Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GÊMEO MAU?

O que é gaslighting? Christian troca com Bárbara e vira o vilão de Um Lugar ao Sol

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Cauã Reymond está com expressão de seriedade como Christian, mas se passando como Renato, em cena de Um Lugar ao Sol

Christian (Cauã Reymond) em Um Lugar ao Sol; lado podre do protagonista veio à tona na novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 20/11/2021 - 6h55

Os capítulos anteriores de Um Lugar ao Sol já deixaram claro que Christian (Cauã Reymond) não entrará para o rol de gêmeos bons da ficção. O usurpador mostrou que, para não ter seu segredo descoberto, é capaz até de trocar de lugar com Bárbara e assumir o posto de vilão para enlouquecê-la pouco a pouco --numa prática conhecida como gaslighting.

O termo, traduzido livremente do inglês como manipulação, designa uma forma de abuso comumente associada a relações como a da novela das nove. Em linhas gerais, um homem se aproveita de seus privilégios dentro de uma sociedade patriarcal para distorcer a realidade a seu favor e fazer uma mulher duvidar da própria sanidade.

O protagonista interpretado por Cauã Reymond não hesita em mexer com o psicológico da filha de Santiago (José de Abreu) para manter sua farsa. Ele, por exemplo, brincou mais uma vez com a cabeça dela ao ser confrontado sobre um bilhete com o telefone de Lara (Andreia Horta) que lhe foi entregue por Ravi (Juan Paiva).

O rapaz a obrigou a ligar para o número procurando por Renato Meirelles, certo de que Bárbara não só daria com os burros n'água como também se sentiria mal por desconfiar de sua fidelidade.

"Christian é o rei do gaslighting. Ele joga a culpa em cima dela o tempo todo e vai realmente a enlouquecendo ao negar a realidade bem na sua frente", assume a autora Lícia Manzo ao Notícias da TV.

A atriz Alinne Moraes como Bárbara chora em uma cama de hospital em cena de Um Lugar ao Sol

Bárbara (Alinne Moraes) em Um Lugar ao Sol

A roteirista explica que, por isso, nem a considera como uma antagonista clássica. "Eu escrevi a Bárbara mais como uma personagem desestabilizadora, tanto que às vezes eu me pego sentindo muita pena dela enquanto estou assistindo à novela", acrescenta.

Alinne concorda que a vilã vive uma relação tóxica e se agarra a ela por acreditar que a transformação do marido é o seu projeto de vida mais bem-sucedido. "A verdade [se viesse à tona] a ajudaria até a se encontrar, porque ela vai se perdendo muito mais ao achar que Renato é uma pessoa quando, na verdade, convive com uma mentira", analisa.

Segundo Andréia Horta, Lara também é vítima de Christian. Além de questionar a própria sanidade ao tê-lo visto passar de carro na rua, ela mergulhará mais ainda na loucura ao se envolver com a sua persona de Renato:

Quando há um reencontro lá na frente, é na mesma direção. Lara estranha que aquele homem, até então um desconhecido, sabe todos os caminhos do seu corpo. Ela conclui e não tem a menor dúvida de que está maluca. Como pode uma alma tão parecida com a daquele homem que ela jura morto?

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.