Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Crise familiar

O Tempo Não Para: Agustina pede divórcio de Sabino e provoca o caos na família

Reprodução/TV Globo

Agustina (Rosi Campos) dará um fim em sua relação com Sabino (Edson Celulari) em O Tempo Não Para - Reprodução/TV Globo

Agustina (Rosi Campos) dará um fim em sua relação com Sabino (Edson Celulari) em O Tempo Não Para

REDAÇÃO

Publicado em 18/10/2018 - 5h41

É o fim da família tradicional brasileira do século 19. Nos próximos capítulos, Agustina (Rosi Campos) tomará a decisão de se divorciar de dom Sabino (Edson Celulari). Ela o verá aos beijos com Carmen (Christiane Torloni) e não aguentará ser traída novamente. Mas, ao comunicar o divórcio, ela provocará o caos na família. As gêmeas vão fugir de casa, Sabino reclamará, e Marocas (Juliana Paiva) pedirá conselhos à própria Carmen.

Agustina flagrará um beijo de Sabino e Carmen na biblioteca da própria casa e ficará sem reação. Ela sairá correndo, e o marido terá de dormir na sala. Quando acordar, as roupas dele estarão todas espalhadas pela escada.

A matriarca sairá da mansão e se confessará com um padre, para quem contará que seu marido tem outra mulher. Depois, irá desabafar com Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho).

"Talvez eu devesse frequentar o liceu também. Para aprender como uma mulher, nos dias de hoje, reage às vicissitudes. Miss Celine, tudo é tão diferente hoje do que era em nossa época. Os costumes são outros. Os sentimentos também mudaram?", perguntará.

"Creio que os sentimentos são os mesmos, mas tudo é tão vertiginoso nesse século. Tão inconstante", responderá a professora. "Meu coração não acompanha a azáfama desses tempos. Minha mente está confusa entre o passado e o presente. Percebo que não sei mais como agir", falará Agustina. "Em qual desses tempos a senhora vive?", questionará Celine. "Neste, eu suponho", responderá a matriarca, reflexiva.

Horas depois, Agustina irá ao apartamento de Carmen (Christiane Torloni) e terá uma conversa franca. "Tenho pensado muito desde a noite de ontem. Já vivi tantos momentos ao lado de dom Sabino. Já sobrevivemos a um naufrágio. Quantas dificuldades, a vida nem sempre foi confortável. Eu nunca saí de perto dele, nem ele de mim", discursará.

"Criamos nossas filhas num tempo em que os preceitos eram outros. O mundo perdeu o prumo. Dona Carmen, não sei mais como lidar com minhas próprias convicções. Tudo parece fugir entre meus dedos feito areia. A senhora é uma mulher moderna, do seu tempo. No que a senhora acredita? Quais são os seus princípios?", perguntará a personagem de Rosi Campos.

"Eu creio que nós temos algumas obrigações nesta vida. Trabalhar, sem passar a perna no outro. Ser honesta e franca, sem magoar ninguém, e tentar ser feliz, seja lá o que isso signifique", rebaterá Carmen.

Agustina perguntará se ela é mais feliz sem o pai de Samuca (Nicolas Prattes), e a empresária responderá que não sabe, mas que com certeza é mais forte.

Agustina ficará pensativa e voltará para casa, onde dará o ultimato a Sabino: "Depois de considerar muito, eu tomei uma decisão. Eu quero o divórcio". Sabino afirmará que isso é uma "sandice" e fará um escândalo, mas a mulher estará decidida.

"O que Deus uniu o homem não separa!", ele reclamará. "Padre Luís [Alexandre Barros] contou-me que o papa agora é tolerante. Sabino, a Agustina deste novo tempo deixou de se calar. Peço que respeite a minha posição. Arrume suas coisas. Você vai deixar essa casa", mandará. 

reprodução/tv Globo

Marocas (Juliana Paiva) ficará confusa com a separação de seus pais em O Tempo Não Para

Família perdida
Em seguida, os dois irão comunicar a decisão às filhas. "O que estão dizendo é que vão se divorciar? Mas o que aconteceu? Há algo que devemos saber?", perguntará Marocas. Sabino dirá que a decisão será para o melhor e pedirá perdão à filha mais velha por ter errado com a mãe dela.

Nico (Raphaella Gonçalves) e Kiki (Natthalia Avitos) dirão que vão fazer jejum até morrerem secas, e no dia seguinte fugirão de casa. Provocarão uma comoção na família até serem encontradas por Eliseu (Milton Gonçalves).

Já Marocas irá tirar satisfação com Carmen e começará a desabafar. "Sabe, dona Carmen, sempre vi meu pai e minha mãe como uma entidade indivisível. Como está nas escrituras: 'Não separe o homem o que Deus uniu'. É difícil para mim agora pensar nos dois separados. Acreditava que o casamento de meus pais fosse eterno. Creio que todo filho pense dessa forma", dirá.

"Marocas, o amor, aquele amor verdadeiro, quando ele existe mesmo, nunca morre. Mesmo quando cada um decide seguir seu próprio caminho. Seu pai, sua mãe, vocês jamais deixarão de ser uma família", consolará a mãe de Samuca, enquanto Marocas irá às lágrimas, triste.

As cenas estão previstas para irem ao ar nos capítulos dos dias 24 e 25 de O Tempo Não Para


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre sua novela preferida!

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.