Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COVID OU CÓLERA?

Na pior, Nos Tempos do Imperador aborda a pandemia e testa a paciência do público

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gabriela Medvedovski com um vestido branco, segura uma maleta de médica, como a Pilar em cena de Nos Tempos do Imperador

Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do Imperador: médica se tornará heroína diante do cólera

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 26/11/2021 - 6h35

Com dificuldades em emplacar na audiência, Nos Tempos do Imperador ainda tem pela frente uma prova de fogo ao abordar uma pandemia. A novela das seis vai ignorar o cansaço do público com a crise sanitária ao colocar Pilar (Gabriela Medvedovski) para enfrentar um surto de cólera. A doença fará às vezes de Covid-19 para alfinetar os negacionistas e, mais uma vez, o governo de Jair Bolsonaro.

Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, deve-se ressaltar, deram um tiro no escuro para falar sobre o coronavírus no folhetim de época. Eles entregaram todos os 155 capítulos antes mesmo da estreia em agosto e só puderam mexer no imprescindível --a exemplo das cenas de Isabel (Giulia Gayoso), regravadas após críticas de historiadores e ativistas negros.

Eles, no entanto, ignoraram que a estratégia de Amor de Mãe (2019) de levar a Covid-19 para dentro da história na segunda temporada não deu certo. Afinal, o telespectador que, no início do ano, já não aguentava ver as notícias de jornal se repetirem na ficção está ainda mais cansado e alheio ao tema agora.

Por outro lado, um dos trunfos dos escritores é que a realidade não será transposta a ferro e fogo, mas a partir das semelhanças entre o Sars-Cov-2 e o vibrião colérico. A pandemia que Pilar enfrentará é distante, finita e já solucionada, o que permite adicionar até um pouco de aventura à narrativa, como em Novo Mundo (2017).

A passagem, obviamente, tem um fundo de verdade, já que o século 19 realmente viu uma pandemia de cólera entre 1846-1860. Estima-se que até 1864, ano em que começa a guerra contra o Paraguai, a enfermidade tenha matado milhares de pessoas no Reino Unido e mais de 1 milhão só na Rússia.

A atriz Gabriela Medvedovski caracterizada como a Pilar, em um leito de hospital, em cena de Nos Tempos do Imperador

Pilar (Gabriela Medvedovski) na novela das seis

Pilar contra o cólera

Pilar vai se tornar a voz da razão assim que identificar o primeiro paciente com cólera no Rio de Janeiro, em cenas que serão exibidas na próxima sexta (3). A trama aproveitará alfinetar os negacionistas, já que a médica não será levada a sério ao recomendar que irmã Clarice (atriz não divulgada) cumpra o tão famoso distanciamento social.

"A senhora pode estar com cólera. Ela vai ficar isolada. Isso vai diminuir o risco de transmitir para outros pacientes", pontuará a profissional de saúde. "Isolada? Não é muito exagero? Eu não posso ficar no convento?", reclamará a paciente.

"Todo cuidado é pouco. E a senhora, madre Zoé [Flávia Guedes], não deve ter contato com ninguém, pois pode ter se contaminado também", insistirá a jovem. "Mas eu estou bem", devolverá a religiosa.

"Essa doença é muito grave! A senhora vai ficar afastada daqui pelo menos até eu confirmar se o que a irmã Clarice tem é ou não é cólera", baterá o pé a protagonista interpretada por Gabriela Medvedovski.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.