MARIANA XIMENES
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Luísa (Mariana Ximenes) em Nos Tempos do Imperador; condessa de Barral vive crise de consciência
Mariana Ximenes alerta que a paixão proibida por Pedro 2º (Selton Mello) vai custar inúmeras noites em claro para Luísa em Nos Tempos do Imperador. Afinal, a condessa de Barral enfrentará uma crise de consciência ao se aproximar do soberano por respeitar e reverenciar Teresa Cristina (Letícia Sabatella) --uma postura bem diferente da odiada Domitila (Agatha Moreira) em Novo Mundo (2017).
A nobre chegará ao palácio nas cenas que serão exibidas nesta quarta (11) para cuidar da educação das princesas, mas despertará mesmo o interesse do monarca. "Eles vivem um romance bem contraditório, porque ela tem princípios e sofre por ter muito respeito pela figura da imperatriz", pontua a atriz ao Notícias da TV.
O personagem de Selton Mello, inclusive, revelará um comportamento bem distinto em relação ao pai, Pedro 1º (Caio Castro), no folhetim anterior de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Ele viverá o romance às escondidas e longe das más línguas, até para preservar a imagem de Teresa Cristina junto à população.
Luísa também não terá os delírios de Domitila, que fazia questão de esfregar o seu caso com o príncipe na cara de Leopoldina (Letícia Colin) e conspirar para tomar o seu lugar no trono. "Eles, ao contrário, até vão tentar resistir, mas no fim vão ceder a uma paixão que se mostrará avassaladora e incontrolável", adianta a intérprete.
O romance foi tão discreto que os historiadores demoraram quase um século para encontrar as cartas de amor enviadas por Pedro e sua amante. "Eu descobri uma mulher ética e íntegra, que se colocava no mundo de uma forma muito bonita. Era delicada, gentil, mas tinha sobretudo firmeza", elogia Mariana.
Luísa e Pedro em Nos Tempos do Imperador
Luísa, aliás, precisou de pulso firme para lidar com os coronéis Eudoro (José Dumont) e Ambrósio (Roberto Bomfim) no enterro de seu pai nos primeiros capítulos. Eles querem comprar a sua fazenda a qualquer custo, principalmente porque a nobre acolhe pessoas negras que fugiram da escravidão e dos maus-tratos nas propriedades vizinhas.
"Eu não fazia ideia de que ela se colocava dessa maneira, só sabia que era uma mulher abertamente abolicionista, tanto que instaurou a Lei do Ventre Livre em suas terras. As crianças que ali nasciam eram [automaticamente] libertas", acrescenta Mariana.
A condessa, no entanto, passará longe da imagem de "redentora", da pessoa que vai ensinar as pessoas negras a fazerem a sua luta contra o racismo. Ela contará com a ajuda de Justina (Cinara Leal) para discutir e aprender junto com o público sobre o tema.
"A Luísa tem essa grande mulher ao seu lado, e eu ganhei uma amiga para toda a vida também. A Cinara é uma atriz divina, maravilhosa, que me ensina muito sobre como nós temos que nos colocar diante da negritude", arremata a intérprete.
Você pode ouvir mais sobre Nos Tempos do Imperador e todas as novelas no ar pelo link abaixo, no 69º episódio do podcast Noveleiros, do Notícias da TV. Também disponível no Spotify, no Deezer, na Apple Podcasts e no Google Podcasts.
Ouça "#69 - Tudo sobre Nos Tempos do Imperador, nova novela das seis!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.