Outros tempos

O Tempo Não Para: Sabino tenta abrigar ex-escravos em edícula e provoca revolta

Reprodução/Globo

Dom Sabino (Edson Celulari) ficará surpreso com revolta de ex-escravos em O Tempo Não Para - Reprodução/Globo

Dom Sabino (Edson Celulari) ficará surpreso com revolta de ex-escravos em O Tempo Não Para

REDAÇÃO - Publicado em 10/10/2018, às 07h16

Dom Sabino (Edson Celulari) achará que está fazendo uma boa ação para seus ex-escravos, mas provocará uma revolta entre eles e só assim entenderá que agora vive em um novo século. Em O Tempo Não Para, ele tentará fazer com que cinco de seus antigos serviçais se mudem para uma pequena edícula em sua mansão, sem consultá-los antes. Os ex-escravos não aceitarão as condições. "Agora somos livres", dirá Cesária (Olívia Araújo).

Ao se mudar para a nova casa, uma verdadeira mansão, Sabino acreditará que precisa separar um pequeno espaço em consideração aos antigos escravos, que não têm posses. Ele chamará Cesária, Menelau (David Junior), Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna) e Cecílio (Maicon Rodrigues) e mostrará o local.

"Os aposentos desta edícula ficarão ao seu dispor, com tudo o que há de mais moderno. Há chuveiro a gás nos banheiros", dirá. Menelau notará que só há um banheiro para todos.

"De fato. Mas a latrina é deveras confortável. Toalhas e sabonetes serão repostos fartamente", prometerá Sabino. "Por nóis mesmo", observará Cesária, e o dono da casa confirmará.

"E então? O que acham do novo lar?", perguntará o pai de Marocas (Juliana Paiva), convicto de que está arrasando. Mas os ex-escravos farão um silêncio constrangedor. Damásia dirá que o local é ajeitadinho, e Cecílio falará que a casa da família é bem melhor.

"A casa grande o senhor quer dizer, né? Porque isso aqui é uma senzala!", afirmará Cairu. Dom Sabino ficará desorientado e dirá que fará melhorias na edícula. Agustina (Rosi Campos) tentará ajudar, dizendo que os dois planejaram para que tudo voltasse a ser como era no passado.

"E decidiram só entre ocês, como sempre", alfinetará Cecílio. "Ninguém perguntou patavina pra nóis", comentará Menelau. Sabino questionará se precisava, e Cesária dará uma bronca nele.

"Precisava, sim, sinhô. Sinhá Agustina, Dom Sabino. Nós tamo em outro tempo, agora somos livres pra decidir o que é melhor e até o que é pior pra nós. Cum todo respeito que eu tenho pela família. Nós num atravessamo dois século pra ir parar numa senzala outra vez. Não mesmo!", falará, categórica.

Os ex-escravos sairão do local, apesar dos protestos de Agustina. Sabino ficará magoado, mas Eliseu (Milton Gonçalves), que terá acompanhado toda a briga, falará a verdade a ele. "Meu bom amigo, aquilo lá lembra mesmo uma senzala". As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo do próximo dia 18 em O Tempo Não Para.

Últimas de O Tempo Não Para

Resumos semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora.


Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook