Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇA DE RUMO

Nos Tempos do Imperador: Zayla dá passo para ter final feliz; saiba qual

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Heslaine Vieira sentada em um sofá com um vestido do século 19, ricamente adornado, sorri como a Zayla em cena de Nos Tempos do Imperador

Zayla (Heslaine Vieira) em Nos Tempos do Imperador; vilã vai se redimir na reta final da novela das seis

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 18/1/2022 - 18h20

Zayla (Heslaine Vieira) dará mais um passo rumo à redenção em Nos Tempos do Imperador. Com a prisão de Guebo (Maicon Rodrigues), a costureira assumirá o protagonismo da luta contra a escravidão ao se tornar uma das líderes de Os Guerreiros --grupo que já deu muito trabalho a Borges (Danilo Dal Farra) na novela das seis da Globo.

O amigo de Jamil (Blaise Musipere) colocará a própria vida em risco para fazer um protesto na Câmara dos Deputados no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Ele trocará as peças de uma exposição por instrumentos utilizados para torturar escravizados.

"Eu compreendo a revolta de vocês. Ela é legítima e eu, pessoalmente, assim como a família imperial, me solidarizo com ela", elogiará Pedro (Selton Mello), que levará um corte do personagem de Maicon Rodrigues:

Perdão, majestade, mas solidariedade não basta. Se esta situação não for resolvida já, o Brasil será sempre um país atrasado, dependente, sem educação e sem saúde. Jamais será o país que o senhor deseja tanto mostrar.

O discurso será interrompido por Borges, que invadirá o plenário e assustará até Teresa Cristina (Leticia Sabatella) ao dar um tiro para cima. Ele perseguirá os integrantes de Os Guerreiros, até finalmente conseguir colocar as mãos no líder dos militantes.

O ator Danilo Dal Farra caracterizado como Borges em cena de Nos Tempos do Imperador

Borges (Danilo Dal Farra) na novela das seis

Borges tenta matar Guebo

Borges colocará os joelhos sobre o pescoço do rapaz, que mal conseguirá respirar, antes de arrancar a máscara dele. "Guebo! Eu sabia! Sempre soube! Fim de linha, seu negro! Acabou!", comemorará o comparsa de Tonico (Alexandre Nero).

Zayla, porém, chegará a tempo de evitar uma tragédia depois de ter sido avisada por Cândida (Dani Ornellas)nas cenas que serão exibidas a partir deste sábado (22). Ela pressionará Borges a poupar o jovem, caso contrário, abrirá a boca e fará um escândalo na frente do imperador.

O policial corrupto terá de se contentar apenas em levar Guebo preso, jurando que o funcionário do trapiche nunca mais verá a luz do dia, assim como Samuel (Michel Gomes) --condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu.

A antagonista interpretada por Heslaine Vieira, então, juntará forças com Jamil não só para tirar o marido de Justina (Cinnara Leal) da enrascada. Ela também passará a comandar as ações de Os Guerreiros, que vão pressionar cada vez mais Pedro e os deputados a colocarem um fim na escravidão.

O ator Maicon Rodrigues caracterizado como Guebo em cena de Nos Tempos do Imperador

Guebo (Maicon Rodrigues) no folhetim de época

Zayla vai ter um final feliz?

Uma das ideias originais de Marson e Thereza era a de que a vilã participaria ativamente na fuga e posterior acolhimento de escravizados na Pequena África. Diversos fatores, entre eles a pandemia de Covid-19, obrigaram os autores a rever os planos, que só foram retomados na reta final da história.

Zayla, inclusive, já comeu o pão que o diabo amassou para pagar pelo pecado de ter se unido a Tonico para separar Samuel e Pilar (Gabriela Medvedovski). Ela foi obrigada, por exemplo, a engolir o orgulho e lavar roupa para fora, com direito até a machucar as mãos.

A modista também foi capaz de gestos de heroísmo que, até aqui, nenhum dos outros personagens centrais da narrativa foi capaz, com a exceção do próprio Guebo. Ela arriscou a própria vida para salvar Justina  e outras mulheres que foram traficadas por Borges para servirem como prostitutas na Guerra do Paraguai (1864-1870).

O episódio, aliás, serviu justamente para introduzir juntamente ao público o arco em que Zayla se envolve diretamente com a abolição. Ela também já foi mostrada como um contraponto à figura de Isabel (Giulia Gayoso) como redentora, ao questionar os esforços da princesa para libertar escravos por meio da alforria ---e não como um direito fundamental do ser humano.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). A novela terminará no próximo mês dando lugar à exibição de Além da Ilusão.

Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#88 - Ressuscita! O retorno de Nélio em Nos Tempos do Imperador" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.