Outros tempos
Reprodução/Globo
Dom Sabino (Edson Celulari) ficará surpreso com revolta de ex-escravos em O Tempo Não Para
REDAÇÃO
Publicado em 10/10/2018 - 7h16
Dom Sabino (Edson Celulari) achará que está fazendo uma boa ação para seus ex-escravos, mas provocará uma revolta entre eles e só assim entenderá que agora vive em um novo século. Em O Tempo Não Para, ele tentará fazer com que cinco de seus antigos serviçais se mudem para uma pequena edícula em sua mansão, sem consultá-los antes. Os ex-escravos não aceitarão as condições. "Agora somos livres", dirá Cesária (Olívia Araújo).
Ao se mudar para a nova casa, uma verdadeira mansão, Sabino acreditará que precisa separar um pequeno espaço em consideração aos antigos escravos, que não têm posses. Ele chamará Cesária, Menelau (David Junior), Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna) e Cecílio (Maicon Rodrigues) e mostrará o local.
"Os aposentos desta edícula ficarão ao seu dispor, com tudo o que há de mais moderno. Há chuveiro a gás nos banheiros", dirá. Menelau notará que só há um banheiro para todos.
"De fato. Mas a latrina é deveras confortável. Toalhas e sabonetes serão repostos fartamente", prometerá Sabino. "Por nóis mesmo", observará Cesária, e o dono da casa confirmará.
"E então? O que acham do novo lar?", perguntará o pai de Marocas (Juliana Paiva), convicto de que está arrasando. Mas os ex-escravos farão um silêncio constrangedor. Damásia dirá que o local é ajeitadinho, e Cecílio falará que a casa da família é bem melhor.
"A casa grande o senhor quer dizer, né? Porque isso aqui é uma senzala!", afirmará Cairu. Dom Sabino ficará desorientado e dirá que fará melhorias na edícula. Agustina (Rosi Campos) tentará ajudar, dizendo que os dois planejaram para que tudo voltasse a ser como era no passado.
"E decidiram só entre ocês, como sempre", alfinetará Cecílio. "Ninguém perguntou patavina pra nóis", comentará Menelau. Sabino questionará se precisava, e Cesária dará uma bronca nele.
"Precisava, sim, sinhô. Sinhá Agustina, Dom Sabino. Nós tamo em outro tempo, agora somos livres pra decidir o que é melhor e até o que é pior pra nós. Cum todo respeito que eu tenho pela família. Nós num atravessamo dois século pra ir parar numa senzala outra vez. Não mesmo!", falará, categórica.
Os ex-escravos sairão do local, apesar dos protestos de Agustina. Sabino ficará magoado, mas Eliseu (Milton Gonçalves), que terá acompanhado toda a briga, falará a verdade a ele. "Meu bom amigo, aquilo lá lembra mesmo uma senzala". As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo do próximo dia 18 em O Tempo Não Para.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV
Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora.
Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora.
Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.