Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANTES DO VESTIBULAR

Aulas na Netflix e no Globoplay: 7 filmes para assistir e se preparar para o Enem 2021

DIVULGAÇÃO/NETFLIX/GLOBO FILMES

Montagem com Emicida e César Mello

Emicida em AmarElo - É Tudo pra Ontem e César Mello em Doutor Gama

VICTOR CIERRO VIEIRA

victor@noticiasdatv.com

Publicado em 20/11/2021 - 6h20

A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (21). Além do material ensinado nas escolas e nos cursinhos, os vestibulandos podem se preparar para a prova com filmes educativos. Plataformas de streaming como Globoplay e Netflix disponibilizam produções didáticas para seus assinantes.

De documentários a cinebiografias, os filmes disponíveis nos serviços de streaming desempenham mais de uma função. Enquanto entretêm o público, exploram diversas questões sociais.

Aquecimento global, ciência, racismo e xenofobia são alguns dos tópicos abordados e discutidos nestes filmes. Para ajudar o vestibulando, o Notícias da TV separou sete longas para assistir antes do Enem 2021:

Filmes para se preparar para o Enem:

Confira a lista completa, com trailers, sinopses e datas de lançamento:

Com referências de cultura, história e até geopolítica, as músicas de Emicida ainda são um dedo na ferida da sociedade. Lançado em 2020, o especial traz uma reflexão sobre o Brasil atual e enfatiza a contribuição da população negra para a sociedade.

Em pleno século 21, o racismo ainda é um dos maiores problemas da sociedade. Esta cinebiografia de 2021 conta a vida do grande líder abolicionista Luiz Gama (1830-1882). Advogado, jornalista e militante, ele enfrentou diversos desafios depois de ser alforriado na adolescência.

Do Brasil Colonial até as políticas públicas recentes que conseguiram tirar o país do Mapa da Fome, o documentário de 2017 retrata como a desnutrição afeta a sociedade. Além disso, mostra as regiões que sofrem mais com a subalimentação e como o governo reage à escassez de alimentos.

Neste documentário de 2020, especialistas revelam como as redes sociais controlam a maneira que a sociedade pensa. Além de dominar a população, as mídias estão no processo de reprogramar como as pessoas enxergam a vida. Este fenômeno contemporâneo pode mudar o mundo para sempre.

Ainda no tema das redes sociais, o filme de 2019 conta o escândalo da Cambridge Analytica e do Facebook. Com o objetivo de criar perfis políticos e influenciar as eleições norte-americanas de 2016, as empresas usaram as informações pessoais de 240 milhões de pessoas. Já que a lei dos Estados Unidos não protege os dados restritos da população, um professor tenta ir à Justiça para defender seu conteúdo exclusivo.

Nesta cinebiografia de 2019, Marie Curie (1867-1934), interpretada por Rosamund Pike, enfrenta dificuldades em sua carreira por conta do machismo. No entanto, Pierre (1859-1906), vivido por Sam Riley, não julga a cientista. Inclusive, ele já conhecia o trabalho da mulher. Após iniciarem um projeto juntos, os dois começam um relacionamento. O casal é responsável por descobrir rádio e polônio, dois novos elementos químicos.

Lançado em 2021, o documentário mostra as consequências negativas da pesca. O cineasta apaixonado pelo oceano Ali Tabrizi decide registrar como as espécies marinhas vivem em regiões dominadas pela caça. Durante sua investigação, o homem acaba descobrindo uma teia global de corrupção que envolve até escravização em alto-mar.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.