Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMOR VERDADEIRO

Nos Tempos do Imperador: Luísa prova que é a alma gêmea de Pedro na hora da morte

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Selton Mello como Pedro à esquerda e Mariana Ximenes como Luísa à direita em cena de Nos Tempos do Imperador

Pedro (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes) em Nos Tempos do Imperador: junto até na morte

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2021 - 18h07

Após arder em febre e até sonhar com o filho Dominique (Guilherme Cabral), Luísa (Mariana Ximenes) vai superar o cólera em Nos Tempos do Imperador. Na vida real, a condessa que inspirou a novela das seis da Globo teve vida longa e manteve o romance com dom Pedro 2º (1825-1891) por 34 anos --como alma gêmea, os amantes não conseguiram viver um sem o outro.

A epidemia que tem tirado o sono de Pilar (Gabriela Medvedovski) realmente existiu, porém não há qualquer registro de que a aristocrata tenha se contaminado com o vibrião colérico. O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão atualmente está em meados de 1865 e, a essa altura, a aristocrata já tinha até deixado o Brasil rumo à Europa.

Ao contrário da ficção, Luísa deixou o país logo depois do casamento das princesas Isabel (1846-1921) e Leopoldina (1847-1871), dando por cumprida a sua missão como preceptora. A rejeição de Dominique foi um recurso encontrado pelos autores para fazer uma licença poética e manter a personagem de Mariana Ximenes em território nacional.

A distância, diga-se de passagem, não foi capaz de fazer o Pedro de carne e osso esquecer a amante. Além da troca de cartas, ele ainda deixou o país sob os cuidados da filha mais velha para se encontrar com a fidalga no "velho mundo" em 1870 e  em 1887.

Ele esperou até a morte de Teresa Cristina (1822-1889) para poder viver o seu amor com Luísa. Na época, os militares já haviam tomado o poder e proclamado a República, obrigando a família imperial a se exilar em Paris.

A atriz Mariana Ximenes está em uma cama, com olheiras e aparência péssima, com a roupa manchada de sangue, como a Luísa em cena de Nos Tempos do Imperador

Luísa (Mariana Ximenes) na novela das seis 

Como a condessa de Barral morreu?

Pedro, que é interpretado por Selton Mello na produção de época, aproveitou a viuvez para se relacionar com outras mulheres, como a condessa de Villeneuve, a madame de La Tour e Eponina Octaviano. Ele, no entanto, nunca deixou de amar Luísa e definhou aos poucos depois de vê-la morrer com pneumonia em janeiro de 1891.

O imperador viveu até dezembro daquele ano, já sem um país para governar, Teresa Cristina e até mesmo Leopoldina, que teve uma morte precoce e chocante. Ele já estava bastante debilitado pela diabetes e não resistiu à mesma doença que vitimou a condessa de Barral.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#84 - O que aconteceu com Alex em Verdades Secretas 2?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.