Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

GAIOLA DAS CABEÇUDAS

Nos Tempos do Imperador cabula aula de História para fazer fofoca atrás da escola

FABIO ROCHA/TV GLOBO

A atriz Mariana Ximenes está de perfil, com um xale preto com flores brancas bordadas, como a Luísa em cena de Nos Tempos do Imperador

Luísa (Mariana Ximenes) em Nos Tempos do Imperador; ficção e história se misturam na novela das seis

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/8/2021 - 6h25

Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão asseguram que não têm a menor intenção de transformar o sofá dos telespectadores de Nos Tempos do Imperador naquela carteira desconfortável dos tempos da escola. A novela inédita das seis, que estreia nesta segunda (9), promete prender a atenção até de quem cabulou as aulas de História do Brasil para jogar conversa fora.

A trama pode ter como pano de fundo o reinado de dom Pedro 2º (1825-1891), que será interpretado por Selton Mello, mas não tem a menor intenção de perder tempo com didática. "A gente tentou não ser totalmente fiel aos acontecimentos, porque é uma ficção e não um documentário. Mas também tentou fazer jus ao espírito do príncipe", explica Marson ao Notícias da TV.

A dupla vai tomar diversas licenças poéticas, a exemplo dos piratas que sequestraram o navio de Leopoldina (Leticia Colin) em Novo Mundo (2017). "A princesa jamais foi atacada, mas a gente fez essa brincadeira acontecer para colocar aqueles personagens em uma situação-limite, até para que pudessem se revelar", acrescenta o escritor.

A ideia é misturar realidade e ficção para fazer o retrato, ou melhor, fofoca de outra época. "Há todo um cuidado para ser respeitoso com as pessoas que existiram. A gente vai prestar um serviço que vai além do entretenimento, só que sem a necessidade de ensinar, que às vezes soa como uma palavra muito chata", pontua o roteirista.

Luísa de Barros (1816-1891), a condessa de Barral, vai fazer as vezes de ponte entre os nomes que saíram dos livros de História e aqueles que pertencem apenas à imaginação dos autores.

"Eu não conhecia a minha personagem, tive o prazer de conhecê-la em um livro que li da [historiadora] Mary Del Priore. Uma mulher muito forte, que se coloca com muita delicadeza, gentileza e, sobretudo, firmeza. Eu não fazia ideia que ela tinha existido dessa maneira", revela Mariana Ximenes, que interpretará a nobre.

Ela se tornará não só a grande paixão de dom Pedro 2º, em um romance que demorou anos para ser descoberto pelos estudiosos, como também vai ser fundamental para os protagonistas jovens da produção --Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes).

A condessa abrirá a porta de seu engenho para o casal, que enfrentará não só o racismo institucionalizado na sociedade brasileira da época para ficar juntos. A filha de Eudoro (José Dumont) também quebrará paradigmas ao realizar o sonho de se tornar a primeira médica do país.

"A trama traz elementos históricos de uma maneira muito inteligente, porque nos leva a questionar o que a gente vive hoje em dia. Até hoje, nós, mulheres, quando não somos silenciadas, pagamos um preço muito alto para sermos ouvidas", pondera Gabriela.


Os capítulos de Nos Tempos do Imperador são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 26/10 a 6/11

Terça, 26/10 (Capítulo 68)
Zayla ameaça Samuel para Pilar. Cândida desconfia de Zayla. Dolores conforta Nélio pela suposta morte de seu pai, e Eudoro nota o carinho do rapaz por sua filha. Pilar se esconde de Samuel. Pedro conversa com ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Mitomaníaco, sem noção ou exibido? 5 vezes que Gui Araujo falou demais em A FazendaDe vendedor de pastéis a diretor de cinema: Por onde anda o elenco de Malhação 2008?Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novela

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas