Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

AJUSTES

Alvo de críticas, Nos Tempos do Imperador regrava cenas com princesa Isabel

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Isabel (Giulia Gayoso) posa em pé na sala da família imperial na Quinta da Boa Vista em cena de Nos Tempos do Imperador

Giulia Gayoso como princesa Isabel; cenas deverão ser regravadas em Nos Tempos do Imperador

REDAÇÃO

[email protected]

Publicado em 17/9/2021 - 7h31

Nos Tempos do Imperador teve seus capítulos revistos e precisará regravar algumas cenas. Sequências com a história da princesa Isabel (Giulia Gayoso), responsável por assinar a Lei Áurea em 1888, deverão ser feitas novamente com ajustes. A novela das seis tem sido alvo de duras críticas por parte de historiadores, ativistas negros e público.

A revisão e regravação dos capítulos acontece após a entrada do escritor Nei Lopes, pesquisador da cultura afro-brasileira, na equipe para dar uma consultoria ao folhetim dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, de acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Um dos problemas apontados pelos telespectadores em relação à novela é dar protagonismo e postura benevolente à monarquia de dom Pedro 2º (Selton Mello) e aos personagens brancos na luta abolicionista. Houve, por exemplo, uma sequência em que Luísa (Mariana Ximenes) fez com que Isabel prometesse libertar os escravos quando estiver no poder.

Por conta das críticas e da baixa audiência da trama, a Globo também recorrerá a um grupo de discussão com telespectadores para tentar entender o que está e o que não está funcionando na novela.

Nos Tempos do Imperador já está quase toda gravada, mas, assim como acontecerá em Um Lugar ao Sol, o elenco fará diferentes opções de finais. Ou seja, as opiniões do público poderão influenciar diretamente nos desfechos escolhidos para cada personagem. As gravações do elenco de Nos Tempos do Imperador em estúdio estão previstas para chegarem ao fim em 21 de outubro. 

Autora pede desculpa por erro

No mês passado, Thereza Falcão se desculpou pela cena em que Jorge/Samuel (Michel Gomes) sugeriu que Pilar (Gabriela Medvedovski) sofreu "racismo reverso" na novela das seis da Globo. 

No capítulo exibido em 21 de agosto, dom Olu (Rogério Brito) rejeitou receber a aspirante a médica como moradora na Pequena África --espaço de resistência de negros livres e fugidos que precisam de proteção e abrigo. A atitude do rei da região gerou revolta em Samuel, ex-escravo e namorado da jovem.

"Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?", alegou o rapaz na cena, que rapidamente recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. 

Diante da repercussão, a autora admitiu o erro e se posicionou: "Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019".

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#74 - José Alfredo toma decisão de emergência em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 15 a 30 de outubro

Sexta, 15/10 (Capítulo 59)
Samuel e Pilar reatam seu romance. Pedro se irrita ao deduzir que Luísa não irá a seu encontro. Pilar se surpreende quando Samuel afirma que foi Borges quem atirou contra ela. Teresa ouve quando Pedro e ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou da escolha de Tadeu Schmidt para o BBB22?

Web Stories

+
Após derrota em eleição, Victor Pecoraro perde mais uma votação e deixa A Fazenda 13Deixaram saudade: Conheça cinco atores de O Clone que já morreramEsqueceram de Mim ganha novo filme no Disney+; veja como está o elenco originalTadeu Schmidt no BBB22: Conheça a carreira do apresentador na GloboRenascer no Globoplay: Saiba por onde anda o elenco da novela 28 anos depois

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas