Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ATÉ CANSAR

Amor de Mãe fica no ar até maio de 2022: Globo gravou novelas inéditas nos cenários

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Regina Casé olha para cima e corre em via debaixo de viaduto que foi um dos principais cenários da novela Amor de Mãe, da Globo

Regina Casé em cena como Lurdes em Amor de Mãe (2019): viaduto do folhetim permanece no ar

MÁRCIA PEREIRA e GUILHERME MACHADO

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 26/11/2021 - 6h20

Amor de Mãe (2019) saiu do ar em abril deste ano, mas sete meses depois está de volta à programação da Globo --e para ficar. Os cenários da novela foram reutilizados pelas duas tramas que estrearam neste mês: Quanto Mais Vida, Melhor! e Um Lugar ao Sol. A emissora não construiu novas cidades cenográficas devido à pandemia da Covid-19, nem tem como mudar a ambientação dos folhetins inéditos, porque eles estão totalmente gravados.

Portanto, a sensação que o telespectador sente de déjà-vu ao assistir às novelas novas vai se manter até 13 de maio, quando a trama das sete chegará ao fim após a exibição dos seus 161 capítulos.

O Notícias da TV apurou que os diretores de Quanto Mais Vida, Melhor! e Um Lugar ao Sol tiveram de compartilhar os ambientes que serviram de cenário para a saga de dona Lurdes (Regina Casé).

Dessa forma, a novela de Manuela Dias se perpetuará na grade da emissora durante quatro anos --mesmo que seja só na ambientação de algumas cenas inéditas. Amor de Mãe estreou em novembro de 2019, ficou no ar até março de 2020, foi interrompida por causa da pandemia e voltou para apresentar o desfecho da história em março de 2021.

Nas redes sociais, o viaduto onde Lurdes conheceu Thelma (Adriana Esteves) foi o cenário mais reconhecido pelo público. Os noveleiros logo notaram a presença da construção em cenas de Um Lugar ao Sol, quando Lara (Andréia Horta) avistou Christian/Renato (Cauã Reymond), e em Quanto Mais Vida, Melhor!, quando Antônio (Matheus Abreu) pegou carona em um ônibus a bordo de seu skate.

Não é só o viaduto

O hábito de repetir cenários não é novo, apesar de estar mais evidente neste momento. Antes da pandemia, a emissora já reciclava locações para novelas, mudando pequenos detalhes nos cenários, como fachadas e cores de paredes. Um Lugar ao Sol, por exemplo, já usou quartos e até mesmo casas inteiras de Amor de Mãe.

A novela das nove também manteve um bonde que já havia sido utilizado em Éramos Seis (2019), trama de época. Enquanto isso, o folhetim protagonizado por Gloria Pires foi gravado na mesma cidade cenográfica de O Sétimo Guardião (2018). 

A trama de Lícia Manzo também aproveitou um cenário de Salve-Se Quem Puder (2020), uma vez que Christian (Cauã Reymond) e Maria Fernanda (Fernanda Nobre) apareceram em um almoço na mesma locação do Empório Delícia --centro comercial da saga escrita por Daniel Ortiz exibida neste ano.

A líder de audiência na TV aberta retomou as gravações de Um Lugar ao Sol em novembro do ano passado e do folhetim de Mauro Wilson em janeiro deste ano. No entanto, as produções evitaram realizar gravações externas e adotaram uma série de protocolos de segurança para os trabalhos nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, tendo que dar um "jeitinho" com os cenários que já tinham em mãos.

Em março deste ano, as gravações foram paralisadas durante mais de um mês por causa do agravamento da segunda onda da crise sanitária no país. Somente em junho é que os atores puderam rodar sequências nas ruas reais da Cidade Maravilhosa. 

Procurada para comentar a falta de novas cidades cenográficas para as atuais novela, a Globo informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que os protocolos adotados por causa da pandemia levaram as produções a otimizarem "os espaços das cidades cenográficas, que já existiam nos Estúdios Globo". Ao mesmo tempo, a emissora também frisou que a prática de reaproveitar sets não é nova.

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

"Por conta do protocolo que viabilizou as gravações em segurança para todas as equipes durante todo esse período de pandemia, as produções que foram gravadas nos últimos meses otimizaram os espaços das cidades cenográficas, que já existiam nos Estúdios Globo, para construir novos sets cenográficos que possibilitassem contar cada uma das novas histórias. De todo modo, esse conceito de reaproveitamento e adaptações de set em cidades cenográficas já existentes não é uma novidade em nossas produções."


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.