a beleza da anfitriã. Pouco tempo depois, porém, a ex-namorada de Tadeu (José Loreto) destilará seu primeiro jato de "veneno". "Eu estava pensando que poderia acusar meu pai do que for menos de mau gosto. A julgar pela amante", disparará.

De início, a enfermeira tentará não cair nas provocações da forasteira. Ela dirá que imagina o quão difícil é digerir toda essa situação. Guta, porém, cortará a paulistana: "Com todo respeito: você não faz a menor ideia!".

"Eu acho que você está no seu direito em não ir com a minha cara. Eu, no seu lugar, não sei se teria me prestado ao trabalho de vir até aqui", começará a falar a enfermeira. "Quando eu conheci o seu pai, Guta, eu não imaginava que ele fosse casado. Nós nos conhecemos em um pedaço muito difícil da minha vida", acrescentará a mulher em cenas que devem ir ao ar a partir de quarta-feira (6).

Engenheira incorpora serpente

A cobra que vive dentro de Guta se agitará. Irônica, ela mencionará que Zuleica deve ter tido muita sorte ao encontrar justamente um homem mais velho, rico e infeliz no casamento para aquietar suas aflições. A enfermeira ressaltará que nunca contou com a ajuda financeira do parceiro. Ele só ajudava nas despesas dos filhos do casal.

"E isso, para mim, não é motivo de vergonha. Até porque nós não fazemos filhos sozinhas, fazemos?", questionará a mulher, quase que farejando o feminismo fajuto da hóspede. Ela ainda destacará que nunca teve problemas em viver apenas com o que conseguia pagar: "O pouco que conquistamos foi com o suor do meu trabalho e, mais tarde, com a ajuda dos meninos".

Mais tarde, Guta dará um jeito de implicar até na hora de lavar sua roupas sujas. A mocinha ficará furiosa ao perceber que a amante tem uma máquina de lavar novinha --enquanto Maria Bruaca precisa bater a roupa em um tanque de pedra e deixá-las secando no varal. A enfermeira oferecerá o eletrodoméstico para a jovem de bom grado, mas exigirá que ela "desembuche" logo o que quer saber.

"Eu quero saber se você ama o meu pai", questionará a engenheira. "Eu amo tanto o seu pai, Guta, e sou tão grata a ele, que aceitei dividi-lo com uma mulher com a qual ele foi infeliz uma vida inteira e de quem ele nunca teve coragem de se separar... Por pena dela... E de você!", afirmará a profissional da área da saúde

Pai privilegia filha branca

Não bastasse as constantes indiretas da enteada, Zuleica perceberá nitidamente o racismo que norteia as relações em sua casa. Guta detém privilégios na relação com pai simplesmente por ser branca, ela vai concluir. Ele enche a moça de mordomias, mas sequer assumiu os demais filhos publicamente.

Zuleica (Aline Borges) jogará verdades na cara de Tenório (Murilo Benício)em Pantanal

Zuleica joga verdades na cara de Tenório

Ela até confrontará o grileiro pela injustiça no tratamento diferenciado dos filhos, mas ele classificará a reivindicação como "mi mi mi". "Sua omissão quando se trata desse assunto, fingindo que nós não somos vítimas de preconceito todos os dias, é  uma ofensa para todos nessa casa", falará.

Eu quero que você tome consciência de uma vez por todas que isso não é piada, não é frescura, é racismo! É preconceito! E eu quero... Ou melhor: eu faço questão que você reconheça a sua parcela de culpa nisso tudo. 

Mais uma vez, Tenório minimizará as acusações. "Eu posso num entendê muito desses assuntos. Mas, até aí, falar que eu trato a Guta melhor que eles só porque ela é branca já é demais", retrucará o canalha.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Após a atual novela das nove, a emissora colocará no ar Travessia, trama de Gloria Perez que contará com núcleos no Maranhão e em Portugal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.